Galícia Educação

Seja um Líder: Como influenciar minha equipe positivamente

como ser líder e influenciar pessoas

Independentemente da posição ocupada em uma organização, todos os colaboradores podem exercer uma influência positiva sobre os demais. Isso a partir de ações benéficas e impactantes para o ambiente corporativo.

Entretanto, quando pensamos em líderes e gestores, essa marcante característica se torna ainda mais relevante. Afinal, todos queremos ter pessoas inspiradoras ocupando posições de destaque e levando bons exemplos para times inteiros.

A capacidade de estimular o desenvolvimento e trazer à tona o melhor de cada indivíduo certamente é um atributo necessário para aqueles que desejam desempenhar cargos de liderança. 

Para realizar uma liderança influenciadora, é preciso ir além dos conhecimentos de gestão. Sabendo também enxergar o capital humano como um recurso precioso, valorizando e explorando as potencialidades, habilidades e competências de seus funcionários.

Quer saber mais? Confira os tópicos a seguir e descubra como ser líder e influenciar pessoas!

O poder de influência na empresa

Tal como as demais skills que desenvolvemos em nossa vida profissional, para compreender como ser líder e influenciar pessoas é preciso aprendizado e atualizações constantes. Afinal, o mundo está sempre mudando e os ambientes corporativos acompanham os cenários externos.

As lideranças têm papel fundamental na construção e disseminação dos padrões de conduta e propósitos das empresas, atuando de modo a orientar todo o capital humano para o desenvolvimento de suas habilidades e o alcance dos objetivos e metas da organização.

Assim, uma liderança influenciadora é capaz não apenas de garantir o alinhamento de toda a equipe à cultura organizacional, mas também de criar um ambiente harmônico e coeso, condizente com as diretrizes estratégicas da empresa, além de manter os colaboradores motivados, engajados em boas práticas e estrategicamente orientados a resultados.

Líderes devem estar qualificados para lidar com situações complexas, driblar obstáculos, superar adversidades e encarar as mudanças que ocorrem em tempo real na sociedade contemporânea. Mas, mais do que isso, devem estar prontos para exercer uma influência positiva sobre os demais.

Liderar para influenciar: construindo confiança

A construção de confiança entre gestores e seus colaboradores é um ponto fundamental para uma liderança influenciadora, sob a qual os times funcionem em harmonia, de maneira eficiente e aptos a alcançar os resultados almejados.

O conceito de Zona de Segurança, ou Safe Zone, é utilizado para definir os ambientes corporativos nos quais os indivíduos podem manifestar suas habilidades e desenvolver ao máximo suas melhores características.

Por se tratar de um espaço seguro para encarar desafios, assumir riscos e exercer a criatividade, os colaboradores entram em contato com seu potencial máximo e são incentivados a interagir de forma saudável e honesta, favorecendo o crescimento individual e coletivo.

Lideranças que adotam esse tipo de prática conquistam um desempenho de alta performance em seus times, uma vez que desenvolvem as capacidades profissionais dos funcionários e criam um relacionamento mais genuíno entre as equipes, baseado em confiança e pertencimento.

Como ser um líder que influencia positivamente a sua equipe

Com atualização constante sobre o mercado e sempre desenvolvendo competências específicas, os gestores são capazes de influenciar a motivação e o engajamento dos colaboradores, a comunicação interna, o clima organizacional e muitos outros fatores indispensáveis para a alta performance e a escalabilidade das empresas.

Então, se você está se perguntando como ser líder e influenciar pessoas, a Galícia tem uma excelente notícia para te dar.

Criado com o objetivo de orientar de maneira assertiva os líderes que precisam gerir pessoas resolvendo problemas de forma rápida e eficiente em ambientes de diferentes complexidades, o MBA em Gestão de Pessoas Liderança em novos tempos tem a curadoria de Fátima Motta e proporciona uma verdadeira imersão nos aspectos da liderança influenciadora.

A fim de contemplar todos os aspectos necessários para atingir uma compressão total e significativa em relação a tudo que engloba a liderança, o curso foi estruturado com base em três fundamentos: o conhecimento, as habilidades e a atitude.

Desenhado para futuros líderes de negócios em constante transformação e que desejam orientar times de alto desempenho, o curso tem 360 horas de duração e garante o acesso a mais de 10.000 livros digitais.

Confira, a seguir, as principais disciplinas que o MBA em Gestão de Pessoas oferece:

Gestão de Si

Organize ferramentas e discuta mentalidades (mindset) que potencializam sua gestão física, mental, emocional, espiritual e de postura profissional.

Conhecimento pessoal e desenvolvimento de carreira

Autoconhecimento é, sem dúvida, uma habilidade essencial para nos mantermos em nosso propósito e na busca de nossos objetivos. Do mesmo modo, conhecer os diferentes perfis que compõem uma equipe torna-se fator decisivo para o engajamento em torno dos resultados esperados.

Comunicação

A liderança é exercida também pela persuasão, e qualquer um que queira liderar precisa ser capaz de falar eloquentemente e de forma persuasiva.

Influenciar para liderar

O crescente volume de informações e a diversidade de perfis colocam um peso crescente na competência para influenciar. Influenciar para liderar mostra como engajar efetivamente os outros, conseguir uma equipe, construir relacionamentos e ganhar confiança – para que você possa ser influente pelas razões certas.

O desafio de liderar

A liderança não é apenas um conceito, mas também uma prática. E não apenas o conceito de liderança, mas também a prática da liderança muda com o tempo.

O papel do líder na equipe

O papel do líder na equipe é compreender as muitas frentes diferentes nas quais a liderança será desafiada. Obtenha resultados utilizando os recursos disponíveis.

Gestão de Talentos

A gestão de talentos não trata apenas de contratar grandes pessoas; trata de crescer e mantê-las. Domine técnicas de dimensionamento de equipes, atração de talentos e planos de sucessão, reconhecimento e recompensa.

Estratégia do Negócio e Cultura Organizacional

A cultura da empresa é uma ferramenta poderosa que estabelece objetivos, promove-os e fornece soluções. Construa e implante métricas para a gestão de metas e alcance os resultados esperados.

Gestão da diversidade

Entender os marcadores sociais que compõem o conceito de diversidade, abrirá portas para a estruturação de novas estratégias ligadas às tendências de futuro.

Gestão de Riscos e Mudanças

O aumento da dinâmica de mudança em nossa sociedade impõe à liderança a necessidade do mapeamento dos principais riscos atrelados à operação em que se está envolvido. E, para além do mapeamento, a necessidade de desenvolver planos para tratar situações das mais diversas.

Inovação e transformação digital

Mentalidade ágil e ferramentas que capacitem a liderança para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação, baseado em criatividade e pensamento complexo, são fundamentais para quem quer liderar o mercado.

Sustentabilidade no Mundo dos Negócios

ESG não se trata apenas de fazer o bem, trata-se também de criar valor. Saiba como a ESG impacta o investimento sustentável, relatórios integrados e colaboração entre empresas e investidores

Assim, unindo o estudo aprofundado do já consagrado aporte teórico com o insubstituível conhecimento prático trazido por nossos docentes e convidados, o MBA em Gestão de Pessoas – Liderança em novos tempos garante a formação ideal para quem deseja exercer uma liderança influenciadora. Clique aqui e faça agora a sua matrícula!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados