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O que é uma Gestão de Negócios focada em resultados

gestão de resultados

Quando falamos em gestão, logo já pensamos em bons resultados. Afinal, o foco de uma boa gestão é exatamente esse. Mas você já parou para pensar em algumas perguntas que devem ser feitas apesar dos resultados?

Como, por exemplo: Meu time está indo na direção certa? Estamos gastando muitas horas com retrabalho? Estamos tomando as melhores decisões? Essas perguntas devem ser feitas porque as respostas vão dizer o quanto é necessário que você adote a Gestão de Resultados.

A gestão com foco em resultados é uma das melhores estratégias de gestão empresarial, na qual os próprios resultados serão usados para definir as próximas ações da empresa. Aqui neste artigo você vai conhecer mais sobre a gestão de resultados e quais são as suas vantagens!

O que é uma Gestão de Negócios focada em resultados 

É importante entendermos de onde vem a Gestão de Negócios focada em Resultados. Apesar de parecer um novo conceito, ele surgiu pela primeira vez em 1954 no livro The Practice of Management, de Peter Drucker.

O professor e consultor administrativo foi considerado o “Pai da Gestão Moderna”, e na sua obra o foco principal é explicar a importância de definir objetivos e cumprir metas dentro do prazo estabelecido.

Peter também propõe em sua obra que, se os colaboradores tiverem um grande engajamento, os processos poderão ser realizados de forma muito mais organizada, consecutivamente, muito mais produtiva para a empresa.

Ou seja, a Gestão de Negócios focada em resultados trata-se de uma maneira de administrar que tem foco principalmente nos resultados da atuação de todos os colaboradores que estão envolvidos no projeto.

O que é a Gestão de Resultados 

A Gestão de Resultados é um modelo de administração focado nas equipes e no gerenciamento de processos. O foco dessa gestão é o cumprimento dos objetivos da empresa.

A essência desse tipo de gestão é justamente ser assertivo na definição dos objetivos, na escolha das ações, e, principalmente, na tomada das decisões, que acontecem de maneira participativa. Ou seja, tanto com a participação  dos líderes quanto dos liderados. Vale ressaltar que as decisões estão previstas no planejamento estratégico, que também foi definido em conjunto.

Dessa maneira, a comparação e medição do desempenho de cada colaborador respeita os padrões estabelecidos, o que faz com que eles estejam mais propensos a cumprir as suas responsabilidades.

As principais características desse tipo de gestão 

Antes de adotar esse tipo de gestão na sua empresa, é necessário entender como funciona o processo e se é possível adequá-lo para que seus objetivos sejam atingidos.

Vamos apresentar as principais características da Gestão de Resultados que vão ajudar a entender melhor como funciona esse conceito:

• Liderança participativa – todo o planejamento e decisões são tomadas em conjunto.

• A responsabilidade pelos resultados (tanto positivos quanto negativos) é de todos.

• O foco é o resultado desejado, e não mais os diversos processos desempenhados.

• Integração dos setores – todos os setores devem contribuir e trabalhar de forma integrada, a fim de obter um resultado em comum.

Por que a Gestão de Resultados é importante? 

A implementação desse modelo de gestão na sua empresa é importante porque pode gerar uma série de benefícios. O principal ganho é em relação à capacidade de execução do trabalho de seus colaboradores.

Uma vez que os objetivos passam a ser precisos e claros, eles vão sentir-se muito mais motivados. Além de haver uma melhora muito significativa na comunicação entre líderes e liderados, que, ao compartilharem os mesmos ideais, passam a trocar informações, diminuindo o ruído. 

A revista Forbes publicou um artigo que elencou os principais benefícios que empresas que adotaram a Gestão de Resultados notaram:

• Aumento na retenção de talentos

• Maior produtividade dos colaboradores

• Aumento do trabalho em equipe e colaboração entre as equipes

• Ambiente de trabalho mais harmônico

• Melhoria na comunicação entre gestores e equipes

• Métricas alinhadas

Aplicando a Gestão de Resultados na empresa

Nós já falamos aqui, mas é bom lembrar: a gestão por resultados tem foco nos resultados, e não nos processos. Para implementar a Gestão de Resultados na sua empresa, é muito importante seguir esses cinco passos, veja:

1. Entender quais são os objetivos da empresa

Nesse primeiro passo é necessário ter muita clareza para saber quais são os objetivos da empresa. Criar um planejamento estratégico, deixando espaço para que os liderados também participem. 


2. Estabelecer as metas da equipe 

Para seguir o passo 2, o anterior deve estar definido. Agora a equipe deve reunir-se para estabelecer metas e prazos, dentro do planejamento estratégico.


3. Agendar encontrar periódicos

Os encontros periódicos agendados são importantes para o alinhamento de todos os setores. Esse tempo é importante para que todos tenham a possibilidade de analisar o andamento.

Esse momento também deve ser usado para tirar possíveis dúvidas, resolver problemas ou mesmo para modificar alguns pontos do planejamento estratégico que podem não ter saído conforme o esperado.


4. Feedback do desempenho da equipe

O 4.º passo para implantação da Gestão de Resultados consiste basicamente em fazer uma avaliação do desempenho da equipe e de cada colaborador individualmente.

O feedback é uma ferramenta muito importante para a empresa, porque ajuda o colaborador a corrigir erros, fazendo com que ele tenha a possibilidade de melhoria e de crescimento.


5. Recompensa

A recompensa serve de estímulo para a equipe quando ela atinge os objetivos estabelecidos. É uma forma de agraciar seus colaboradores, mostrando que todos tiveram um papel importante na conquista, fazendo com que todos se sintam valorizados.

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