Quando nos deparamos com grandes e inesquecíveis campanhas de marketing, talvez não tenhamos ideia do que há por trás delas. Independentemente do tamanho da marca, quando uma campanha “dá certo”, pode ter certeza que ali existia algo muito importante: a Gestão de Marketing.
O que é gestão de marketing e qual a sua importância?
Toda ação de marketing precisa ter uma boa estratégia – e em tal estratégia estão definidos quais são os objetivos, processos, indicadores, metodologia e, principalmente, o planejamento.
Dessa forma, fazer marketing não é simplesmente divulgar um produto, é preciso planejar, estudar os públicos, pesquisar canais de divulgação e muito mais. Essa é uma área complexa e muito abrangente – e pede uma função que une todas as áreas de uma campanha, “amarrando” objetivos, planejamento e otimização. Ela é a Gestão de Marketing.
Os 3 pilares da Gestão de Marketing
Os pilares da gestão de marketing são: gestão de equipe, controle de operação e geração de resultados. Assim, eles são considerados pilares porque, se houver apenas um dos três, a estrutura da gestão não consegue parar em pé. Saiba mais sobre eles.
Gestão de equipe
Montar e gerir uma equipe é um dos pilares da Gestão de Marketing, porque é ela quem vai sustentar todas as estratégias traçadas nessa frente. Então, cada empresa provavelmente terá uma demanda diferente, mas, em geral, as equipes robustas de marketing incluem colaboradores com as seguintes habilidades:
- Conhecimento em redes sociais;
- Habilidade em Analytics e análise de dados;
- Conhecimento em SEO e otimização de sites;
- Redação e criação;
- Planejamento e estratégia;
- Conhecimento em mídia offline (se a empresa fizer esse trabalho);
- Entre outras.
Como é possível notar, a equipe deve contar com colaboradores que dominam tanto o marketing estratégico quanto o marketing operacional, transformando as estratégias em ações.
Além disso, as atividades de gestão de equipe também incluem a definição de responsabilidades e cronogramas, gestão do orçamento e definições de prioridades para cada área do marketing.
Controle de operação
Não basta ter uma equipe com estratégias e planejamentos bem definidos se, na prática, eles não se materializam.
Por isso, a gestão de marketing valoriza tanto o controle da operação, pois ele assegura a qualidade contínua na execução de todos os processos.
Gerar resultados
A busca por resultados cada vez melhores é parte das funções de um gestor de marketing. Estar sempre atento aos principais indicadores de uma campanha é essencial para que isso aconteça, mesmo que isso inclua envolvimento direto com as ações tomadas.
Importante: Em qualquer um dos pilares, é preciso ter um planejamento, no qual são definidos os objetivos, os principais indicadores e a mensuração de resultados. O desmembramento dos pilares ajuda a Gestão de Marketing a atingir os objetivos preestabelecidos.
Qual a função do gerente de marketing?
A Gestão de Marketing em uma empresa tem vários papéis e funções. Entre eles estão o branding; ações e campanhas; e estratégias de comunicação.
Vale deixar claro que o papel do gestor de marketing é bem diferente do gestor de vendas. Pois, as principais funções aqui incluem pesquisar e entender o mercado, analisar os dados, elaborar estratégias de marketing e acompanhar os resultados.
Benefícios da gestão de marketing
Alguns dos principais benefícios da Gestão de Marketing são a fidelização dos clientes, a melhoria na tomada de decisões, a redução de custos e o fortalecimento da marca. Tais benefícios mostram o quanto é importante criar ações eficientes de marketing.
Então vamos falar um pouco sobre cada um deles:
- Fidelização: faz com que o cliente continue escolhendo a sua marca entre tantas opções no mercado. Aqui, a Gestão de Marketing permite que você conheça melhor as necessidades do seu cliente, sendo capaz de suprir suas expectativas.
- Melhoria na tomada de decisões: identificação das principais dores e oportunidades para, a partir disso, direcionar os esforços da equipe e também recursos financeiros.
- Redução de custos: campanhas otimizadas, fidelização dos clientes e um marketing assertivo levam à redução de custos no cenário geral da empresa.
- Fortalecimento da marca: cria valor para a marca e evidência no mercado, fazendo a marca se destacar perante os concorrentes.
Seis coisas que a Gestão de Marketing pode fazer pela sua empresa e como colocá-la em prática:
Veja aqui seis práticas que a envolvem a Gestão de Marketing e alguns dos cenários em que ela pode contribuir na sua empresa:
- Conhecer o mercado e o público a fundo
Sempre se baseando na coleta e na análise de dados sobre o público-alvo, concorrentes e estratégias, as empresas se posicionam um passo à frente. Por exemplo: se o seu público está, em sua maioria, acessando seu site via smartphone e você não está oferecendo uma boa usabilidade no mobile, provavelmente as campanhas não darão tão certo. Tudo é questão de identificar o comportamento e se tornar mais assertivo.
- Fortalecimento da relação empresa X consumidores
O foco de uma boa Gestão de Marketing é o consumidor. Dessa forma, a empresa é capaz de satisfazer seus clientes por meio de uma comunicação mais eficaz e próxima com, por exemplo, uma boa gestão de redes sociais e SAC 2.0.
- Processos eficientes
A Gestão de Marketing organiza os processos e estratégias, e isso faz com que esforços e investimentos sejam poupados. Uma equipe organizada é sempre mais produtiva.
- Focar em resultados
Muitos likes e visualizações de nada adiantam se não forem convertidos no objetivo final da sua campanha. Por isso, a Gestão de Marketing tem um alinhamento muito claro com os objetivos da empresa.
- Equipe motivada
Bons gestores são capazes de manter a equipe motivada, principalmente se os objetivos em que os colaboradores estiverem colocando esforços forem claros. A organização e o alinhamento de expectativas e funções são essenciais para manter a equipe engajada.
- Insights
Olhar para os dados de marketing e para o mercado pode gerar insights para todas as áreas do negócio. Partindo do princípio de que a empresa já conhece seu público-alvo, o marketing pode auxiliar em maneiras diferentes a melhorar ainda mais a experiência do cliente.
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