Galícia Educação

Coach financeiro: saiba o que faz o profissional e como se tornar um

Coach financeiro, homem olhando sério para laptop

Cuidar bem das finanças é uma prioridade para muitas pessoas e empresas, tanto para sair de situações de crise, como para evitar que elas aconteçam. Nesse contexto, uma profissão que vem ganhando espaço é a do Coach Financeiro

Esse profissional pode ajudar na gestão dos recursos, guiando em direção aos objetivos financeiros, sejam eles para, por exemplo, ter mais dinheiro na conta no fim do mês ou resolver um problema. 

Continue lendo e descubra mais sobre essa profissão! 

O que é o Coach financeiro? 

Para ter essa resposta, é preciso entender o conceito de Coach, um profissional que, com o seu conhecimento e as suas vivências, treina e orienta o cliente para atingir as suas metas. 

Ele explora e motiva o potencial de cada pessoa, de forma personalizada para cada situação. 

O Coach financeiro utiliza essas técnicas no âmbito das finanças, ajudando indivíduos e instituições a organizar os seus recursos, identificar prioridades, aumentar a sua renda e conquistar objetivos específicos, como quitar uma dívida ou fazer um novo investimento. 

Os Coaches vão além de apenas traçar estratégias baseadas em dados, por exemplo, mas lidam também com questões de comportamento. 

Portanto, podem auxiliar na compreensão de quais são as motivações, emoções e sentimentos por trás dos hábitos financeiros, ajudando a transformar a forma como o cliente lida com o dinheiro. 

Qual é a diferença entre Coaching financeiro e Consultoria financeira? 

São áreas de atuação diferentes, com finalidades e conhecimentos distintos. O Coach enfatiza o lado emocional e comportamental, já o consultor lida apenas com informações objetivas e estratégicas, atuando também com aconselhamento sobre o mercado financeiro. 

Dessa forma, o Coach trabalha principalmente na organização pessoal das finanças, sem ênfase no cenário econômico e nas oportunidades de investimento, e ajuda o cliente a administrar melhor o dinheiro que ele já tem. 

Os dois profissionais são importantes e podem atuar para uma mesma pessoa ou negócio, se complementando. 

Quais são os benefícios de contratar um Coach financeiro?

O Coach financeiro trabalha em muitos contextos, auxiliando, por exemplo, a economizar dinheiro para criar um fundo para emergências, a administrar os recursos, a criar um planejamento, a atingir metas e a mudar hábitos que são nocivos para a saúde financeira. 

O profissional:

  • Ajuda a realizar um levantamento de entradas e saídas;
  • Analisa a sua relação com o dinheiro; 
  • Orienta a mudança de hábitos;
  • Identifica qual é o melhor método para você controlar as despesas;
  • Incentiva a disciplina para alcançar objetivos;
  • Traz motivação e reconhecimento das suas conquistas. 

Seja um Coach financeiro profissional! 

Atualmente, a profissão de Coach ainda não é regulamentada, portanto, não existem cursos obrigatórios para exercê-la. 

Mas, você pode aprender tudo sobre o assunto com MBA reconhecido pelo MEC, cocertificação pela nossa Escola de Coaching e pelo Institute of Coaching, afiliado à Harvard Medical School

Escolha o curso de Full Coaching, se habilitando para atuar em cinco áreas diferentes, ou focar em se tornar um Coach financeiro, aprendendo na prática com orientação e supervisão de profissionais consagrados.

Saiba mais e matricule-se já!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados