Liderança e Coaching: Como gerenciar a pressão no ambiente de trabalho
O Coaching é uma ferramenta poderosa para o desenvolvimento profissional e pessoal. Com a ajuda de um coach, é possível identificar e superar limitações, desenvolver habilidades e alcançar objetivos. No entanto, mesmo com o crescimento do uso do Coaching nas empresas, ainda existem alguns desafios que podem afetar o desempenho dos profissionais, como a pressão no ambiente de trabalho.
O impacto da pressão no ambiente de trabalho
A pressão é uma realidade presente na maioria dos ambientes de trabalho. De acordo com dados globais da Gallup, cerca de 76% dos funcionários sofrem com burnout (esgotamento físico e mental) pelo menos algumas vezes. E 28% relatam estar sempre ou frequentemente esgotados no trabalho.
Além disso, a pressão pode ser causada por diversos fatores, como excesso de trabalho, falta de suporte da gestão e uma cultura tóxica no ambiente de trabalho. Isso pode levar a consequências graves, como estresse, ansiedade, insatisfação profissional, entre outros problemas de saúde.
A importância da emoção no ambiente de trabalho
Em um ambiente profissional, é comum que haja uma pressão por resultados e desempenho. No entanto, é importante lembrar que os profissionais são seres emocionais e que suas emoções podem influenciar diretamente em seu trabalho.
Segundo o professor da Universidade de Stanford, Jeffrey Pfeffer, “a maioria das exposições no ambiente de trabalho têm efeitos na saúde comparáveis ou até maiores do que a exposição ao fumo passivo.” Por isso, é fundamental que as empresas se preocupem com o bem-estar emocional de seus colaboradores.
Curiosamente, muitas empresas incentivam os funcionários a serem autênticos, a não se preocuparem com o que os outros pensam e a serem apenas eles mesmos. No entanto, na prática, há poucos benefícios em mostrar estresse ou burnout para os empregadores e muitas vantagens em controlar as emoções e demonstrar inteligência emocional.
Como manter a calma sob pressão
Gerenciar as emoções sob pressão pode ser um desafio, mas existem algumas estratégias que podem ajudar os profissionais a manterem a calma e expressarem seu melhor, ao invés de sua autenticidade:
Pratique o otimismo controlado
É importante manter uma atitude positiva, mas é preciso ter cuidado para não exagerar e parecer irritado. Evite frases como “tudo está ótimo!” e opte por “vamos resolver isso juntos”. Foque em aspectos positivos e alcançáveis, ao invés de forçar um otimismo exagerado. Sorria de forma suave e mantenha contato visual e uma postura aberta para transmitir calma. Pratique pausas antes de responder para parecer mais ponderado e centrado.
Analise o quadro geral
Quando a pressão aumenta, é importante lembrar que você está em uma posição melhor do que imagina e que a maioria das pessoas no mundo trocaria de lugar com você em um piscar de olhos. Isso pode ajudar a focar em pequenas metas alcançáveis, ao invés de se sentir sobrecarregado com o problema inteiro. Faça perguntas como “qual é o primeiro passo aqui?” para demonstrar uma mentalidade de ação e redirecionar o estresse interno para o foco.
Foque nos outros, ao invés de si mesmo
Uma maneira eficaz de ocultar seus próprios problemas é se concentrar nos problemas dos outros. Afinal, todos estão enfrentando desafios e sua vantagem é sofrer menos do que os outros. É importante lembrar que a reputação e a imagem são fundamentais no ambiente de trabalho. E o melhor caminho para isso é se mostrar disposto a ajudar os outros a superarem seus próprios desafios.
Isso não significa que as empresas estejam isentas de criar condições para que os funcionários prosperem e se engajem. No entanto, enquanto elas trabalham na criação desse ambiente, demonstrar a atitude certa pode melhorar sua reputação e sucesso profissional, ao invés de parecer desanimado ou cansado.
Direcione suas reclamações e pedidos de suporte para pessoas fora do ambiente de trabalho
Apesar de todas as campanhas para levar o “eu inteiro” para o trabalho, a realidade é que existe uma separação saudável entre a persona profissional e pessoal. Isso porque o melhor e mais bem-sucedido profissional costuma deixar uma parte de si em casa. Além disso, é importante manter limites profissionais ao buscar apoio emocional. Ao invés de desabafar com colegas de trabalho, procure pessoas de confiança fora do ambiente profissional, como amigos, familiares ou profissionais de saúde mental. Isso ajuda a manter um ambiente de trabalho saudável e produtivo, além de proteger relacionamentos com colegas e focar em objetivos compartilhados.
Conclusão
A pressão no ambiente de trabalho é um desafio para muitos profissionais. No entanto, com as estratégias certas, é possível gerenciar as emoções e manter a calma, mesmo sob pressão. Além disso, é importante que as empresas se preocupem com o bem-estar emocional de seus colaboradores e criem condições para que eles possam prosperar e se engajar no trabalho.
O Coaching pode ser uma ferramenta valiosa para auxiliar os profissionais a lidar com a pressão e desenvolver habilidades emocionais, como inteligência emocional e resiliência. Se você está enfrentando desafios no ambiente de trabalho
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Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.