Galícia Educação
Gift Store

Coach Profissional: saiba tudo sobre essa profissão

Mulher em pé apresentando, e na frente dela quatro pessoas sentadas ouvindo

Você já deve ter ouvido o termo “Coaching” por aí, não é? O coach profissional, uma ocupação que já existe há algum tempo, está se popularizando cada vez mais, o que gera mitos e dúvidas sobre a atividade.

Essa é uma área que está em alta no mercado e oferece a possibilidade de atuar em diversos segmentos, o que a torna muito atrativa. Já pensou em trabalhar com isso, ou, quer entender melhor como essa profissão funciona? 

Então, acompanhe o texto para saber mais sobre e descobrir o que o Coach faz e como se tornar um Coach! 

O que é Coaching?

Em inglês, Coaching significa treinamento. Portanto, a atuação do profissional desse ramo tem a finalidade de treinar e orientar o seu cliente, para que ele atinja as suas metas da melhor forma possível. 

Os coaches podem ter diversos focos, mas alguns dos principais são:

  • Life Coaching

É focado no desenvolvimento pessoal, usando o processo de autoconhecimento para a mudança de hábitos que levem ao alcance de um objetivo, seja ele mensurável e específico, por exemplo, passar em um concurso, ou mais subjetivo, como melhorar os relacionamentos com outras pessoas. 

  • Business Coaching 

Similar ao Life Coaching, porém, com propósitos voltados para o trabalho e a área profissional. Pode ser aplicado em indivíduos ou em equipes.

O que o Coach profissional faz? Popularmente “o q faz um coach” ou “o que o coach faz“?

A função do Coach é, junto com o seu cliente (ou Coachee), traçar os objetivos desejados e oferecer direcionamento e acompanhamento, para gerar resultados. Esse processo é feito por meio de diversas sessões onde o progresso é medido e o planejamento é aprimorado. 

Assim, o Coaching deve ser feito a partir de uma abordagem individual e personalizada, pensada especialmente para cada pessoa. 

Esse processo envolve: 

  • Avaliação do Coachee no âmbito em que deseja evoluir;
  • Identificação de experiências anteriores, positivas e negativas;
  • Definição dos objetivos;
  • Criação de planos de ação e atividades específicas para atingir as metas. 

Cada profissional tem a sua especialidade, portanto, existem Coaches qualificados em esporte, em saúde, em liderança, em vendas, em inteligência emocional e muito mais. 

É importante lembrar que o Coach profissional não é um psicólogo e não deve prestar acompanhamento ou prometer tratamento para questões de saúde mental, como depressão e ansiedade. 

Geralmente, os Coaches são autônomos, mas também podem trabalhar em empresas de consultorias e treinamentos. Atendem em um escritório ou de forma online, além de dar palestras para grupos, em instituições ou eventos.

Coach Profissional: como se tornar um e quais cursos fazer

A profissão ainda não é regulamentada no Brasil, por isso, não exige um curso específico. Quem quer seguir nesse ramo pode realizar cursos livres, oferecidos por instituições confiáveis, ou pós-graduações reconhecidas pelo Ministério da Educação (MEC). 

Os Coaches podem ser formados em Administração, Gestão de Pessoas, Recursos Humanos ou Marketing, já que são áreas que abordam conceitos também usados no Coaching, e aliar essas formações com outras certificações específicas. 

Conheça a nossa Escola de Coaching! 

Torne-se um Coach profissional, cocertificado por nós e pelo Institute of Coaching, afiliado à Harvard Medical School

Nessa formação completa e 100% online, você pode escolher por ser um full coach, qualificado para diversas áreas, ou focar em um dos segmentos: learning coach, career coach, business coach, life coach e finance coach. 


Confira tudo sobre o MBA em Coaching e inscreva-se!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Coaching Cognitivo

Coaching Cognitivo é uma abordagem de coaching que se baseia nos princípios da terapia cognitivo-comportamental (TCC) para ajudar indivíduos a identificar e modificar pensamentos, crenças e comportamentos que podem estar impedindo seu desempenho e bem-estar. O foco principal do coaching cognitivo é promover a autoconsciência e a mudança cognitiva para

Mais >>
Angel Investor

Um Angel Investor, ou investidor-anjo, é uma pessoa física que fornece capital para startups ou pequenas empresas em estágio inicial, geralmente em troca de participação acionária ou dívida convertível. Esses investidores são frequentemente empreendedores experientes ou profissionais bem-sucedidos que, além de capital, oferecem seu conhecimento, rede de contatos e orientação

Mais >>
Glossário do Direito
Ação de Exigir Contas

A Ação de Exigir Contas é um procedimento judicial utilizado quando uma pessoa, o autor, deseja obter informações detalhadas sobre a gestão de bens ou valores por parte de outra pessoa, o réu, que é responsável por essa administração. Esse tipo de ação é comum em situações onde há uma

Mais >>
Ação de Consignação em Pagamento

A Ação de Consignação em Pagamento é um instrumento jurídico utilizado quando o devedor deseja cumprir sua obrigação, mas encontra resistência ou impedimento por parte do credor em receber o pagamento. Essa ação é prevista no Código de Processo Civil brasileiro e visa a proteção do devedor, permitindo que ele

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Budget

O Guia Completo sobre Budget (Orçamento)

Empreender é um desafio repleto de oportunidades e obstáculos. Um dos elementos cruciais para o sucesso de qualquer empreendimento é o budget (orçamento). Saber como

Financiamento para Startups

Financiamento e Créditos para Startups

As startups desempenham um papel crucial na inovação e no desenvolvimento econômico global. No entanto, o acesso a financiamento e crédito é um dos maiores