Os soft skills e a inteligência emocional são atributos cada vez mais demandados e valorizados pelo mercado de trabalho, visando uma melhoria dos relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo. Entre essas habilidades, uma das principais é a comunicação assertiva.
Leia também o artigo “Inteligência emocional no trabalho: benefícios e como desenvolver”.
A comunicação assertiva deve ser praticada por todo mundo, mas é ainda mais importante para quem está à frente de uma equipe ou deseja ter uma posição de liderança.
Você quer desenvolver essa habilidade? Então, continue lendo e confira as nossas dicas para isso!
O que é a comunicação assertiva?
É a capacidade de se comunicar com clareza e objetividade, expondo os seus pensamentos de forma compreensível, porém sem agressividade e sempre levando em conta os sentimentos do outro.
Essa característica é uma das principais de quem é emocionalmente inteligente. Para esclarecer essa ideia, precisamos entender outros três conceitos: comunicação passiva, comunicação agressiva e comunicação passivo-agressiva.
Tipos de comunicação: saiba os 3 principais
Quem conversa de forma passiva, deixa de expressar o que realmente sente e permite que limites sejam cruzados.
Já quem aplica o modo agressivo, se comunica de maneira hostil, insensível e desrespeitosa, focando apenas em seus próprios desejos.
Por fim, a comunicação passivo-agressiva define a expressão dos pensamentos de forma velada, sem lidar diretamente com o problema, mas expressando desconforto.
A comunicação assertiva é um meio termo entre a passiva e agressiva, pois valoriza as emoções ao mesmo tempo em que pensa no interlocutor, sendo direta e clara e respeitando a todos. É um modo equilibrado e eficaz de se comunicar.
5 dicas práticas para desenvolver a comunicação assertiva
Veja formas simples de trabalhar essa habilidade no seu dia a dia:
- Seja objetivo
Muita enrolação só gera ruídos na compreensão da informação. Vá direto ao ponto, sem rodeios, mas com sensibilidade.
- Critique a situação ao invés da pessoa
Você não sabe o que se passa com o outro e nem os motivos que ele teve para agir de determinada maneira. Portanto, ao invés de expressar críticas ao indivíduo, comunique-se sobre o problema em si.
Um exemplo: ao invés de dizer “você atrasou a entrega” diga “precisávamos ter concluído isso no dia x”. Dessa forma, o colega entenderá que esse comportamento não foi bom, mas não se sentirá pessoalmente ofendido, e também terá espaço para falar sobre as dificuldades que podem ter atrasado a conclusão.
- Saiba o momento certo de falar
Muito sobre a comunicação assertiva é identificar a melhor hora e local para falar. Se você precisa explicar uma tarefa detalhada, um encontro acidental no corredor não é o momento adequado para isso, por exemplo.
- Observe a sua linguagem corporal
Mantenha uma postura que que passe confiança, mas não arrogância; faça contato visual e tenha cuidado com os gestos na hora de falar, pois eles podem transmitir agressividade.
- Pratique a escuta ativa
Preste atenção em tudo o que o seu interlocutor diz, pois a boa comunicação também envolve a compreensão da mensagem do outro. Isso também é importante para que você possa responder de acordo com as informações escutadas e para que ele se sinta valorizado.
Se você trabalha de forma remota, confira algumas dicas para a comunicação assertiva no home office, no artigo: “Como ter uma comunicação assertiva em tempos de home office?”.
Vantagens de saber usar a comunicação assertiva
Quem desenvolve essa capacidade tem diversos benefícios, não apenas na vida profissional, mas também nos seus relacionamentos pessoais.
Veja alguns:
- -Tem facilidade em dar e receber feedbacks;
- -Sabe ter conversas difíceis sem gerar atritos;
- -Delega tarefas com mais facilidade;
- -Sofre menos com estresse;
- -Consegue dizer não e impor limites, quando preciso;
- -Tem uma das habilidades mais procuradas no mercado profissional.
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