Como definir intenções poderosas para guiar sua empresa em direção ao sucesso
Com a chegada do novo ano, é comum que as resoluções tomem o centro das atenções – promessas pessoais de se exercitar mais, economizar dinheiro ou aprender um novo hobby. No entanto, para os líderes, as resoluções podem parecer desgastadas e pesadas, devido às inúmeras tentativas fracassadas de “seguir o plano”.
Em vez de resoluções rígidas, eu proponho definir intenções.
As intenções são orientadas por valores e adaptáveis, servindo como um norte para a direção da empresa. Da mesma forma, eu defendo o uso de marcos ao invés de metas tradicionais. Enquanto as metas podem parecer muito prescritivas para objetivos mais amplos, os marcos dividem as jornadas ambiciosas em etapas alcançáveis que mantêm as equipes motivadas.
No mundo acelerado de hoje – especialmente com os avanços rápidos em IA e dados – as empresas precisam de flexibilidade e foco. Uma intenção cuidadosamente definida, combinada com marcos acionáveis, fornece a base para o crescimento, alinhamento e resiliência. Vejamos como os líderes podem definir intenções que inspirem suas equipes e comecem o novo ano com o pé direito.
Passo 1: Comece com um propósito
Toda intenção significativa começa com um propósito claro. Por que sua empresa existe (além de ganhar dinheiro)? Qual problema você está posicionado para resolver de forma única? Sem um propósito, as intenções correm o risco de se tornarem vazias ou desmotivadoras.
Quando me juntei à GrowthLoop, redefinir nosso propósito foi uma das primeiras medidas que tomamos. A equipe executiva colaborou para moldar nossos princípios orientadores e apresentou várias opções durante uma reunião geral. Lá, realizamos uma votação ao vivo para escolher a versão final: “Desbloquear o potencial de crescimento das marcas mais inovadoras do mundo, fechando o ciclo entre pessoas, dados e IA”.
Esse exercício nos reconectou com o núcleo emocional de nosso negócio. Líderes que lutam para definir seu propósito devem voltar às origens da empresa. A resposta geralmente está nas histórias de seus primeiros desafios e triunfos.
Passo 2: Defina intenções, não apenas metas
Metas são focadas em resultados – atingir X de receita, lançar Y produto. As intenções, por outro lado, são focadas em valores. Elas orientam a tomada de decisões e comportamentos, deixando espaço para reestratégia em um mundo incerto.
Na Google Canadá, tínhamos a intenção de “fazer com que a web funcione para canadenses e empresas canadenses”. Isso não era uma meta específica, mas um princípio orientador que moldava tudo, desde o desenvolvimento de produtos até as relações governamentais. Isso nos permitiu nos adaptar, mantendo-nos alinhados com nossa missão.
As intenções também criam responsabilidade. Quando as equipes definem intenções juntas, elas se comprometem com resultados e os valores por trás deles. Essa responsabilidade compartilhada fortalece a coesão e capacita as equipes a se responsabilizarem mutuamente – e seus líderes.
Passo 3: Defina marcos, não metas
Metas tradicionais – como metas de receita ou taxas de retenção – são essenciais para medir o sucesso. No entanto, elas podem levar a um foco excessivamente restrito em uma métrica em detrimento do progresso mais amplo.
Gosto de acompanhar marcos menores e mensuráveis também, pois eles fornecem insights em tempo real sobre o progresso. Pense em “anec-dados” – analisar anedotas junto com dados.
Por exemplo, em vez de depender apenas de métricas tradicionais retrospectivas, como receita trimestral, priorizamos indicadores como feedback do cliente e padrões de uso do produto. Isso inclui avaliações em plataformas como G2, casos de suporte ao cliente e gravações de chamadas de vendas, que sinalizam quão bem nossos produtos atendem às necessidades dos clientes.
Ao analisar insights acionáveis na opinião e engajamento do cliente, podemos identificar oportunidades de melhoria antes que elas sejam refletidas em receita ou participação de mercado, especialmente no início do ano.
Passo 4: Envolva a equipe
As intenções são mais poderosas quando são colaborativas. Envolver sua equipe em todos os níveis para “construir” um senso compartilhado de propósito, em vez de “comprar” um plano imposto de cima para baixo.
Na GrowthLoop, envolvemos os funcionários em toda a organização para finalizar nossa intenção. A votação não foi apenas simbólica – garantiu que todos se sentissem donos do resultado. Esse esforço coletivo criou entus
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Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.