Você sabe quais são os impactos da revolução industrial 4.0 ?

A tecnologia tem um papel super importante nas nossas vidas. Para você ler esse texto, por exemplo, foi preciso uma evolução no acesso à informação jamais vista antes. E, bom, para quem achava que já estávamos no auge da tecnologia, veio aí a Revolução Industrial 4.0.

Quer saber um pouco mais sobre ela, suas origens, como ela afeta o mercado e quais são as profissões do futuro? Então continue lendo esse artigo que vamos te contar tudo isso.

O que é Revolução Industrial 4.0?

Revolução Industrial 4.0, indústria inteligente, indústria interconectada, internet das coisas e inteligência artificial. Todas essas definições se referem ao uso de tecnologias para tornar o processo de fabricação mais ágil, flexível e automatizado possível. 

Trata-se da transformação digital da indústria com a integração e digitalização dos processos industriais.

Ah, mas isso já não tinha sido feito na terceira revolução industrial? Bom, mais ou menos. Enquanto na terceira revolução aconteceu o avanço tecnológico dos meios de produção, na quarta revolução existe a integração de diferentes tecnologias e digitalização das atividades.

Aqui a inteligência artificial, internet das coisas e computação em nuvem são responsáveis por aumentar a produtividade não só de forma material, mas também trabalhando com dados e informações que contribuem nas estratégias de mercado.

Tecnologias da Revolução Industrial 4.0

De um modo geral, a Indústria 4.0 mostra um aumento na automação e troca de dados em tecnologia e processos na indústria de manufatura, incluindo:

A internet das coisas (IoT)

A Internet Industrial das Coisas (IIoT)

Sistemas ciberfísicos (CPS)

Fabricação inteligente

Fábricas inteligentes

Computação em nuvem

Computação cognitiva

Inteligência artificial

Quais são os tipos de revolução industrial? Veja 4 delas!

Os avanços técnicos mudam não só a forma como nós produzimos as coisas, mas também as condições de trabalho e o estilo de vida das pessoas. Vamos mostrar aqui quais foram as revoluções industriais e como chegamos na Revolução Industrial 4.0. Olha só:

1ª Revolução Industrial

A Primeira Revolução Industrial começou no século XVIII com o uso de energia a vapor e mecanização da produção. As rodas de fiar que produziam fios foram mecanizadas com essa energia e passaram a produzir oito vezes mais.

Daí vieram muitos outros avanços, como o navio e a locomotiva a vapor. Essas invenções trouxeram ainda mais mudanças, já que as pessoas e mercadorias podiam percorrer grandes distâncias em menos horas.

2ª Revolução Industrial

A  Segunda Revolução Industrial começou no século XIX com a descoberta da eletricidade e da produção em linha de montagem. A história diz que Henry Ford tirou a ideia da produção em massa de um matadouro em Chicago: os animais eram pendurados em correias transportadoras e cada açougueiro realizava apenas uma parte da tarefa de abater o animal. 

Henry Ford transferiu esses princípios para a produção de automóveis mudou o processo de produção. Enquanto antes uma estação montava um automóvel inteiro, agora os carros eram produzidos em “mini etapas” na esteira transportadora – e isso era mais rápido e tinha um custo menor.

Assim, a Segunda Revolução Industrial popularizou os meios de produção em massa, tornando possível o aumento da oferta e da competitividade entre as empresas.

3ª Revolução Industrial

A Terceira Revolução Industrial é marcada no começo do século XX como a Era da Informação. Ela trouxe uma série de inovações tecnológicas tanto para o campo produtivo quanto para a área da comunicação.

Aqui podemos destacar algumas mudanças como a inserção da robótica na manufatura, a popularização das telecomunicações, o estudo da genética, o desenvolvimento do transporte, entre tantos outros que contribuíram para o desenvolvimento da sociedade.

A partir dessas mudanças, o mundo se modernizou e se globalizou, já que a difusão de informações se tornou instantânea e se romperam os limites geográficos.

