Galícia Educação

Educação financeira: benefícios para o pessoal e profissional

mulher negra com blusa social vermelho escuro, sentada e a frente dela tem um notebook. a mulher está sorrindo

Entender sobre educação financeira e saber administrar os recursos adequadamente são habilidades que todos devemos valorizar e desenvolver. Afinal, lidamos com dinheiro diariamente e precisamos dele para garantir o nosso sustento, por isso, saber cuidar bem do que temos é essencial. 

As informações sobre isso podem ser adquiridas de várias maneiras e, com a internet, de forma prática e simples. Existem diversos cursos e materiais que abordam o tema, tanto para iniciantes quanto para quem deseja se profissionalizar nessa área. 

Leia mais sobre a importância da educação financeira em nosso outro artigo sobre o assunto. 

Independentemente de qual seja o seu objetivo ao buscar esse conhecimento, saiba que uma boa educação financeira traz inúmeros benefícios, tanto para o âmbito pessoal quanto profissional. 

Então, continue lendo e conheça mais sobre essas vantagens! 

Quais são os benefícios da educação financeira para a vida pessoal?

Engana-se quem pensa que a educação financeira é importante apenas para profissionais que trabalham com finanças ou grandes empreendedores. 

Ela faz a diferença no dia a dia de qualquer um, com vantagens como: 

  • Auxilia no controle de gastos 

Segundo o SPC Brasil, 46% dos brasileiros não controlam o seu orçamento. Isso leva a gastos excessivos e gera dívidas. Sabendo como gerenciar os recursos, é mais fácil ter um controle eficaz e focar nas coisas certas. 

  • Ajuda a criar uma reserva para emergências 

Guardar dinheiro não é fácil, mas é necessário. Por isso, uma boa educação financeira ajuda e incentiva a poupar, algo fundamental para que se tenha recursos à disposição em caso de emergências. 

  • Permite quitar dívidas

Sabendo como poupar e controlar os gastos, é mais fácil quitar valores em aberto, deixando de lado outros custos menos importantes. 

  • Gera o alcance de metas

Tendo uma noção maior de gestão de finanças, é possível se planejar e guardar dinheiro, visando realizar sonhos como fazer uma viagem, comprar uma casa ou abrir um negócio. 

  • Traz mais qualidade de vida 

As preocupações diminuem quando as contas estão em dia e há uma reserva para imprevistos. Portanto, a educação financeira também traz mais bem-estar. 

Quais são os benefícios da educação financeira para a vida profissional? 

Já no universo do trabalho e do empreendedorismo, a educação financeira ajuda a criar indivíduos mais preparados e que tiram o melhor de cada oportunidade. 

Confira as vantagens para o âmbito profissional: 

  • Oportuniza o estudo
    Para quem deseja adquirir novos conhecimentos e alcançar um novo patamar de qualificação, a educação financeira é uma aliada, ajudando na gestão dos recursos e permitindo que eles sejam investidos em cursos e treinamentos. 
  • Ensina onde empreender e investir 

Indo além dos conceitos básicos, entender um pouco sobre finanças ajuda a compreender como o mercado funciona. A partir daí, os profissionais conseguem identificar quais são os melhores investimentos para gerar mais rendimento, tanto em sua empresa como em projetos paralelos. 

  • Dá liberdade para escolher outros ramos de carreira 

Quem deseja mudar de emprego, mas depende exclusivamente do salário do mês para pagar as contas, tem dificuldade em seguir para outro segmento. Porém, se preparando financeiramente para isso e garantindo uma reserva, é possível fazer essa transição de forma mais tranquila. 

  • Gera habilidades de gestão 

Os mesmos conhecimentos necessários para administrar os recursos de uma casa podem ser aplicados no dia a dia do ambiente empresarial. A educação financeira dá uma noção maior de gestão, um atributo útil em qualquer contexto. 

Consultor financeiro: a educação financeira como profissão 

Para quem precisa ir além na gestão dos recursos, contratar um consultor financeiro é uma boa opção: ele é o profissional que avalia e organiza os recursos do cliente, seja ele uma empresa ou uma pessoa física. 

Atua sempre com honestidade, respeito e sem conflito de interesses, focando apenas em otimizar a administração financeira do seu parceiro, de acordo com os objetivos desejados. 

Essa também é uma função no mercado financeiro que está em crescimento, podendo ser uma ótima oportunidade de emprego. 

O consultor pode trabalhar em organizações do ramo, em seguradoras ou até mesmo como autônomo, estando isento de relações com instituições bancárias. 

Como aprender sobre financeiras? 

Atualmente, existem diversos caminhos possíveis para alcançar mais conhecimento sobre o tema. Você pode contar com um profissional, como um consultor financeiro, ou aprender sozinho. 

A internet é uma fonte inesgotável de conteúdo e pode ajudar nisso, desde que consuma material produzido por pessoas qualificadas.

Porém, se a sua ideia é se aprofundar nesse assunto e levar a educação financeira para a sua vida profissional, existem caminhos para isso. Tanto para quem quer aprimorar a sua gestão de finanças na área que já atua, ou para quem pensa em seguir carreira como consultor, é possível se qualificar através de cursos online. 

Conheça o MBA em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar

Quer se tornar um consultor financeiro de sucesso? Então, esse curso é ideal para você. 

Em parceria com a SuperRico, uma fintech que promove o bem-estar financeiro e democratiza o acesso ao planejamento pessoal, o MBA é recomendado para agentes que querem fortalecer esses conhecimentos ou para quem deseja desenvolver uma carreira de alta demanda nesse mercado. 

Conheça mais sobre o MBA em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar, matricule-se já!

Compartilhe:

Trackbacks/Pingbacks

  1. Gestão financeira para quem trabalha em casa: principais dicas - […] falamos sobre home office, uma das primeiras questões que vêm em mente é a respeito do gasto que trabalhar…

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados