Galícia Educação

Vale a pena fazer uma pós-graduação em Finanças?

pós-graduação em finanças

Hoje existe uma variedade enorme de cursos de pós-graduação, mas, para escolher o que vale a pena, é necessário se atentar a alguns pontos muito importantes, como por exemplo: área de atuação, empregabilidade e perfil profissional. 

Ao optar pela especialização em Finanças, o profissional já tem planos para poder assumir uma posição de liderança, tornando-se um gestor financeiro. Esse curso tem atraído cada vez mais esses profissionais. Mas, afinal, a pós-graduação em Finanças vale a pena?

Vale a pena fazer uma pós-graduação em Finanças?

O Panorama da Educação, realizado pela Expertise Educação (uma das Consultorias Educacionais de maior destaque no país, especializada em Big Data e Indicadores de Performance), nos apresentou índices muito animadores.

Entre os anos de 2017 e 2020, houve cerca de 500 mil buscas pela pós-graduação na área de Finanças, o que representa um aumento de 15,4% em relação aos anos anteriores. 

Mas, afinal, vale a pena investir em uma pós-graduação em Finanças? O que faz um gestor financeiro? Resumidamente, esse profissional é responsável pela administração dos recursos financeiros da empresa.

Além de ocupar um cargo de liderança nos planejamentos, ele também é responsável por gerir equipes que trabalham com os fluxos de capital das organizações. 

Mas se ainda há dúvidas, trouxemos quatro motivos para mostrar que esse é um excelente campo de atuação. Confira!


1. Crescimento profissional e pessoal

Ao longo da carreira, esses profissionais adquirem experiência e reputação na área de Finanças, além de aperfeiçoar cada dia mais as soft skills (como por exemplo poder de negociação e comunicação) – o que resulta em voos cada vez mais altos, tornando-se um profissional requisitado.


2, Alta procura por especialistas na área 

Ao construir uma carreira sólida, um bom gestor financeiro passa a ser requisitado por várias empresas. O que influenciou essa alta demanda é a crise econômica que afeta o mundo inteiro, as empresas estão em busca de especialistas para realizar planos de reestruturação.


3. Possibilidade de trabalhar como autônomo

Falamos muito sobre construir carreira em grandes empresas, mas temos de ressaltar que essa área também possibilita a atuação como autônomo. Pequenos investidores buscam bons conselhos para aplicar seus investimentos, e é aí que os agentes autônomos ganham cada vez mais o mercado.


4. Bons salários 

Segundo a Catho, a média salarial para um gestor de Finanças no Brasil é de R$ 5.551,51 na admissão. Além da chance de receber bônus, que é determinado pelo desempenho do profissional.

Qual a diferença de um MBA e uma pós-graduação?

Essa é uma das maiores dúvidas que surgem na hora de decidir em qual curso investir. Muitos sabem que MBA e pós-graduação são diferentes, mas você sabe quais são essas diferenças? Vamos esclarecer essa dúvida de uma vez por todas.

O MBA e a pós-graduação costumam atrair públicos bem distintos. E isso acontece porque o MBA é voltado para uma formação empresarial executiva, enquanto a pós-graduação é destinada para quem quer se especializar em determinada área.

Seja qual for a sua escolha, é válido lembrar que ambos acrescentam muito conhecimento e desenvolvimento profissional, sendo assim, não existe um melhor, mas sim um que seja ideal para o seu perfil.

Por que fazer uma pós-graduação em Finanças?

A pós-graduação em Finanças é um curso superatualizado e a par das necessidades do mercado, tratando do que há de mais atual na área. 

O curso proporciona aos alunos discussões nas quais há muita troca de experiência,  além de simular a aplicação prática de todos os conteúdos ensinados. 

Um planejamento financeiro, por exemplo, é uma tarefa que exige habilidades e competências muito específicas, e a pós-graduação em Finanças é um curso em que o profissional vai se atualizar, aprofundar e também aprender conceitos e ferramentas que vão aumentar o índice de sucesso nas tomadas de decisão.

Como está o mercado de trabalho e quais as áreas mais indicadas?

No Panorama apresentado acima, a Expertise também apresentou dados que revelam quais são os cursos mais procurados em diversas áreas, inclusive na área de Finanças. 

Saiba agora quais são as cinco pós relacionadas à área de Finanças que obtêm o maior número de buscas e fique por dentro do que está mais em alta no mercado.


1. Contabilidade

Na área de Finanças, a Contabilidade é a mais procurada por quem busca trabalhar no setor financeiro, seja de uma empresa ou mesmo do mercado de capitais.  Os cursos mais procurados, são:

• Contabilidade Forense e Investigação de Fraudes

• Contabilidade e Planejamento Tributário

• Contabilidade, Perícia e Auditoria

• Contabilidade, Auditoria e Gestão


2. Economia

A Economia ocupa o ranking por ser muito popular por quem busca uma especialização, já que o tema geralmente é abordado de maneira superficial na graduação. Confira as principais opções:

• Fundamentos da Economia

• Economia Criativa 

• Marketing e Nova Economia

• Economia Política


3. Auditoria

A pós em Auditoria é bastante procurada por profissionais que desejam ingressar na área de Finanças. O auditor é responsável por analisar todas as atividades desenvolvidas dentro das organizações, verificando se estão de acordo com o planejamento.  Os principais cursos de Auditoria, são:

• Auditoria em Saúde

• Auditoria Contábil, Fiscal e Perícia

• Auditoria e Perícia Ambiental

• Auditoria e Compliance


5. Controladoria

O auditor é responsável por averiguar, já o controlador é responsável pela organização, planejamento e administração de assuntos financeiros e orçamentários. Confira os cursos de especialização na área mais procurados:

• Controladoria  e Governança Pública 

• Controladoria Empresarial

• Controladoria de custos

• Controladoria Financeira


6. Ciências Contábeis

Para quem busca uma especialização mais generalista na área de Finanças e de Contabilidade, a pós em Ciências Contábeis é bastante interessante, e também é uma boa oportunidade para quem deseja se especializar como contador.

Onde posso fazer meu curso? 

Você já escolheu o seu curso, então agora é a hora de analisar as instituições e decidir qual se encaixa melhor no seu perfil, analisando as características e benefícios oferecidos por elas.

Para ajudá-lo nessa tarefa, hoje vamos te apresentar a Galícia Educação. Fundada em 2020, a Galícia foi criada por pessoas qualificadas que buscam oferecer oportunidades sustentáveis e reais para o desenvolvimento profissional e pessoal de seus alunos. 

Nossos cursos são multiformatados, pensados para você que busca qualidade no ensino. E temos uma novidade incrível para quem pretende se especializar na área de Finanças.

Firmamos uma parceria estratégica com a TC TradersClub S.A, uma das maiores comunidades de investidores da América Latina, para alavancar escolas digitais de tecnologia e finanças.

Ou seja, TC TradersClub S.A. e Galícia Educação, juntas, vão desenvolver novos serviços na área de Educação e de tecnologia, aliadas a milhares de profissionais em todo o Brasil.

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados