Como fazer um inventário de gastos para ter um 2025 financeiramente próspero
Todo fim de ano é a mesma coisa: esperamos ansiosamente pelos lançamentos do Spotify Wrapped, que nos mostram nossos artistas e músicas mais escutados no ano. Mas, enquanto refletimos sobre nosso consumo de entretenimento, poucos de nós lembramos de olhar para nossas escolhas financeiras. No entanto, fazer um inventário de gastos de 2024 pode ser uma das melhores formas de garantir um 2025 financeiramente bem-sucedido – e não precisa ser uma tarefa árdua.
Identificando vazamentos no orçamento de 2024
Muitas vezes, não percebemos que estamos gastando dinheiro em pequenas coisas ao longo do ano, mas esses gastos podem se acumular e resultar em uma quantia significativa de dinheiro desperdiçado. Para garantir que você pague apenas pelo que deseja em 2025, reserve alguns minutos para analisar suas assinaturas e sua caixa de entrada.
Cancelando assinaturas não utilizadas
Vivemos em um mundo em que é possível assinar desde kits de planejamento de refeições até serviços de streaming e sites de notícias. Mas você sabe todas as assinaturas pelas quais está pagando?
Esses gastos facilmente esquecidos, conhecidos como “cobranças cinzas”, geralmente são de serviços dos quais você se esqueceu completamente que havia se inscrito. Em muitos casos, os consumidores se inscrevem para um período de teste gratuito e se esquecem de cancelar antes que o período acabe. Essas cobranças são perfeitamente legais – e extremamente irritantes.
Fazer um inventário de gastos, passando por seus extratos bancários e de cartão de crédito para identificar e cancelar essas cobranças cinzas, é um uso valioso de uma tarde. No entanto, você também pode usar um aplicativo, como o Rocket Money ou o Trim, para economizar tempo e fazer isso por você.
Saiam anúncios da sua caixa de entrada
Existe um motivo pelo qual as lojas online oferecem descontos em troca do seu endereço de e-mail: um fluxo constante de novos produtos na sua caixa de entrada pode render muito mais do que o desconto oferecido. Você pode pensar que está fazendo uma escolha inteligente, se inscrevendo para receber o boletim informativo e obter o desconto, mas na verdade está se comprometendo com uma tentação diária.
Diga não à publicidade no seu e-mail. Como parte do seu inventário de gastos, reserve dez minutos para cancelar a inscrição em todos os boletins informativos que receber e dar a si mesmo (e ao seu e-mail) um recomeço para o ano novo.
E, da próxima vez que você receber um desconto de 10%, comprometa-se a cancelar a inscrição imediatamente após resgatar o desconto. Você não precisa daquela bagunça na caixa de entrada.
Analisando os gastos de 2024
Antigamente, apenas os extremamente organizados tinham alguma chance de descobrir onde seu dinheiro foi gasto ao longo do ano. A menos que você mantivesse uma planilha colorida para acompanhar cada centavo gasto, não havia como saber seus hábitos de gastos.
Felizmente, agora temos robôs para fazer isso por nós! Não importa em qual banco você tenha conta, pode ter certeza que a instituição financeira oferece uma ferramenta online para ajudá-lo a ver seus hábitos de gastos e concluir seu inventário de gastos.
Dedique alguns minutos para verificar seus gastos de 2024 nos sites do seu banco e cartão de crédito. Normalmente, essa função é encontrada em Ferramentas e pode ser chamada de Resumo de Gastos, Análise de Gastos ou Relatório de Gastos.
Geralmente, essas ferramentas de resumo de gastos dividirão seus gastos por categoria, mostrando quanto você gastou em cada uma delas em valor e porcentagem do total gasto.
Depois de superar o choque (sim, você realmente gastou tanto com o delivery), comece a usar essas informações para planejar o próximo ano.
Realizando uma análise de gastos
Começando pela categoria de maior gasto e seguindo em ordem decrescente, faça a si mesmo as seguintes perguntas:
Por que gastei dinheiro nesta categoria este ano?
Faça rapidamente uma lista das circunstâncias por trás dos gastos nesta categoria. Por exemplo, talvez você tenha ido a sete casamentos este ano, o que resultou em despesas de viagem mais altas. Ou talvez tenha conseguido um novo emprego que exigia um guarda-roupa atualizado, resultando em gastos mais altos com roupas.
O importante é refletir sobre o que você sabe ou lembra sobre seus hábitos de gastos em cada categoria – e está tudo bem se você não souber.
Como posso incluir esta categoria no meu orçamento de 2025?
Divida o valor total gasto na categoria por 12 para determinar sua média mensal. Essa média mensal é um valor que você pode facilmente incluir no seu orçamento?
Por exemplo, talvez você tenha gasto $3.000 em férias em 2024. O dinheiro estava apertado na época e você definitivamente gastou mais do que imaginava. Mas $250 por mês – ou $125 por quinzena – parece muito mais gerenciável.
Se essa for sua categoria de maior gasto, considere abrir uma conta poupança para esse tipo de gasto. Você pode configurar uma transferência automática da média mensal para essa conta poupança e já ter o dinheiro reservado para os gastos do próximo ano.
Como posso reduzir meus gastos nesta categoria em 2025?
Se você simplesmente gastou demais em
Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto na Wikipedia. Busca uma formação contínua em Coaching com metodologia comprovada e com cursos de certificação e pós-graduações voltadas à prática? Conheça a Escola de Coaching da Galícia Educação.
Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.