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Como começar a empreender: Um guia completo

como começar a empreender

Empreender envolve uma série de fatores e competências que vão transformar ideias em ação, fazendo um projeto inicial virar um negócio em pleno funcionamento.

A tarefa é séria e minuciosa, mas não precisa ser um bicho de sete cabeças. Com muita disposição, planejamento e os conhecimentos necessários, é possível começar um empreendimento do zero e, futuramente, colher os resultados de um trabalho bem executado.

Se você quer saber como começar a empreender, acompanhe o guia completo que a Galícia preparou para você!
 

Como começar a empreender do zero?

Existem algumas premissas básicas para quem deseja embarcar na jornada do empreendedorismo. Não basta ter “uma câmera na mão e uma ideia na cabeça”, como diria o cineasta Glauber Rocha. É preciso mais do que isso.

A inspiração e as ferramentas adequadas são fundamentais, claro, mas, para começar a empreender, é necessário muito planejamento, foco e empenho. Desde a concepção do negócio à execução do projeto, você precisará cumprir algumas etapas essenciais.

Quer descobrir o passo a passo para empreender do zero e com segurança? Confira a seguir!- Avalie o mercado e entenda se há demanda para os seus produtos ou serviços. A partir dessa análise, você será capaz de compreender as reais possibilidades para a sua empresa e executar um planejamento adequado.

– Ao estudar o mercado e a demanda, é importante conhecer bem o seu público. Mais do que saber se há possíveis consumidores, é necessário entender quem são eles, como se comportam na hora de comprar, quais seus gostos, hábitos, preferências e objeções, onde circulam, o que esperam de uma nova marca e demais informações relevantes que ajudarão a definir a(s) persona(s) do seu negócio e a colocá-la(s) no centro das suas estratégias.

– Mapeie a concorrência de forma minuciosa, descubra suas estratégias, seus pontos fracos e fortes, seus índices de performance e melhores práticas aplicadas ao negócio. Esta ação é fundamental para o empreendedor saber quais desafios e oportunidades  o aguardam.

– Saiba qual o diferencial do seu empreendimento. Mais do que produtos e serviços de qualidade, o que o seu negócio tem a oferecer? Qual o “ingrediente secreto” que fará o cliente escolher comprar na sua empresa? O que a difere das demais? Variedade, melhor custo-benefício, excelência nos atendimentos, valor agregado ou status, seja qual for o seu “item especial”, é preciso conhecê-lo e explorar esse elemento em suas estratégias.

– Faça um plano de negócios bem estruturado. Esse documento vai nortear todas as atividades do empreendimento, sendo essencial para começar a empreender com segurança e garantir as possibilidades de crescimento. Invista na elaboração detalhada de um planejamento financeiro e estratégico, determine o objetivo geral da empresa e estipule metas a curto, médio e longo prazos.

– Por fim, mas não menos importante: formalize o seu negócio. A abertura do CNPJ evita problemas fiscais e garante algumas vantagens para o empreendedor, como os licenciamentos necessários ao funcionamento da empresa. Informe-se sobre a categoria em que o empreendimento se enquadra é dê início aos trâmites legais e burocráticos. Para que seu negócio tenha escalabilidade, é preciso estar em conformidade com a legislação vigente, com situação regular diante das esferas federal, estadual e municipal.


Os principais segredos dos empreendedores famosos

Se você chegou até aqui para saber como começar a empreender, certamente também está buscando se inspirar em trajetórias de sucesso.

Então, conheça agora os segredos de quatro empreendedores excepcionais!

Dedicação e paixão para buscar a excelência

Steve Jobs dispensa apresentações. No famoso discurso proferido para os alunos de Stanford, em 2005, o cofundador da Apple disse: “(…) seu trabalho vai preencher uma grande parte da sua vida, e a única maneira de ficar realmente satisfeito é fazer o que você acredita ser um ótimo trabalho. E a única maneira de fazer um excelente trabalho é amar o que você faz”.

Foco em soluções

Luiza Helena Trajano, fundadora do Magazine Luiza, é reconhecida pelo sucesso estrondoso de seu negócio. Para ela, é fundamental ser orientado para solucionar problemas – e não apenas reclamar deles. Durante o evento Day 1, da Endeavor, Trajano afirmou: “(…) tem gente que só vê problema. Olha para o negócio e torce para não dar certo. Eu não falo mal das coisas, eu me sinto responsável por ajudar o Brasil. E pare de falar que lidar com pessoas é difícil. Arrume a solução”.

Clientes no centro do negócio

Para Bill Gates, o gigante da Microsoft, empreendedores precisam ter foco total nos clientes e aprender com os seus consumidores. Em sua obra A Empresa na Velocidade do Pensamento, Gates é categórico ao afirmar que “os clientes mais insatisfeitos são sua maior fonte de aprendizado”.

Capacitação contínua e muita ousadia

Marcio Kumruian, fundador da Netshoes, acredita que todo empreendedor deve investir em conhecimento. Para comandar o negócio com segurança, é necessário preparo e atualização constante, além de um excelente planejamento. Durante a 12.ª edição do evento CEO Summit 2013, Kumruian disse: “Ousadia e inconformismo fazem parte do nosso DNA. Se você está cumprindo o que planejou, o lucro é uma questão de tempo”.

Três dicas para começar a empreender

Para criar um empreendimento de sucesso é preciso fazer mais do que o básico e ir além do óbvio. Confira as nossas dicas para você se destacar nos negócios!

Use as redes sociais a seu favor

Invista na presença digital do seu negócio. Hoje em dia, para ter resultados significativos é fundamental estar conectado e é impensável que as empresas alcancem um bom número de público para seus produtos e serviços sem estar no ambiente virtual. Segundo dados do Statista, o Brasil está entre os países que mais utilizam as redes sociais, e contabiliza, aproximadamente, 159 milhões de pessoas acessando-as diariamente. Portanto, não é por acaso que reforçar a presença nessas plataformas se tornou indispensável para o sucesso de qualquer empresa. Com utilização intuitiva e acessíveis a todos os empreendedores, as redes sociais funcionam como uma grande vitrine online. Produza boas fotos, apresente informações objetivas sobre a empresa e seus produtos, crie conteúdo relevante e interaja genuinamente com os clientes. Além de aumentar a visibilidade da marca de forma orgânica, você ainda reforça a credibilidade da empresa, gera valor para o público e melhora a comunicação com seus clientes.

Faça networking

Uma das melhores formas de se preparar para começar a empreender é compartilhar ideias e aprender com outros empreendedores. Ao entrar em contato com profissionais que partilham dos seus anseios, você conhecerá suas experiências, suas lições, os obstáculos que enfrentaram e as estratégias que adotaram para driblar as adversidades. Portanto, estabeleça uma rede de contatos profissionais e crie contatos que ajudarão a trilhar um caminho profícuo.

Estude gestão

Seja qual for a sua área de atuação e o ramo do seu empreendimento, é recomendado que você busque orientação e conhecimentos fidedignos sobre como começar a empreender e dar prosseguimento aos negócios. Gerir uma empresa não é tarefa fácil, mas existem instituições qualificadas para ensinar tudo sobre gestão aos empreendedores. Invista na sua formação e mantenha-se sempre atualizado sobre os principais tópicos em contabilidade, finanças, operações, vendas e marketing.

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Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um renomado especialista brasileiro em finanças pessoais, palestrante, escritor e consultor financeiro. Conhecido por suas abordagens práticas e acessíveis sobre como gerenciar