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Inteligência emocional no trabalho: benefícios e como desenvolver

Homem de terno preto, sentado, falando ao telefone e sorrindo

A inteligência emocional no trabalho está sendo cada vez mais valorizada como uma competência essencial para o ambiente profissional, muitas vezes tendo o mesmo peso que os conhecimentos técnicos, os chamados hard skills.

Ela é especialmente importante para os gestores e líderes, sendo um requisito fundamental para quem deseja se destacar no mercado. E, assim como outras habilidades, a inteligência emocional pode ser desenvolvida e adquirida. 

Continue lendo para saber mais sobre o assunto!  

O que é inteligência emocional?

A inteligência emocional é um conjunto de capacidades que envolvem as relações interpessoais, e saber reconhecer, avaliar e lidar com os próprios sentimentos e os dos outros. 

O jornalista e escritor Daniel Goleman, um dos principais responsáveis por popularizar o termo, define cinco pilares para a inteligência emocional:

  • Autoconhecimento: identificar as suas emoções e sentimentos. 
  • Controle emocional: adequar às reações a cada situação vivida, sem agir de forma explosiva.
  • Automotivação: saber direcionar as emoções em prol de uma realização pessoal. 
  • Reconhecimento de emoções dos outros: entender o que o outro sente e ter empatia. 
  • Habilidades interpessoais: ter interações saudáveis, efetivas e de qualidade com os outros. 

Saiba mais sobre o conceito de inteligência emocional no artigo “O que é e por que desenvolver a Inteligência Emocional”, publicado em nosso blog. 

Inteligência emocional como diferencial no mercado

Essa soft skill é cada vez mais requisitada e a sua importância só aumenta, já que as pessoas com habilidades nesse âmbito são mais empáticas, lidam com conflitos de forma positiva, não são explosivas e trabalham bem sob pressão. 

Além disso, um estudo realizado pelas Universidades de Harvard, Boston e Michigan observou que os funcionários com capacidades de comunicação melhores geram mais produtividade, com um retorno sobre o investimento (ROI) de 250% em suas contratações.  

Veja alguns dos principais benefícios da inteligência emocional no ambiente profissional.

 Benefícios da inteligência emocional

  • Capacidade de resolver conflitos 

Ter um bom domínio das emoções faz toda a diferença na hora de lidar com atritos e problemas, tanto os que envolvem outras pessoas quanto os seus próprios. Portanto, os inteligentes emocionais são ótimos mediadores de conflitos e também sabem como evitar que essas situações aconteçam. 

  • Comunicação assertiva

Saber transmitir a mensagem desejada de forma compreensível e eficaz é uma das habilidades mais importantes no dia a dia de trabalho, especialmente para a liderança. Uma boa comunicação gera processos mais ágeis e facilita a rotina de todos. 

  • Bom relacionamento com os colegas

O trabalho em equipe faz parte da rotina de qualquer empresa, e a inteligência emocional ajuda a aprimorar esse relacionamento, já que desenvolve o respeito pela opinião de todos e a empatia. 

  • Evita o estresse

O autoconhecimento envolve entender os próprios limites e prioridades, evitando um esgotamento físico e mental que pode até mesmo levar ao burnout. 

Qualquer profissional pode se beneficiar da inteligência emocional e agregar as suas vantagens ao time. Mas, essas características são ainda mais essenciais para os gestores. 

Um líder que age com empatia, se comunica de forma clara, resolve problemas com tranquilidade e sabe controlar as emoções consegue motivar toda a sua equipe a evoluir e aprimorar a captação e retenção de talentos de sua empresa. 

Como desenvolver a inteligência emocional no trabalho?

É impossível seguir uma fórmula, já que cada pessoa tem diferentes níveis de inteligência emocional e lida com os sentimentos de forma única. Porém, algumas dicas básicas dão um norte para isso: 

  • Busque a autoconsciência

No seu dia a dia, especialmente quando as emoções vêm à tona, faça pequenas pausas para respirar fundo e refletir, com o objetivo de entender exatamente o que você está sentindo e qual é a origem dessa sensação. 

  • Controle as suas reações

Sentimentos são difíceis de controlar, mas, você pode dirigir os seus atos em resposta a eles. Portanto, após fazer esse exercício de autoconsciência, pense sobre qual é a reação mais assertiva, justa e benéfica nessa situação. Isso evita atos impulsivos e explosivos. 

  • Pratique a escuta ativa

Em uma conversa, preocupe-se, acima de tudo, em ouvir e entender o que o seu interlocutor está dizendo, e não em apenas dar uma resposta. Sendo um bom ouvinte e dando toda a sua atenção para o que os colegas estão transmitindo ajudará a entendê-los melhor, gerando um relacionamento mais harmonioso. 

  • Conte com ajuda profissional

Se você sente dificuldade em controlar o que sente, não consegue se colocar no lugar do outro e tem uma personalidade explosiva, a terapia pode ajudar. Um bom psicólogo irá guiar os processos de autoconhecimento e auxiliará no desenvolvimento da empatia. 

Conheça as nossas certificações que irão ajudar a desenvolver a inteligência emocional 

Aqui, na Galícia Educação, oferecemos cursos para gestores que trabalham as habilidades emocionais e sociais. São certificações curtas com profissionais consagrados no mercado. 

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