4º Revolução Industrial

Estamos atualmente implementando a Quarta Revolução Industrial. Ela se caracteriza pela aplicação das tecnologias de informação e comunicação à indústria e é também conhecida como “Indústria 4.0”. 

Baseada no que já havia acontecido na 3ª Revolução Industrial, podemos dar um exemplo do que ela faz: sistemas de produção que já possuem tecnologia são expandidos por uma conexão de rede em nuvem. 

Quando esses facilitadores se unem, a Indústria 4.0 tem o potencial de oferecer alguns avanços incríveis em ambientes de fábrica. Por exemplo, uma máquina com problema pode acionar processos de manutenção de forma autônoma.

E tem mais: a Indústria 4.0 tem o poder de criar métodos de levar as informações certas para a pessoa certa no momento certo, além de fornecer dados para que se tomem decisões estratégicas no campo da logística, de produção, de marketing, entre muitos outros.

3 profissões mais valorizadas 

Na Revolução Industrial 4.0, os profissionais mais valorizados são aqueles que têm conhecimento técnico e estratégico dos processos. Áreas como computação, big data, mecânica, programação, entre outras, também são bem importantes por aqui.

Veja alguns exemplos de profissões valorizadas no setor:

1-  Profissional de Big Data

Com o uso da tecnologia, as indústrias têm muitos dados coletados a todo instante – e é preciso saber o que fazer com eles.

O profissional de Big Data é essencial para a Revolução Industrial 4.0, já que vai estar à frente da descoberta de novos padrões e relacionamentos de dados que impactam o negócio, previsão de resultados, estudos de tendências, entre outros.

2- Profissional de IoT

Por mais que pareça coisa de filme de ficção científica e você ache que isso vai demorar muito para acontecer, a Internet das Coisas já está presente no seu dia-a-dia de forma recorrente, como na assistente virtual do seu celular, por exemplo. 

A tendência é que ela se infiltre em mais e mais setores, desde a indústria de manufatura até a tecnologias cotidianas. É por isso que profissionais de IoT são tão requisitados nesse momento da Revolução Industrial 4.0.

3- Profissional de cibersegurança

Com os processos ficando cada vez mais “online”, é natural que cresçam as más intenções de quebrar a segurança das empresas para obter dados ou qualquer informação de valor. Por isso, o profissional especializado em cibersegurança é uma peça fundamental para essa nova fase da tecnologia – e é cada vez mais valorizado no mercado.

Quer ficar por dentro de todas as novidades aqui no blog? Inscreva-se na nossa newsletter e receba tudo direto no seu e-mail!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Behavioral Targeting

Behavioral Targeting, ou segmentação comportamental, é uma técnica de marketing que utiliza os comportamentos e atividades dos consumidores para personalizar anúncios e conteúdos. Essa abordagem se baseia em dados coletados sobre as interações online dos usuários, como histórico de navegação, pesquisas, compras anteriores e engajamento com conteúdos, para criar perfis

Mais >>
Income Share Agreement (ISA)

O Income Share Agreement (ISA), ou Acordo de Compartilhamento de Renda, é um modelo de financiamento educacional onde os estudantes concordam em pagar uma porcentagem fixa de sua renda futura por um determinado período de tempo em troca de financiamento para sua educação. Ao contrário dos empréstimos tradicionais, os pagamentos

Mais >>
Glossário do Direito
Homologação (Direito)

Homologação é um termo jurídico que se refere ao ato de aprovação ou validação de uma decisão, acordo ou ato administrativo por uma autoridade competente. O processo de homologação é fundamental para garantir que determinados atos ou decisões atendam aos requisitos legais e formais, conferindo-lhes validade e eficácia. No contexto

Mais >>
Direito Agrário

O Direito Agrário regula as relações jurídicas relacionadas à atividade agrícola e à propriedade rural. Inclui normas sobre reforma agrária, posse e propriedade de terras, contratos agrários e políticas de desenvolvimento rural. Seu objetivo é promover a justiça social e o desenvolvimento sustentável no campo. Princípios do Direito Agrário Áreas

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados