Galícia Educação

Comunicação assertiva: 5 maneiras de desenvolver

comunicação assertiva - imagem de um homem falando para seus colegas de trabalho, os quais estão sentados ao redor. Sala de escritório com paredes de vidro.

Os soft skills e a inteligência emocional são atributos cada vez mais demandados e valorizados pelo mercado de trabalho, visando uma melhoria dos relacionamentos interpessoais no ambiente corporativo. Entre essas habilidades, uma das principais é a comunicação assertiva

Leia também o artigo “Inteligência emocional no trabalho: benefícios e como desenvolver”. 

A comunicação assertiva deve ser praticada por todo mundo, mas é ainda mais importante para quem está à frente de uma equipe ou deseja ter uma posição de liderança. 

Você quer desenvolver essa habilidade? Então, continue lendo e confira as nossas dicas para isso! 

O que é a comunicação assertiva? 

É a capacidade de se comunicar com clareza e objetividade, expondo os seus pensamentos de forma compreensível, porém sem agressividade e sempre levando em conta os sentimentos do outro. 

Essa característica é uma das principais de quem é emocionalmente inteligente. Para esclarecer essa ideia, precisamos entender outros três conceitos: comunicação passiva, comunicação agressiva e comunicação passivo-agressiva. 

Tipos de comunicação: saiba os 3 principais

Quem conversa de forma passiva, deixa de expressar o que realmente sente e permite que limites sejam cruzados. 

Já quem aplica o modo agressivo, se comunica de maneira hostil, insensível e desrespeitosa, focando apenas em seus próprios desejos. 

Por fim, a comunicação passivo-agressiva define a expressão dos pensamentos de forma velada, sem lidar diretamente com o problema, mas expressando desconforto. 

A comunicação assertiva é um meio termo entre a passiva e agressiva, pois valoriza as emoções ao mesmo tempo em que pensa no interlocutor, sendo direta e clara e respeitando a todos. É um modo equilibrado e eficaz de se comunicar. 

5 dicas práticas para desenvolver a comunicação assertiva

Veja formas simples de trabalhar essa habilidade no seu dia a dia:

  1. Seja objetivo

Muita enrolação só gera ruídos na compreensão da informação. Vá direto ao ponto, sem rodeios, mas com sensibilidade. 

  1. Critique a situação ao invés da pessoa

Você não sabe o que se passa com o outro e nem os motivos que ele teve para agir de determinada maneira. Portanto, ao invés de expressar críticas ao indivíduo, comunique-se sobre o problema em si. 

Um exemplo: ao invés de dizer “você atrasou a entrega” diga “precisávamos ter concluído isso no dia x”. Dessa forma, o colega entenderá que esse comportamento não foi bom, mas não se sentirá pessoalmente ofendido, e também terá espaço para falar sobre as dificuldades que podem ter atrasado a conclusão. 

  1. Saiba o momento certo de falar

Muito sobre a comunicação assertiva é identificar a melhor hora e local para falar. Se você precisa explicar uma tarefa detalhada, um encontro acidental no corredor não é o momento adequado para isso, por exemplo. 

  1. Observe a sua linguagem corporal

Mantenha uma postura que que passe confiança, mas não arrogância; faça contato visual e tenha cuidado com os gestos na hora de falar, pois eles podem transmitir agressividade. 

  1. Pratique a escuta ativa

Preste atenção em tudo o que o seu interlocutor diz, pois a boa comunicação também envolve a compreensão da mensagem do outro. Isso também é importante para que você possa responder de acordo com as informações escutadas e para que ele se sinta valorizado. 

Se você trabalha de forma remota, confira algumas dicas para a comunicação assertiva no home office, no artigo: “Como ter uma comunicação assertiva em tempos de home office?”.

Vantagens de saber usar a comunicação assertiva 

Quem desenvolve essa capacidade tem diversos benefícios, não apenas na vida profissional, mas também nos seus relacionamentos pessoais. 

Veja alguns:

  • -Tem facilidade em dar e receber feedbacks;
  • -Sabe ter conversas difíceis sem gerar atritos; 
  • -Delega tarefas com mais facilidade;
  • -Sofre menos com estresse;
  • -Consegue dizer não e impor limites, quando preciso; 
  • -Tem uma das habilidades mais procuradas no mercado profissional. 

Desenvolva a sua comunicação com uma certificação profissional

Com a nossa Certificação Profissional em Comunicação, você aprenderá a ser eloquente, convincente e a usar as palavras da melhor forma possível no exercício da liderança. 

Saber se comunicar, persuadir e transmitir informações são atributos indispensáveis para qualquer líder. Veja mais e inscreva-se. 
Conheça também o MBA em Gestão de Pessoas com curadoria de Fátima Motta, para gestores que desejam aprender a resolver problemas de forma rápida em diferentes ambientes.

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados