Galícia Educação
Gift Store

Como planejar sua aposentadoria utilizando a renda futura

planejamento de aposentadoria

Muitas pessoas deixam para pensar em aposentadoria apenas quando precisam dela. Mas qual seria a hora certa para pensar sobre isso? Há uma idade certa? No fim da carreira? No começo? Ou a qualquer momento?

Planejamento de Aposentadoria: O que é renda futura e qual a sua importância

Uma coisa é certa: a aposentadoria deve ser planejada, e vamos explicar como fazer isso usando a renda futura. Pensar a longo prazo é importante porque reflete diretamente nas decisões que são tomadas em nossas vidas.

Um dos principais benefícios em fazer um planejamento de aposentadoria é a agilidade com que tudo vai acontecer quando chegar a tão esperada hora. Um bom planejamento minimiza erros e te torna menos dependente do sistema previdenciário.

O processo é muito burocrático, complexo e existem muitas regras que envolvem a aposentadoria, e exatamente por isso, duvide sempre de qualquer “fórmula milagrosa” que possa surgir. Não há atalho! Porém, existem outras possibilidades.

Uma dessas possibilidades é a renda futura. Nunca ouviu falar sobre? Caso não, fique tranquilo, isso é muito mais comum do que se imagina. Mas vamos lá, a renda futura é um serviço indicado para quem ainda vai demorar um pouco para se aposentar.

Normalmente, é indicado para quem está na casa dos 30/35 anos. Vai ser feita uma projeção, para que a pessoa se organize e já comece a fazer os recolhimentos a fim de obter um benefício de aposentadoria com valor maior.

Não temos como prever o dia de amanhã, por isso é tão importante planejar. Em resumo, o planejamento de aposentadoria é um serviço que vai preparar a “pré-aposentadoria”, que vai garantir um processo mais rápido e, o melhor, recebendo o melhor valor de benefício possível. 

Planejamento de Aposentadoria X Planejamento Previdenciário

Sim, você leu certo. Planejamento de aposentadoria e planejamento previdenciário não são a mesma coisa. Isso acontece porque “previdência” já nos leva a pensar em aposentadoria. Vamos juntos desvendar essas diferenças!

Começando pelo planejamento previdenciário. Ele nada mais é do que um documento, mas seu teor é a grande sacada. 

Esse documento vai te informar qual vai ser o melhor momento para requerer o benefício. Mas, para isso, um profissional vai analisar toda a sua vida, atentando-se a cada peculiaridade, sempre em busca do melhor benefício. 

Agora, o planejamento de aposentadoria é um serviço. É muito importante deixar claro que não são atalhos, é um serviço especializado, que conhece muito bem as regras e, principalmente, como aplicá-las.  

Hoje já existem cursos de certificação de planejamento de aposentadoria. Na Galícia Educação, por exemplo, o profissional entende todos os conceitos e regimes de previdência. 

Documentos necessário para a aposentadoria 

Antes de listarmos os documentos, vamos esclarecer que existem diversos tipos de aposentadoria e em cada uma deles há diferentes condições. Então o primeiro passo é identificar qual o tipo de aposentadoria.

Mas em qualquer tipo é necessário reunir alguns (muitos!) documentos. Além dos documentos pessoais, são necessários também os que comprovem vínculo trabalhista.

São eles:

  • RG, CPF e Comprovante de residência 
  • Carteira de trabalho
  • Carnê de contribuição (caso seja o segurado quem realiza os pagamentos diretamente ao INSS)
  • PIS/Pasep (programas de integração entre o trabalhador e o governo)
  • Certidão de tempo de contribuição

Caso sejam tipos específicos de aposentadoria, como, por exemplo, aposentadoria para pessoa com deficiência ou aposentadoria para trabalhador rural, são solicitados alguns outros documentos, como:

  • Receituários, exames e laudos médicos
  • Formulários (trabalhador rural ou pescador artesanal)
  • Documentação Rural (declaração de IR, notas fiscais, documentos de cooperativa, entre outros)
  • PPP (perfil profissiográfico previdenciário)
  • Contratos de serviços
  • Provas de vínculo ou cópia de processo trabalhista

Ficou na dúvida e quer saber simular sua aposentadoria? Clique aqui e faça sua simulação! 

