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Millennials: Sua empresa está preparada para a nova geração?

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Cada época é marcada por diferentes acontecimentos sociais, culturais, políticos e econômicos que impactam além do contexto de vida, mas principalmente a visão de mundo, a forma de agir, pensar e se relacionar com outras gerações.

Essa perspectiva embasa a divisão por gerações. Com certeza você já ouviu falar sobre a geração X, Y (Millennials), Z, Baby Boomers, e Alpha. Mas você sabe quem faz parte de cada uma dessas gerações e por que?

Neste artigo vamos falar sobre os indivíduos que presenciaram a chegada de um novo milênio – a geração Y ou Millennials, e como a comunicação e a distribuição da informação impactaram no comportamento e expectativas de toda uma geração.

Mesmo sendo jovens ágeis, sonhadores e inteligentes, esses jovens não deixam de sofrer com algumas questões modernas. Filhos da geração X e netos dos baby boomers são descendentes de gerações criadas com a obsessão por estabilidade econômica, ensinados que possuir bens era o mais importante.

Millennials: sua empresa está preparada para a nova geração?

Segundo pesquisa do Itaú BBA, a geração Y representa 34% da população brasileira, e ocupa cerca de 50% de sua força de trabalho atual. O estudo ainda revela que até 2030, essa porcentagem pode chegar a até 70%.

São jovens adultos que entraram para o mercado de trabalho com outros propósitos. Porém, nem sempre! Ou seja, as empresas os enxergam como uma grande incógnita, e muitas vezes têm dificuldades em decifrar suas expectativas.

As empresas têm grande dificuldade em atrair e reter os talentos da geração Y.  Sendo mais questionadores e interessados, buscam por um ambiente de trabalho que tenha a ver com seus ideais.

Essa geração busca mais do que um bom salário – eles buscam um trabalho no qual possam se reconhecer; estar em um ambiente engajador que desperte a sensação de pertencimento.

Também querem fazer parte da cultura da empresa, mas, principalmente, ter voz ativa para expor suas ideias. Entender quais são as características da geração Y é fundamental para que as organizações consigam adaptar a  sua cultura e também a sua rotina.

O que são os Millennials e suas características

Os Millennials também são conhecidos como nativos digitais, nascidos entre a década de 80 e o início dos anos 2000. São acostumados com a tecnologia, impulsivos, multitarefas, competitivos, questionadores e almejam rápido crescimento profissional e financeiro.

On e Off –  a tecnologia faz parte do dia a dia dessa geração, praticamente todas as suas atividades passam por meio de uma tela. No entanto, os Millennials não nasceram na Era da Tecnologia – nascidos na época analógica, migraram para o mundo digital.

A geração Y é marcada pela facilidade em se adaptar a novos espaços, e a constante busca por ir além. Podemos dizer que são indivíduos que se adaptam rapidamente a novas rotinas e à cultura da empresa.

São pessoas que possuem um perfil comportamental mais ativo, curioso, inovador e criativo. Tais traços profissionais revelam muito mais do que flexibilidade e adaptabilidade: demonstram curiosidade em viver novas experiências e adquirir cada vez mais conhecimento.

O comportamento e as expectativas dessa nova geração

Essa nova geração mudou a forma de enxergar o trabalho e o consumo. Afinal, são conectados, questionadores, grandes consumidores e pensadores livres. Eles se dedicam ao máximo ao trabalho e aos estudos, e desejam colher frutos em forma de lazer, viagens, mas principalmente, nas relações.

As pessoas dessa geração buscam ressignificar as relações, adaptar regras e também qualidade de vida, que está relacionada a um equilíbrio saudável entre as demandas do trabalho com outras necessidades da vida.

Os millennials se importam e valorizam muito mais a saúde mental, emocional, atividades físicas e eventos pessoais em relação à geração anterior. Para eles, existem demandas que podem ser flexibilizadas pelas empresas, como por exemplo, horários flexíveis e o home office. 

Os desafios e oportunidades que os Millennials trazem para as empresas

Um dos maiores desafios das empresas ao lidar com uma geração tão conectada globalmente e com acesso ilimitado a qualquer tipo de informação e oportunidades, é gerar um ambiente de trabalho que engaje esses jovens trabalhadores.

A empresa precisa garantir condições favoráveis para que os Millennials tenham comprometimento com a missão da companhia. Muitos desses jovens chegam com o “pé na porta”, ocupando cargos importantes em pouquíssimo tempo de empresa. 

As oportunidades que essa geração traz para dentro das empresas são diversas, porque são colaboradores aficionados por tecnologia, capazes de realizar múltiplas funções. Além de engajados com a empresa, comunicativos, tem capacidade para se tornarem grandes líderes.

Diversidade e inclusão para o sucesso da empresa com a nova geração

Nos dias de hoje, ignorar a diversidade ou mesmo menosprezar um determinado grupo de pessoas, não é mais visto apenas como uma atitude obsoleta e antiética, isso também prejudica a imagem da empresa no mercado.

Os millennials sabem e valorizam gestões que abrangem a diversidade no ambiente de trabalho, sabem quais são os benefícios que isso traz para o clima organizacional da empresa.

Em um contexto corporativo, é necessário acolher a pluralidade de perfis sociais, culturais e comportamentais, envolvendo questões como: conceitos ideológicos, gênero, orientação sexual, raça, religião, estado civil, capacidade física, entre outros.

Quando se fala sobre diversidade e inclusão, é preciso entender que isso não significa que um determinado grupo deve ser priorizado – mas que não deve haver distinção entre os indivíduos, e todos devem ser respeitados acima de tudo.

A geração Y é preparada para realizar uma gestão empresarial flexível e bem-sucedida, liderando com eficiência e comprometimento. Priorizando o crescimento e desenvolvimento de todos os envolvidos. 

Os millennials priorizam a educação de qualidade e o estudo, e a Galícia Educação também! Nós oferecemos autonomia profissional para líderes em diversas áreas, como: finanças, marketing, vendas, liderança, tecnologia, advocacia e gestão.

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Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um renomado especialista brasileiro em finanças pessoais, palestrante, escritor e consultor financeiro. Conhecido por suas abordagens práticas e acessíveis sobre como gerenciar