Planejamento de Investimentos: Potencialize seu Coaching

Artigo sobre Coaching

Como utilizar o planejamento de investimentos no Coaching

Introdução

O Coaching é uma metodologia que tem como objetivo auxiliar pessoas a atingirem seus objetivos pessoais e profissionais de forma mais rápida e eficiente. Através de técnicas, ferramentas e estratégias, o Coaching proporciona um processo de autoconhecimento e desenvolvimento contínuo, levando o indivíduo a alcançar seu potencial máximo.

Um dos principais aspectos do Coaching é o planejamento. Assim como no mundo dos investimentos, um bom planejamento é essencial para o sucesso na vida pessoal e profissional. E, assim como no mercado financeiro, é preciso ter uma estratégia, definir metas e objetivos claros e saber lidar com riscos e imprevistos.

O planejamento de investimentos no Coaching

Muitas vezes, tratamos as férias como um tempo livre fora de nossas vidas normais. Quando estamos viajando, nos sentimos livres para ignorar finanças, horários e até mesmo a dieta recomendada pelo médico. Afinal, viajar é sinônimo de diversão, relaxamento, delícias gastronômicas e enriquecimento.

No entanto, a melhor maneira de garantir que sua viagem seja perfeita é planejar com antecedência, assim como fazemos com nossos investimentos. Por isso, vamos mostrar como utilizar o planejamento de investimentos no Coaching para obter mais proveito do seu tempo longe.

Planejamento de investimento 1: transferências automáticas

É muito comum querermos viajar mais do que realmente podemos. Enquanto questões logísticas, tempo e responsabilidades familiares contribuem para a falta de carimbos em nossos passaportes, a falta de dinheiro é um grande obstáculo para viagens. De acordo com o relatório State of Travel 2024 da Going, 25% dos entrevistados citaram o dinheiro como o maior obstáculo para viajar.

Da mesma forma, muitas vezes tentamos economizar dinheiro para viajar apenas após pagar todas as nossas contas. Isso é semelhante ao comportamento de 41% dos americanos que têm acesso a um plano 401(k), mas não contribuem para ele. Eles podem estar tentando guardar dinheiro depois que todas as suas contas são pagas.

Por isso, é inteligente configurar transferências automáticas, mesmo que você não tenha planos específicos de viagem ou aposentadoria. Assim como uma contribuição automática para seu 401(k) a cada salário aumentará lentamente sua poupança, uma transferência automática de dinheiro para uma conta de poupança de viagem ajudará você a pagar a incrível viagem que ainda nem considerou.

Mesmo que você não possa contribuir muito para sua aposentadoria ou fundo de viagem, é possível configurar transferências automáticas de uma quantia que você não sentirá falta, não importa o quão pequena seja. Um valor tão baixo quanto $20 por salário se acumulará ao longo do tempo.

Planejamento de investimento 2: deixe margem de manobra em sua agenda

Quando eu tinha 20 anos, sempre marcava o voo mais tarde possível para voltar de uma viagem, mesmo que eu tivesse trabalho ou escola no dia seguinte (ou até mesmo no mesmo dia, em algumas ocasiões memoráveis). Essa estratégia de viagem era uma tentativa de maximizar meu tempo de férias e baseada na (muito errada) suposição de que tudo estaria no horário.

Isso é semelhante a definir a data de aposentadoria com pedra. As coisas funcionam bem se tudo correr conforme o esperado, mas voos cancelados e quedas no mercado têm o hábito desagradável de aparecer no pior momento possível.

Você sempre se beneficiará se planejar um pouco de caos quando se trata de horários de viagem e aposentadoria. Montar um itinerário de férias e uma transição para a aposentadoria que depende de tudo funcionar perfeitamente é receita para estresse e gastos excessivos. Certifique-se sempre de deixar um pouco de espaço para o inesperado e é muito menos provável que você fique preso trabalhando na aposentadoria ou, pior ainda, dormindo no chão do aeroporto de Denver.

Além disso, se você for como eu, muitas vezes acaba sentindo que precisa de uma mini-férias para se recuperar de uma viagem. Aprendi que agendar um dia ou dois extras entre o final das férias e o retorno ao trabalho mantém aquelas vibes de escapada.

Planejamento de investimento 3: calcule sua tolerância ao risco

Alguns viajantes estão felizes em abrir mão de qualquer tipo de seguro antes de voar para o exterior ou sair em uma viagem de carro por vários estados. Eles não sentem a necessidade de adicionar o seguro do carro alugado, proteger-se contra um cancelamento de viagem imprevisto ou ter uma apólice em vigor caso fiquem doentes enquanto estiverem longe de casa. Esses viajantes voam perto do sol e planejam arcar com as perdas que possam resultar.

No entanto, o seguro de viagem é o tipo de política que sempre soa como um acréscimo, não importa o quão benéfico possa ser. Então, como você sabe se realmente precisa de seguro de viagem?

Felizmente, a estrutura de investimento para tolerância ao risco pode ajudá-lo a determinar suas necessidades de seguro de viagem. As seguintes perguntas podem ajudá-lo a descobrir sua tolerância ao risco de viagem, para que você possa decidir se precisa ou não de seguro para uma viagem futura:

  • Você ou um ente querido têm algum problema de saúde?
  • Alguma de suas outras políticas de seguro ou cartões de crédito cobre riscos de viagem?
  • Há algum risco que possa afetar seu destino?
  • Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto na Wikipedia. Busca uma formação contínua em Coaching com metodologia comprovada e com cursos de certificação e pós-graduações voltadas à prática? Conheça a Escola de Coaching da Galícia Educação.

    Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolas da Galícia Educação