Galícia Educação

Negócios para empreender: 8 ideias de onde e como investir

Negócios para empreender

Focar em negócios para empreender é uma forma de trabalhar e gerar renda que está sendo escolhida por muitos brasileiros. Segundo o Serviço Brasileiro de Apoio às Pequenas e Micro Empresas (Sebrae), o país tem mais de 52 milhões de empreendedores, com 3,9 milhões de novas micro e pequenas empresas formalizadas em 2021. 

Sabemos que essa é mais do que uma tendência passageira, pois ter o próprio empreendimento traz diversos benefícios. Então, você quer se tornar parte desse cenário de empreendedorismo e abrir a sua empresa? Pois acompanhe esse artigo e confira as nossas dicas para isso! 

O que é empreendedorismo?

Segundo o Sebrae, empreendedorismo é a habilidade de solucionar problemas, gerar oportunidades, criar soluções e investir na criação de ideias relevantes.

Quem faz isso é o empreendedor, que se dedica a desenvolver um negócio, agregando diferenciais ao mercado. Mas engana-se quem pensa que para abrir uma empresa é preciso ter uma grande estrutura física e equipamentos sofisticados. 

Pois já existem diversas oportunidades que não demandam muito investimento inicial e podem até mesmo ser feitas de forma online em sua própria casa, portanto, não há nenhum impedimento para se tornar um empreendedor. 

Quais são as vantagens dos negócios para empreender?

Ter o seu negócio traz muitos benefícios para os profissionais, como:

  • Mais flexibilidade

Assim, sendo o seu próprio chefe, você pode organizar a sua rotina como desejar, fazendo o melhor horário e escolhendo o que priorizar. 

  • Trabalhar com o que gosta

Empreendendo, você pode escolher uma área que lhe traz satisfação e em que você é bom, além disso agregando prazer e qualidade de vida ao trabalho. 

  • Organizar a gestão como quiser

Você pode escolher o direcionamento das suas ações e administrar o seu negócio da forma como preferir e que considerar melhor, com base em seus estudos e análises. 

  • Liberdade de criação

Quem tem um empreendimento pode, portanto, criar produtos e serviços inovadores a partir de suas próprias ideias. 

Estudo de mercado: o primeiro passo para começar a empreender

Sabendo de todas essas vantagens, é importante lembrar também que o processo de abrir uma empresa requer muito planejamento no entanto. E, a primeira etapa disso sempre deve ser o estudo de mercado. 

Com essa iniciativa, o empreendedor adquire informações importantes para criar estratégias eficazes, aumentando as chances de ser bem-sucedido. Ele deve envolver aspectos, como: 

  • Público-alvo: identificar o perfil de cliente desejado, as suas necessidades e comportamentos de compra. 
  • Concorrência: conhecer os concorrentes e seus pontos fracos e fortes. 
  • Possíveis riscos: avaliar as dificuldades que podem surgir no meio do caminho. 
  • Cenário econômico: entender como está a realidade do segmento, se está em alta e quais são as previsões financeiras. 

No artigo “Como Começar A Empreender: Um Guia Completo”, você pode ver mais sobre os primeiros passos para empreender. 

Como escolher o negócio ideal?

A sua escolha deve ser baseada nas suas habilidades e conhecimentos e na sua realidade. Ou seja, é preciso selecionar um ramo que esteja de acordo com o que você sabe e gosta de fazer e também que tenha espaço para se desenvolver na região desejada. 

8 ideias de negócios para empreender 

  1. Lojas para pets (físicas ou online)

Dentro desse segmento, existem várias possibilidades, como serviços de banho de tosa, venda de produtos para pets ou os dois. 

  1. E-commerces em geral

Você pode abrir o seu comércio online focando em um nicho de mercado específico, para facilitar o acesso a determinados produtos, ou até mesmo produzir os seus próprios itens e vendê-los na internet. 

  1. Produtos digitais

Aulas, e-books, aplicativos e muitos outros formatos são maneiras de vender o seu conteúdo de forma 100% digital, requerendo pouco investimento inicial. Leia mais no artigo “Produtos Digitais: Saiba Como Empreender No Universo Online”. 

  1. Cursos online

No que você é bom? A sua área de especialidade pode se tornar uma oportunidade de negócio, a partir de aulas gravadas ou ao vivo, que compartilhem os seus conhecimentos com pessoas que querem se desenvolver nesse aspecto. 

  1. Artesanato

Para muitas pessoas, o artesanato é um hobby que vira uma fonte de renda, e o mesmo pode acontecer com você. A venda de pinturas, bordados, artigos de decoração e outros tipos de peças pode trazer excelentes rendimentos. 

  1. Delivery de alimentos

Se você tem talento para cozinhar, abrir um negócio de delivery é uma boa maneira de usufruir da sua habilidade, também com baixo investimento.

  1. Especialista em marketing autônomo

Os profissionais de marketing estão sendo demandados não apenas em grandes organizações, mas também pelas pequenas empresas, que, muitas vezes, optam pelo serviço autônomo, ao invés de contratar colaboradores ou uma agência. Para quem tem experiência na área, é uma possibilidade lucrativa.

  1. Viagens personalizadas

Você pode se tornar uma espécie de agente de viagens, elaborando roteiros únicos, a partir dos desejos, do orçamento e da disponibilidade dos clientes. 

Desenvolva o seu negócio investindo em você!

Para que o seu empreendimento alcance sucesso, foque primeiro em você! Estando capacitado para ser um ótimo gestor, será mais fácil administrar tudo e criar estratégias assertivas.

Então, para isso, conheça os nossos MBAs online:

Saiba como liderar negócios de alta complexidade e tome as melhores decisões para criar companhias que se tornarão “unicórnios”. 

Torne a sua marca relevante no mercado, aprendendo a provocar disrupção, inovação e engajamento, com foco em marketing, vendas e soft skills.

Compartilhe:

Trackbacks/Pingbacks

  1. Modelos de Negócios para Startups: Como Criar e Gerenciar Negócios de Sucesso - […] estratégias para alcançar o sucesso em seus negócios, não deixe de conferir nosso artigo “Negócios para Empreender” . Lá…

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados