O Poder do Coaching na Gestão de Equipes: Como Manter a Motivação e Produtividade no Último Trimestre do Ano
Se você já participou de uma corrida, então sabe: existe uma diferença entre tentar correr rápido e tentar vencer alguém.
Os seres humanos são naturalmente competitivos e a psicologia disso funciona nos dois sentidos – se estivermos ganhando, somos impulsionados para frente e nos desempenhamos melhor. Mas, como estudos mostram, quando os corredores percebem que estão perdendo, seu esforço diminui – quase garantindo o resultado.
O efeito é semelhante ao que acontece quando os líderes definem a barra muito alta quando os funcionários se aproximam do final do ano. O quarto trimestre já é um período de alto estresse, com planos de férias, obrigações familiares, férias próximas e pressões de relatórios do final do ano. Pode ser desmoralizante para uma equipe sobrecarregada ser sobrecarregada com ainda mais tarefas.
Quando isso acontece, o esforço e o ânimo inevitavelmente diminuem. Mas, como gestor, você pode usar ferramentas do coaching para gerenciar o estresse do quarto trimestre e manter a motivação e a produtividade de sua equipe em alta. Aqui está como fazemos isso na Jotform.
Defina expectativas realistas
Eu concordo completamente com a ideia de que sonhar grande é essencial para alcançar grandes coisas. Mas, depois de duas décadas como proprietário de uma empresa, aprendi que o crescimento gradual é sustentável. Correr para ter sucesso pode levar a erros caros – lançamentos de produtos fracassados, contratações erradas, problemas no atendimento ao cliente e muito mais – por isso é essencial resistir à vontade de se apressar, especialmente no último trimestre, quando o instinto é forte para se dedicar o máximo possível.
Uma solução é definir expectativas mais realistas e isso começa com a compreensão de onde seus funcionários estão em termos de carga de trabalho e capacidade. Como a Harvard Business Review observa, os gerentes que buscam entender seus funcionários, incluindo seus desafios, são os mais conectados e confiáveis por suas equipes.
Comece verificando com as equipes e os funcionários individuais e determinando o que precisa ser feito – não seus objetivos mais ambiciosos, mas sim, o essencial – e quanto eles podem razoavelmente assumir. Se os funcionários tiverem que escolher entre tarefas importantes, incentive-os a priorizar as tarefas com maior impacto, enfatizando o impacto em vez da urgência.
Em seguida, trabalhe com os funcionários para descobrir como ajudá-los a atingir essas metas e forneça o que eles precisam para cumprir seus objetivos de forma eficaz. Talvez isso signifique uma flexibilidade um pouco maior no final do ano. Talvez signifique fornecer recursos adicionais ou dar sinal verde para que eles peçam ajuda a alguém de outro departamento. Os líderes estão em melhor posição para apoiar os funcionários na conquista de objetivos realistas sem sacrificar seu bem-estar.
Estabeleça uma comunicação aberta
Não é segredo que os funcionários de todos os setores estão lutando contra a saúde mental. Uma pesquisa recente da Gallup constatou que menos de um em cada quatro funcionários sentia que a organização se importava com seu bem-estar.
Uma das coisas mais poderosas que os líderes podem fazer é se comunicar – nesse caso, menos é mais. Estudos descobriram que os funcionários que sentiam que seus gerentes não eram bons em se comunicar eram 23% mais propensos a experimentar declínios na saúde mental. À medida que os níveis de estresse aumentam durante o quarto trimestre, a comunicação aberta é mais importante do que nunca.
Para começar, os gerentes podem verificar com os funcionários para avaliar como eles estão se sentindo. Não subestime o poder de uma mensagem direta ou algumas frases em um e-mail – uma mensagem rápida para expressar sua preocupação pode ter um impacto significativo.
Garanta que os funcionários estejam cientes dos recursos disponíveis para eles – se esses recursos forem compartilhados em um fórum público, certifique-se de compartilhá-los novamente. Em um estudo, 46% de todos os trabalhadores disseram que sua empresa não compartilhou proativamente os recursos de saúde mental da organização. É uma omissão bastante notável que pode ser facilmente corrigida.
Por fim, certifique-se de que você esteja prontamente disponível para todos os funcionários, para que eles possam vir diretamente a você com quaisquer dúvidas ou preocupações sobre as metas ou tarefas do quarto trimestre. Seja uma política de portas abertas ou compartilhe regularmente seus horários para uma conversa privada, torne sua disponibilidade conspicuamente visível.
Planeje estrategicamente antes e depois do quarto trimestre
Os líderes sabem que o quarto trimestre será agitado. Enquanto o impulso para terminar forte é alto, também é a necessidade de se desconectar completamente. Eu acredito na necessidade de tirar férias reais e passar um tempo de qualidade
Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto na Wikipedia. Busca uma formação contínua em Coaching com metodologia comprovada e com cursos de certificação e pós-graduações voltadas à prática? Conheça a Escola de Coaching da Galícia Educação.
Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.