Como desenvolver uma postura de liderança através do coaching
Na vida profissional, é comum buscarmos a aprovação de nossos superiores em nossas decisões. Afinal, quem não quer ter a segurança de que está tomando a decisão certa? No entanto, essa busca constante por aprovação pode ter um custo oculto: a perda de oportunidades de crescimento e o impedimento do desenvolvimento pessoal.
Ao depender sempre da aprovação de outras pessoas, deixamos de assumir a responsabilidade por nossas decisões e, consequentemente, perdemos a oportunidade de crescer e nos tornarmos líderes mais assertivos. Por isso, é preciso fazer a transição de buscar aprovação para assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas.
Formulando as perguntas certas
A primeira etapa para desenvolver uma postura de liderança através do coaching é começar a fazer as perguntas certas. Em vez de buscar respostas de seus superiores, comece a se questionar sobre as decisões que precisa tomar. Ao trazer um problema ou ideia para discussão, esteja preparado para responder a perguntas como:
- Quais alternativas eu considerei?
- Qual é o pior cenário possível e como eu lidaria com ele?
Ao se questionar dessa forma, você estará se mantendo com os pés no chão e construindo confiança em seu próprio processo de tomada de decisão. Além disso, a pesquisa mostra que quando nos envolvemos ativamente em questionamentos reflexivos, reforçamos nosso cérebro a pensar de forma crítica e independente.
Com o tempo, você notará uma diferença na forma como os outros o percebem. Será visto como uma pessoa proativa, preparada e confiante.
Assumindo a responsabilidade
O próximo passo para desenvolver uma postura de liderança através do coaching é parar de buscar aprovação e assumir a responsabilidade pelas próprias escolhas. Pode parecer arriscado, mas a pesquisa mostra que pessoas que assumem a responsabilidade por seu trabalho têm níveis mais altos de motivação e satisfação.
Assumir a responsabilidade por suas ações também ajuda a construir resiliência e ensina valiosas lições a partir de experiências de fracasso. Além disso, ao se responsabilizar, você está mostrando que é capaz de lidar com situações de alto risco. Mesmo quando as coisas não saem como o esperado, saber que você é responsável pode ajudá-lo a analisar os contratempos de forma construtiva, sem procurar culpados.
Buscando suporte, não aprovação
Há uma grande diferença entre buscar orientação e buscar aprovação. Ao trabalhar em algo importante, não peça apenas por uma resposta de sim ou não. Ao invés disso, peça a opinião de seus superiores ou colegas sobre questões como:
- O que eu não estou vendo?
- Como você lidaria com uma situação semelhante?
Buscar perspectivas dessa forma fortalece sua abordagem e promove um ambiente colaborativo, onde você pode aprender com a experiência de outras pessoas, sem transferir a responsabilidade para elas. Ao mudar a conversa dessa maneira, você está abrindo espaço para opiniões que podem refinar sua abordagem sem fugir da responsabilidade. Você não está passando a responsabilidade para outra pessoa, mas sim fortalecendo suas habilidades para lidar com a situação de forma confiante. Com o tempo, essa abordagem pró-ativa também constrói relacionamentos, demonstrando que você valoriza a experiência dos outros e é capaz de assumir suas próprias decisões.
Aprendendo com os fracassos sem apontar o dedo
Às vezes, as coisas não saem como o esperado e é nesses momentos que acontece o verdadeiro crescimento. Em vez de procurar explicações ou desculpas, assuma a responsabilidade pela situação e pergunte a si mesmo:
- O que eu poderia ter feito de forma diferente?
- Quais partes da decisão foram bem e o que eu poderia mudar na próxima vez?
Refletir sobre os próprios resultados sem atribuir a culpa a outras pessoas é uma habilidade que constrói resiliência e ensina lições valiosas a partir da experiência. Esse processo de analisar seus próprios resultados é como um treino para sua carreira. A cada vez que você avalia um fracasso, está construindo resiliência, aprimorando suas habilidades de tomada de decisão e provando que é capaz de lidar com a responsabilidade. Seu time perceberá isso também. Líderes que enfrentam fracassos de frente geralmente têm seguidores que os respeitam e colegas que confiam neles.
Assumindo a responsabilidade para construir confiança e autoconfiança
Mudar da busca por aprovação para a responsabilidade é mais do que apenas uma dica de produtividade, é uma mudança de mentalidade. Quando você está disposto a assumir a responsabilidade, toma decisões melhores, cresce em seu papel e cria uma carreira que reflete verdadeira liderança. Portanto, da próxima vez que você se pegar buscando aprovação rápida, considere manter sua decisão. Você ficará surpreso com o quão longe um pouco de responsabilidade pode te levar.
Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto na Wikipedia. Busca uma formação contínua em Coaching com metodologia comprovada e com cursos de certificação e pós-graduações voltadas à prática? Conheça a Escola de Coaching da Galícia Educação.
Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.