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A importância da gestão humanizada nas corporações

gestão humanizada

Com as práticas de ESG ganhando destaque em âmbito empresarial, uma nova mentalidade começa a tomar forma e guiar os processos de gestão, valorizando, cada vez mais, a promoção de ambientes de trabalho saudáveis e harmônicos, que proporcionem não apenas o crescimento escalável dos negócios, mas também o desenvolvimento de seus colaboradores.

Assim, a humanização das relações corporativas se refere ao processo de tornar as interações entre empregadores e empregados mais humanas e baseadas em valores, em vez de serem puramente baseadas em lucro.

No cerne da gestão humanizada está a busca por ações que estimulem a satisfação dos funcionários, a retenção de talentos e melhorem a imagem da marca. Isso pode incluir práticas como o envolvimento dos funcionários no processo de tomada de decisão, a promoção de uma cultura de respeito e inclusão e o investimento em programas de desenvolvimento e bem-estar para os colaboradores.

Quer saber mais sobre esse tipo de gestão e descobrir como implementar uma liderança humanizada?

Confira o artigo que a Galícia preparou para você!

O que é gestão humanizada?

A gestão humanizada é uma forma de gerenciamento de recursos humanos que se concentra em enxergar os colaboradores como indivíduos completos e complexos, respeitando suas particularidades e subjetividades enquanto pessoa humana, e não apenas como “números” ou meros recursos para a obtenção de um fim.

Então, em algumas das principais características da gestão humanizada incluem:

  • Comunicação aberta e transparente, por meio da qual os funcionários são mantidos informados sobre as decisões da empresa e os desenvolvimentos relevantes e têm a oportunidade de fornecer suas opiniões e sugestões.
  • Participação e envolvimento dos colaboradores no processo de tomada de decisão, dando oportunidades para que contribuam para a melhoria das operações e do ambiente de trabalho.
  • Cultura organizacional positiva, em que a empresa promove uma cultura de respeito, colaboração, inclusão e diversidade, para que os colaboradores se sintam valorizados e apreciados.
  • Investimento maciço em programas de desenvolvimento e bem-estar dos funcionários, para ajudá-los a atingir seus objetivos profissionais e pessoais.
  • Recompensas e reconhecimento pelo desempenho dos funcionários e seus contributos para o sucesso da empresa.
  • Flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com opções de trabalho diversificadas, como trabalho remoto, híbrido ou horários flexíveis. Isso para ajudar os funcionários a equilibrarem suas demandas profissionais e privadas.•Flexibilidade e equilíbrio entre vida profissional e pessoal, com opções de trabalho diversificadas. Tais como trabalho remoto, híbrido ou horários flexíveis, para ajudar os funcionários a equilibrarem suas demandas profissionais e privadas.
  • Responsabilidade social, de modo que a empresa tenta mitigar o impacto de suas ações na sociedade e no meio ambiente. Nesse ponto, a gestão humanizada também se relaciona com os indicadores ESG (Meio Ambiente, Social e Governança). Também pode incluir medidas como a redução da emissão de carbono, a diversidade e a inclusão, a ética e a transparência. Assim, essa integração pode ajudar as empresas a alcançar objetivos de desenvolvimento sustentável e a criar valor para todos os seus stakeholders, incluindo funcionários, investidores, clientes e a comunidade.

As vantagens da gestão humanizada 

Parece óbvio pensar que a gestão humanizada é fundamental para a criação de ambientes produtivos e igualmente saudáveis. Entretanto, os benefícios dessa prática vão muito além do óbvio, influenciando até mesmo em aspectos como a retenção de talentos e melhoria na relação com investidores.

Confira algumas das vantagens proporcionadas pela gestão humanizada:

Melhor desempenho

A gestão humanizada tende a aumentar a motivação e o comprometimento dos colaboradores com os objetivos da empresa, o que pode levar a melhores índices de desempenho e rentabilidade.

Menor rotatividade de funcionários

Com o aumento da satisfação e do bem-estar no ambiente de trabalho, há menos turnover, reduzindo a rotatividade e garantindo a continuidade da equipe.

Maior atratividade para funcionários e clientes

A gestão humanizada ajuda a atrair e reter talentos, além de aumentar a fidelidade dos clientes, pois as empresas com esse tipo
de gestão são vistas como éticas e conscientes, tornando-se mais atraentes para os consumidores.

Mais transparência e comunicação

Um dos pilares da gestão humanizada é a valorização da comunicação. Além de aumentar a transparência nos processos, essa cultura favorece a confiança e a colaboração entre funcionários e gestores.

Inovação

Uma gestão humanizada pode fomentar a inovação e o pensamento criativo, uma vez que os funcionários se sentem mais valorizados e têm mais autonomia e oportunidades para expressar suas ideias.

Melhor relacionamento com investidores

Empresas socialmente responsáveis e com cultura organizacional positiva estão cada vez mais valorizadas no mercado. Além disso, a gestão humanizada pode reduzir a incidência de problemas legais, aumentar a confiança e a credibilidade para os consumidores, melhorar a imagem da marca e, consequentemente, melhorar o desempenho financeiro, tornando a corporação mais atrativa para os investidores.

Como implementar uma liderança humanizada? 

Implementar uma liderança humanizada pode ser um processo complexo e desafiador, mas existem algumas etapas fundamentais para dar início a essa forma de gestão.

Portanto, confira as dicas que a Galícia preparou para você:

• Antes de começar a implementar uma liderança humanizada, é importante entender o que ela significa e como se diferencia de outras formas de gestão. Informe-se, estude e coloque em prática os princípios da gestão humanizada, que se baseia na premissa de que os funcionários são seres humanos, e não recursos, valorizando suas necessidades, desejos e sonhos e incentivando-os a desenvolver habilidades e potenciais.

• Criar um ambiente de trabalho positivo é fundamental para implementar uma liderança humanizada. Isso inclui proporcionar ambientes seguros, nos quais os colaboradores se sintam à vontade para expressar suas opiniões e ideias.

• É importante promover a transparência e a comunicação eficaz, para que os funcionários entendam os objetivos e metas da empresa.

• Conheça seus funcionários e entenda suas demandas, necessidades, preocupações e objetivos. Pois isso pode ser alcançado por meio de entrevistas individuais, reuniões regulares e questionários de feedback.

• Além de fornecer feedbacks regulares, pratique a escuta ativa. Dê atenção e consideração às sugestões dos funcionários.

• Oferecer oportunidades de crescimento e desenvolvimento profissional é parte fundamental da gestão humanizada. Isso pode incluir treinamentos, programas de mentoria e oportunidades de carreira.

• Reconhecer e valorizar o trabalho dos funcionários também faz parte de uma cultura humanizada e pode incluir elogios públicos, prêmios e reconhecimento formal.

• Seja empático e trate os funcionários com respeito, confiança e dignidade. É imprescindível que os gestores sejam sensíveis às necessidades dos colaboradores e tratem todos de maneira justa e imparcial, valorizando a equipe como um todo.

Então, quer se tornar um líder de sucesso? Venha para a Galícia Educação e conheça a nossa pós-graduação em Gestão de Pessoas!

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Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um renomado especialista brasileiro em finanças pessoais, palestrante, escritor e consultor financeiro. Conhecido por suas abordagens práticas e acessíveis sobre como gerenciar