Galícia Educação

Edtech: o que é e as tendências para 2022

As práticas tradicionais de ensino permaneceram inalteradas em grande parte por séculos. Mas hoje vemos a transformação do cenário a partir de novas tecnologias – e isso tem partido das Edtechs.


Hoje, a tecnologia na educação tem aprimorado os métodos de ensino, aliviando os encargos administrativos escolares e fornecendo maneiras inovadoras de envolver os alunos e garantir o aprendizado.

Mas o que exatamente é uma Edtech? Como isso melhora o cenário educacional? Veja mais aqui!



O que é Edtech?



Assim como estamos vendo uma revolução digital no mundo do comércio e dos negócios, a Edtech está ultrapassando os limites do ensino tradicional.

Edtech, ou “Tecnologia educacional”, é definida por qualquer forma de aprendizado digital, aplicativo, plataforma online, software ou dispositivo para o ambiente de aprendizado moderno.

É muito importante saber que o conceito de Edtech é muito maior do que o Ensino a Distância. Isso seria como dizer que a matemática nada mais é do que adições e subtrações.

Ela na verdade envolve um vasto campo que abrange todos os campos da educação – e pode usar vários tipos de tecnologias.


Tecnologias como Realidade Virtual (VR) e técnicas inovadoras de gamificação estão criando um ambiente de aprendizado totalmente novo. Além disso, elas também têm a missão de tornar o ensino mais envolvente, individualizado e inclusivo.

Vamos mostrar agora uma lista com as principais tendências de Edtech para 2022, confira.

08 Tendências Edtech para 2022



1 – Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Você já pensou que a mídia social seria uma parte do processo de aprendizagem? Foi assim que surgiu a ideia de usar as plataformas de aprendizagem para ensinar.

Muitas instituições de ensino começaram a usar ferramentas de comunicação nas quais  os alunos podem interagir facilmente com os outros.


A plataforma de aprendizagem da Escola de Gestão, por exemplo, é utilizada por diversas instituições renomadas em todo o mundo. University of Michigan e University of Florida são exemplos. Pensada por experts em aprendizagem digital, permite experiências imersivas de aprendizagem e é estruturada para melhor compreensão e acompanhamento da sua evolução nos cursos.


Ela conta com criação de comunidades, notificações, elementos de aprendizagem interativos, painel de controle para identificar evolução, comparar desempenho com outros estudantes e outras ações.

2 – Gamificação

A gamificação é a adição de elementos de jogos em atividades não relacionadas a jogos. O objetivo? Criar experiências semelhantes às vivenciadas ao jogar para motivar e engajar os alunos. Elementos de jogos populares – como pontos e tabelas de classificação – são usados aqui.

Essa tendência está se tornando cada vez mais popular na educação, principalmente para exemplificar situações de forma lúdica, o que garante o aprendizado.



3 – Realidade aumentada

Tecnologias de realidade aumentada, como AR e VR, revolucionaram o setor educacional, permitindo experiências de aprendizado imersivas. A realidade aumentada é integrada principalmente para combinar informações digitais com as informações do mundo físico.

Aqui na Galícia, nós usamos objetos de aprendizagem no formato de realidade virtual para que nossos estudantes sejam transportados ao metaverso, ampliando sua prática profissional em ambientes simulados, que também são tendência para este ano.


Com eles não é preciso se deslocar para estar imerso nos mais diversos ambientes de trabalho e situações desafiadoras do dia a dia.

E tem mais: nos cursos de pós-graduação da Escola de Gestão da Galícia, os estudantes recebem gratuitamente os óculos VR One Plus, da Zeiss, para ter esse tipo de experiência.

4 – Coleta de dados

Outra tendência das Edtechs é tornar a avaliação e a coleta de dados muito mais rápidas. Provas e testes online, por exemplo, geralmente podem ser avaliados e registrados automaticamente.

5 – Quadros interativos

Quando os recursos de ensino são exclusivamente online, a Edtech trouxe uma solução para que as pessoas possam colaborar facilmente em tarefas durante e depois da aula.

Plataformas como os quadros interativos permitem que os alunos trabalhem juntos de maneira fácil e virtual.

6 – Aprendizado remoto

Um dos benefícios mais cruciais da EdTech e a maior tendência desse setor é o ensino a distância. Ele permite que os alunos aprendam praticamente de qualquer lugar. Não há mais restrições para manter alunos e professores em sala de aula ou mesmo na mesma localização geográfica de seus instrutores.



7 – Aprendizado Personalizado

O aprendizado personalizado é outra tendência no mercado de Edtech. As plataformas de eLearning fornecem um ambiente de aprendizado eficiente e flexível, permitindo que os alunos aprendam em sua própria velocidade e local.

Além disso, os testes adaptativos ajudam os professores a descobrir as armadilhas e desafios que cada aluno enfrenta e trabalhar nessas áreas específicas. Eles também garantem que os alunos estejam envolvidos no aprendizado para ter melhores resultados.

8 – Bibliotecas Virtuais

De fato, os livros digitais são ecologicamente corretos, mas também ajudam no aprendizado em movimento. Ao ler, os alunos podem destacar uma determinada seção e pesquisar imediatamente os principais termos, ouvir traduções de áudio, ajustar a fonte e muito mais.

Na Galícia, os alunos têm acesso à Biblioteca Virtual da Pearson, com milhares de livros relevantes para consulta. A leitura dos livros pode ser feita inclusive por meio do aplicativo para smartphones (iOS e Android) da Pearson.

No final, sabemos que há muito o que digerir quando falamos de tendências de tecnologia educacional. Porém, tenha em mente que a tecnologia se infiltrou na educação e renovou todo o seu processo de ensino e aprendizagem. Hoje, a Edtech não apenas aumenta a acessibilidade e a conveniência da educação, mas também altera os comportamentos de aprendizagem e a vontade dos alunos de aprender.

Mas aqui está uma boa notícia: você não precisa entrar sozinho neste mundo EdTech. Pra gente, a experiência do estudante é tudo. Por essa razão, criamos um modelo de negócio humanizado, com apoio de tecnologia para facilitar e evitar atritos na jornada de estudos, não para evitar o contato.

Da inscrição à entrega do certificado, o acompanhamento é feito por um consultor de sucesso dedicado. Sabemos que confiança é tudo.

Quer saber um pouco mais sobre os cursos? Veja aqui! E não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro dos conteúdos!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados