Galícia Educação
Gift Store

Entenda por que é importante estudar empreendedorismo

porque estudar empreendedorismo

Ter muita disposição, ideias inovadoras e as ferramentas necessárias para empreender já é um bom começo. Mas, diante do cenário de alta competitividade, só isso não basta.

É preciso ir além e ter real conhecimento sobre como administrar um empreendimento, garantindo que a gestão do seu negócio tenha um direcionamento profissional e bem fundamentado.

Provavelmente, você já se perguntou por que estudar empreendedorismo é tão importante. A resposta pode parecer óbvia, mas muitos empresários ainda têm dúvidas sobre a necessidade de estudar sobre negócios.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é empreendedorismo?

Com significado atribuído à capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios, o empreendedorismo pode ser entendido como um ímpeto para implementar novas práticas no âmbito empresarial. Portanto, tal como na visão de Schumpeter, o empreendedorismo está relacionado à inovação.

Assim, o empreendedor é uma pessoa capaz de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo que trará retornos positivos e escaláveis.

Lidando diretamente com questões como marketing, liderança, gestão de riscos, planejamento financeiro e tomada de decisões estratégicas, o caminho do empreendedorismo requer profissionais com visão multidisciplinar e preparados para lidar com ambientes de negócios inseridos em diversos cenários – sejam de crise ou favoráveis.

Por que é importante estudar sobre empreendedorismo?

Seja qual for a sua área de atuação e o ramo do seu empreendimento, é recomendado que você busque orientação e conhecimentos aprofundados sobre empreendedorismo.

Afinal, gerir uma empresa não é tarefa fácil e requer um conhecimento abrangente sobre diversos tópicos, como contabilidade, finanças, operações, vendas e comunicação.

Ainda que você conte com a colaboração de profissionais específicos para cada área, é muito importante que você esteja apto a acompanhar o desenvolvimento de seu negócio e tomar as rédeas da atuação sempre que necessário.

Conheça, a seguir, mais três excelentes motivos para você estudar empreendedorismo:

Construa networking

Se você acompanha o nosso blog, certamente já leu por aqui que uma das melhores formas de se preparar para empreender é compartilhar ideias e aprender com outros empreendedores. Ao entrar em contato com profissionais que partilham dos seus anseios, você conhecerá suas experiências, suas lições, os obstáculos que enfrentaram e as estratégias que adotaram para driblar as adversidades. Em um grupo de estudos, curso online ou formação superior, você encontrará pessoas oriundas de diversos setores, mas que estão trilhando a mesma jornada do conhecimento. Esse é o ambiente ideal para estabelecer uma rede de contatos profissionais e criar relações que ajudarão no caminho do empreendedorismo.

Conheça cases de sucesso

Existem inúmeras metodologias para a construção do conhecimento e, certamente, o aprendizado por meio do estudo de casos é um dos mais proveitosos. Apresentando os resultados bem-sucedidos alcançados por empresas e empreendedores, os cases de sucesso trazem informações baseadas em dados fidedignos e servem para orientar debates quanto às melhores estratégias utilizadas para lidar com uma variada gama de cenários. Compostos pela análise de números, ações e circunstâncias, o estudo de cases de sucesso proporciona uma imersão em práticas de gestão e empreendedorismo.

Aprenda com especialistas

O conhecimento teórico em gestão é extremamente importante, mas, quando combinado à prática do empreendedorismo, é imbatível. Esse é um dos principais motivos para você investir em uma formação profissional na área, pois instituições qualificadas têm em seu corpo docente especialistas renomados, com formação acadêmica e atuação no mercado. Assim, tendo vivenciado o empreendedorismo em suas carreiras, esses profissionais estão aptos a orientar e inspirar aqueles que estão trilhando o caminho dos negócios.

Conheça o MBA em Gestão Executiva de Negócios

A Galícia Educação tem o MBA ideal para quem deseja liderar negócios de alta complexidade e tomar as melhores decisões para criar companhias que se tornarão “unicórnios”.

Com curadoria de Dennis Nakamura, mentor e especialista em inovação e negócios digitais, o MBA em Gestão Executiva de Negócios é voltado para futuros líderes executivos que precisam ter uma visão estratégica de finanças, vendas, marketing e pessoas para fazer negócios em escala.

Como gestor de dois unicórnios digitais, como o iFood S.A., Nakamura foi um dos responsáveis por aumentar a margem de lucro, aperfeiçoar a experiência de compra do consumidor e ultrapassar a marca dos bilhões por ano. E não para por aí: nosso curador é ainda cofundador, mentor, consultor e sócio de várias Healthtech, Foodtech e outras startups.

Oferecendo formação de 360 horas e acesso a mais de 10.000 livros digitais, o MBA em Gestão Executiva de Negócios fará você desenvolver as competências que o mercado demanda, abordando eixos formativos como:

Branding

Posicione empresas e produtos, fazendo toda a arquitetura e gestão do portfólio de marcas e a gestão do Brand Equity, com suas ferramentas e estratégias para revelar ao mercado seu propósito e se diferenciar como referência em seu setor.

Direito para Empreendedores

Fundamentos do direito aplicáveis às startups, ao cenário empreendedor atual e a todo o tipo de empresa, não importa o porte.

Negociação

A arte da negociação baseia-se em investigar o cliente, encontrar suas dores e, a partir disso, buscar possíveis soluções traçando estratégias concretas de como solucionar os problemas e maximizar a potencialidade do negócio.

Estratégia do Negócio e Cultura Organizacional

A cultura da empresa é uma ferramenta poderosa que estabelece objetivos, promove-os e fornece soluções. Construa e implante métricas para a gestão de metas e alcance os resultados esperados.

O poder do time de vendas

Identifique quais os aspectos mais relevantes para vendas bem-sucedidas e, principalmente, o que você, como gestor de negócios, precisa fazer para estimular o seu time de vendas.

Finanças Corporativas

Desempenho e aplicabilidade de questões financeiras em um cenário problemático, bem como quais as possíveis soluções com ferramentas aplicáveis e planos de ação eficazes.

Gestão de Talentos

A gestão de talentos não trata apenas de contratar grandes pessoas; mas sim de crescer e mantê-las. Domine técnicas de dimensionamento de equipes, atração de talentos e planos de sucessão, reconhecimento e recompensa.

Sustentabilidade no Mundo dos Negócios

ESG não se trata apenas de fazer o bem, trata-se também de criar valor. Saiba como a ESG impacta o investimento sustentável, relatórios integrados e colaboração entre empresas e investidores.

Inteligência Competitiva

Aprenda não apenas como implementar em sua empresa, mas o mais importante é por que você precisa de um programa de Inteligência Competitiva. 

A Inteligência da Informação

Seja data-driven e tenha bases sólidas para a tomada de decisão; para a consolidação de uma estratégia empresarial baseada na realidade, e não em suposições.

Inovação e criatividade

Não importa o quanto sua tarefa possa parecer impossível, o pensamento correto pode levá-lo a contornar qualquer obstáculo. Aproveite a sua criatividade para produzir continuamente novas soluções.

Inovação e transformação digital

Mentalidade ágil e ferramentas que capacitem a liderança para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação, baseado em criatividade e pensamento complexo, são fundamentais para quem quer liderar o mercado.

Agora que você já sabe porque estudar empreendedorismo é tão essencial para a sua carreira, não perca mais tempo! Clique aqui e se inscreva no MBA em Gestão Executiva de Negócios.

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Angel Investor

Um Angel Investor, ou investidor-anjo, é uma pessoa física que fornece capital para startups ou pequenas empresas em estágio inicial, geralmente em troca de participação acionária ou dívida convertível. Esses investidores são frequentemente empreendedores experientes ou profissionais bem-sucedidos que, além de capital, oferecem seu conhecimento, rede de contatos e orientação

Mais >>
ASP (Average Selling Price)

ASP, ou Average Selling Price (Preço Médio de Venda), é uma métrica financeira que representa o preço médio pelo qual um produto ou serviço é vendido em um determinado período. O ASP é calculado dividindo a receita total gerada pelas vendas pelo número de unidades vendidas. Essa métrica é importante

Mais >>
Glossário do Direito
Vacatio Legis

Vacatio Legis é um termo jurídico em latim que significa “vacância da lei”. Refere-se ao período entre a publicação de uma nova lei e a sua entrada em vigor. Durante esse intervalo, a lei ainda não produz efeitos jurídicos, permitindo que a sociedade, os operadores do direito e os órgãos

Mais >>
Ação de Consignação em Pagamento

A Ação de Consignação em Pagamento é um instrumento jurídico utilizado quando o devedor deseja cumprir sua obrigação, mas encontra resistência ou impedimento por parte do credor em receber o pagamento. Essa ação é prevista no Código de Processo Civil brasileiro e visa a proteção do devedor, permitindo que ele

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Budget

O Guia Completo sobre Budget (Orçamento)

Empreender é um desafio repleto de oportunidades e obstáculos. Um dos elementos cruciais para o sucesso de qualquer empreendimento é o budget (orçamento). Saber como

Financiamento para Startups

Financiamento e Créditos para Startups

As startups desempenham um papel crucial na inovação e no desenvolvimento econômico global. No entanto, o acesso a financiamento e crédito é um dos maiores