Principais benefícios de uma velhice bem remunerada e segura 

Existem algumas questões que caímos no erro de pensar apenas quando a idade chega. “E agora? Preparei-me o suficiente? Guardei dinheiro o bastante para manter meu estilo de vida?”

Para que essas questões não fiquem sem resposta, ou melhor, para que não precisem ser feitas, é importante investir no planejamento de aposentadoria. Ele oferece muitas vantagens, veja a seguir.

1. Independência financeira –  viver sem depender de algo ou alguém.

2.Liberdade financeira – ter autonomia e total controle do seu dinheiro.

E perceba, listamos apenas dois tópicos. Mas não eram “muitas vantagens”? Sim,  e são mesmo. Ter independência e liberdade financeira, ainda mais quando chegar a hora de se aposentar, tem nome: qualidade de vida!

Ser capaz de proporcionar a si qualidade de vida na velhice é o mesmo que viver tranquilamente. Ter onde morar, boletos pagos, convênio médico e todo o conforto possível.

Tudo o que você precisa saber sobre planejamento de aposentadoria 

A importância de ter um planejamento de aposentadoria aumenta cada dia mais. São reformas trabalhistas atrás de reformas, leis, regras e mudanças constantes. E aliando isso à instabilidade financeira em que nós vivemos, ela se torna essencial.

Um bom profissional que fará um planejamento de aposentadoria eficiente vai antecipar (ou melhor, evitar!) uma baita dor de cabeça! E isso porque ele busca sempre estar atualizado quanto às mudanças.

As reformas previdenciárias são constantes, e por isso vale muito a pena ir em busca desse profissional. Mas não sabe onde encontrá-lo – ou melhor, você deseja ser esse profissional?

A Galícia Educação, com a curadoria da economista Angela Nunes Assumpção, CFP®, coloca à disposição casos práticos, que farão a diferença na formação dos alunos. 

Nosso curso de Certificação Profissional em Planejamento da Aposentadoria conta com um conteúdo exclusivo e muito enriquecedor. Sempre alinhado às mudanças da previdência e também às melhores oportunidades do mercado. Saiba mais sobre ele aqui!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
B2B (Empresa para Empresa) – B2B (Business to Business)

B2B (Business to Business) refere-se a transações comerciais entre empresas, onde os produtos ou serviços são vendidos de uma empresa para outra. Este modelo de negócio é caracterizado por processos de venda mais complexos e ciclos de compra mais longos em comparação ao modelo B2C (Business to Consumer). As transações

Mais >>
Empregabilidade

A empregabilidade refere-se à capacidade de um indivíduo de obter, manter e, se necessário, mudar de emprego ao longo de sua carreira. Ela envolve um conjunto de habilidades, conhecimentos, atitudes e competências que tornam uma pessoa atraente para os empregadores. A empregabilidade é influenciada por fatores pessoais e contextuais, incluindo

Mais >>
Glossário do Direito
Ad Cautelam

Ad Cautelam é uma expressão latina que significa “por cautela” ou “por precaução”. No contexto jurídico, a expressão é utilizada para designar medidas tomadas de forma preventiva, visando resguardar direitos ou evitar possíveis prejuízos futuros. A adoção de medidas ad cautelam é uma prática comum em diversas áreas do direito,

Mais >>
Sucessão Familiar

A Sucessão Familiar refere-se à transferência de bens e direitos de uma pessoa falecida para seus descendentes, ascendentes ou colaterais próximos. Envolve a administração e divisão dos bens de acordo com as normas do direito sucessório, garantindo a continuidade do patrimônio familiar. Princípios da Sucessão Familiar Áreas da Sucessão Familiar

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um renomado especialista brasileiro em finanças pessoais, palestrante, escritor e consultor financeiro. Conhecido por suas abordagens práticas e acessíveis sobre como gerenciar