O princípio da cultura em si é que ela se forma por meio de conhecimentos, crenças e costumes de um determinado povo. Para falarmos sobre cultura empresarial, é necessário ter uma ótica sobre essa definição, mas voltada para um contexto corporativo.
No entanto, a cultura empresarial pode ser entendida como um conjunto de hábitos e ideias que os colaboradores compartilham entre si no dia a dia, dessa maneira, agregando valores éticos e morais às regras e normas estabelecidas internamente.
Essa não é uma missão fácil, até porque, mesmo que a empresa ofereça para o colaborador os melhores benefícios, não é possível reter por muito tempo os seus talentos se não houver cultura empresarial.
Cinco dicas para reforçar a cultura empresarial
O desenvolvimento da cultura organizacional é o primeiro passo. Mas é importante ressaltar que, caso ela não seja vivenciada de maneira integral pelos gestores e colaboradores, ela se enfraquece e perde o sentido.
Vale ressaltar que, mesmo em empresas onde esse assunto nunca foi colocado em pauta, ainda assim existe uma cultura válida. Mas pode ser que ela seja desigual, fraca e descentralizada.
Isso fica evidente em empresas que possuem matriz e filial, por exemplo, nas quais os padrões se perdem e não são os mesmos. Os departamentos tiveram autonomia para construir seus próprios costumes – isso possivelmente é transmitido para os clientes, que percebem o descompasso interno.
Independentemente do cenário que despertou a necessidade de mudar e implantar uma cultura forte, a transformação é possível desde que todos os envolvidos estejam dispostos a se adaptar.
Parece complicado? Sim! Mas vamos simplificar toda a trajetória com cinco dicas muito valiosas. Veja!
1. Agilize processos
Se no dia a dia os pequenos processos forem mais ágeis e eficientes, a interação entre os colaboradores vai acontecer de uma forma muito mais natural.
2. Cultive confiança e transparência
A gestão de pessoas é importante para que os colaboradores confiem em si e, principalmente, na empresa, que precisa dar razões que justifiquem esse voto de confiança.
3. Consolide a comunicação interna
A comunicação é a peça-chave de toda empresa, e, por esse motivo, não pode ser deixada de lado.
4. Tenha atenção aos excessos
É bastante comum ter de lidar com o excesso de informações quando ocorrem mudanças. Mas, trazendo para o contexto organizacional, o cuidado precisa ser redobrado para que as informações não se percam.
5. Promova momentos de convívio
Essa dica é recreativa, mas não deixa de ser importante. Não deixe de promover eventos importantes para a empresa, isso a alimenta a sua cultura.
O que é cultura empresarial e qual a sua importância
Também conhecida como cultura organizacional, é um termo que descreve a combinação entre: atitudes, missão, comportamentos, valores e expectativas.
As lideranças e os colaboradores são movidos por essa combinação diariamente. Ou seja, a cultura vai além de normas institucionais. Elas devem pautar a postura e as crenças dos envolvidos.
Na prática, nada vai adiantar ter regras claras e bem definidas no site ou em materiais institucionais – uma cultura presente influencia nas ações realizadas pelo time.
Podemos dizer que a cultura empresarial é a “personalidade” da organização, que determina as rotinas e principalmente a maneira como ela atua no mercado.
A importância de uma cultura empresarial presente é que sem ela os colaboradores ficam sem rumo, restando a sensação de incerteza que os padrões informais deixam.
Tais padrões instalam um dúvida a respeito das missões e valores que norteiam a organização. Isso prejudica a produtividade e também a convivência no ambiente de trabalho.
Os valores e crenças que definem a cultura da empresa
Cada organização define quais são seus valores e suas crenças. Por exemplo, se você preza por uma conduta íntegra, a ética será um de seus valores.
Se a empresa preza pela qualidade nas relações, serviços e produtos, acrescente o profissionalismo aos seus valores. Lembrando que a mesma empresa pode ter quantos valores quiser – desde que esteja disposta a cumpri-los.
Mas, se não tem valores estabelecidos, faça o seguinte exercício: liste os elementos-chave (como, por exemplo, ética e profissionalismo) que a empresa está disposta a priorizar e institucionalizar.
Após, faça uma reunião e escolha estrategicamente os colaboradores que serão portadores desses valores, eles assumirão a responsabilidade de repassá-los aos demais funcionários.
Comunicação clara e efetiva entre os colaboradores
Para que a empresa consiga ouvir todos os gestores e colaboradores, ela deve investir em uma comunicação interna forte e principalmente, frequente.
A comunicação é a peça-chave. Vai além dos feedbacks constantes, é necessário que a equipe crie o hábito de trocar informações. Os líderes e gestores tem como missão criar um ambiente de comunicação aberta.
E não apenas um canal de comunicação formal, mas também de comunicação informal. É importante repensar e, se necessário, até mesmo criar canais de comunicação adequados à rotina da organização.
Fomentar a colaboração e o trabalho em equipe
Nesse ponto é importante ressaltarmos a diferença entre clima e cultura organizacional. Enquanto o clima está relacionado ao ambiente interno da empresa, a cultura, por sua vez, está relacionada aos valores.
Embora sejam diferentes, estão ligados porque um influencia o outro. O clima organizacional funciona como um termômetro para medir o quanto os colaboradores estão engajados e estimulados pela cultura empresarial.
Todos os envolvidos devem estar na mesma página. Fundadores, CEO, gestores e colaboradores. Na prática, isso quer dizer que, quando um gestor, por exemplo, “não compra” os valores, isso pode causar um efeito dominó.
As empresas são compostas por pessoas únicas, com conhecimentos e habilidades específicos. No entanto, para que grandes resultados sejam alcançados, é fundamental fomentar a colaboração entre todo mundo.
Reconhecer e valorizar o desempenho dos colaboradores
Alta produtividade, inovação e satisfação são os principais reflexos quando os colaboradores entendem e fazem parte da cultura empresarial.
A gestão do capital humano é a base para o crescimento de uma empresa, afinal, as pessoas são responsáveis pela operação, tornando o capital humano o item mais importante.
O reconhecimento e a valorização das pessoas têm o poder de transformar o capital humano, criando condições para desafiar os colaboradores de maneira saudável, e estimulando o trabalho em equipe.
O mercado atualmente carece de líderes executivos que possuem uma visão estratégica de várias áreas da empresa, como: vendas, finanças, marketing e gestão de pessoas.
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