Galícia Educação

Transição de carreira: como planejar e quais cursos fazer

Transição de carreira

Está se sentindo desmotivado em sua função atual, ou tem interesse em trabalhar em uma área nova? Se sim, a transição de carreira pode ser necessária para você. 

A transição de carreira é o processo no qual alguém que já está no mercado de trabalho decide mudar o seu foco e busca atuar em outra ocupação. 

Para ajudar quem está pensando em iniciar uma transição na vida profissional, preparamos esse artigo, com várias dicas para planejar e executar essa transformação. Acompanhe o texto e confira!

Por que fazer uma transição de carreira?

Geralmente, esse desejo é ocasionado por alguma insatisfação no emprego. É mais comum entre as gerações jovens, segundo a pesquisa Re:Trabalho de 2020, já que os trabalhadores com menos idade são mais dispostos a viver coisas novas e têm menos apego à estabilidade. 

Algumas razões para a transição de carreira são:

  • Poucas oportunidades na área;
  • Busca por mais qualidade de vida:
  • Insatisfação com o salário, com os benefícios ou com a rotina;
  • Interesse em outros ramos.

Como escolher uma nova carreira profissional?

Assim como a motivação para a transição de carreira depende das necessidades do trabalhador, a nova função também varia. É preciso identificar exatamente quais são os problemas com a ocupação atual, e buscar uma área que resolva ao menos algumas dessas questões. 

Se, por exemplo, o profissional está cansado de ter que se deslocar até o trabalho todos os dias, deve buscar uma carreira que permita o home office. Quando o problema é desinteresse com as tarefas diárias, o ideal é experimentar algo diferente e que tenha relação com seus hobbies. 

Passo a passo para a transição de carreira: saiba por onde começar

Veja o passo a passo para iniciar essa iniciativa importante para a sua vida profissional:

  1. Pesquise sobre o ramo que deseja
    Procure conhecer sobre o mercado da função que você quer ocupar. Converse com pessoas que trabalham nessa área, assista vídeos e escute podcasts sobre o assunto, e veja quais são os requisitos solicitados nas vagas de emprego.
  2. Planeje-se financeiramente
    Toda mudança de carreira pode trazer riscos financeiros. Ao iniciar em uma nova profissão, talvez o seu salário seja baixo. Por isso, tenha uma reserva financeira para garantir o seu sustento, cortando gastos para conseguir guardar recursos e investir em formações.
     
  3. Faça capacitações
    Procure cursos que ensinam habilidades e conhecimentos necessários para a ocupação que você quer realizar. Talvez seja preciso fazer uma nova graduação, mas, em alguns casos, uma pós ou MBA já são suficientes e agregam muito.
  4. Participe de processos seletivos
    Após completar os outros passos, é hora de adentrar esse novo segmento. Procure por vagas que não requeiram muita experiência em funções específicas e faça bom uso do seu network, para encontrar posições que sejam relevantes para você. 

Saiba mais sobre planejamento de carreira nesse episódio do nosso podcast. 

Conheça os nossos MBAs!

Aqui, na Galícia Educação, temos várias opções de MBAs, com diversos focos, que são ideais para quem busca mudar de foco e aprender sobre uma nova área. Confira alguns:

MBAs em Gestão

MBA em Finanças 

MBAs em Marketing

MBAs em Negócios

Prepare-se para a sua transição de carreira de forma única!

Além de todas essas opções, oferecemos uma oportunidade exclusiva para você se capacitar de acordo com a área em que deseja seguir: o MBA Personalizado

Seja o protagonista da sua carreira, criando o curso com os módulos que mais interessam para o seu desenvolvimento. Conheça e se inscreva. 

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados