Galícia Educação

Entenda por que é importante estudar empreendedorismo

porque estudar empreendedorismo

Ter muita disposição, ideias inovadoras e as ferramentas necessárias para empreender já é um bom começo. Mas, diante do cenário de alta competitividade, só isso não basta.

É preciso ir além e ter real conhecimento sobre como administrar um empreendimento, garantindo que a gestão do seu negócio tenha um direcionamento profissional e bem fundamentado.

Provavelmente, você já se perguntou por que estudar empreendedorismo é tão importante. A resposta pode parecer óbvia, mas muitos empresários ainda têm dúvidas sobre a necessidade de estudar sobre negócios.

Quer saber mais? Continue a leitura!

O que é empreendedorismo?

Com significado atribuído à capacidade de idealizar, coordenar e realizar projetos, serviços e negócios, o empreendedorismo pode ser entendido como um ímpeto para implementar novas práticas no âmbito empresarial. Portanto, tal como na visão de Schumpeter, o empreendedorismo está relacionado à inovação.

Assim, o empreendedor é uma pessoa capaz de identificar problemas e oportunidades, desenvolver soluções e investir recursos na criação de algo que trará retornos positivos e escaláveis.

Lidando diretamente com questões como marketing, liderança, gestão de riscos, planejamento financeiro e tomada de decisões estratégicas, o caminho do empreendedorismo requer profissionais com visão multidisciplinar e preparados para lidar com ambientes de negócios inseridos em diversos cenários – sejam de crise ou favoráveis.

Por que é importante estudar sobre empreendedorismo?

Seja qual for a sua área de atuação e o ramo do seu empreendimento, é recomendado que você busque orientação e conhecimentos aprofundados sobre empreendedorismo.

Afinal, gerir uma empresa não é tarefa fácil e requer um conhecimento abrangente sobre diversos tópicos, como contabilidade, finanças, operações, vendas e comunicação.

Ainda que você conte com a colaboração de profissionais específicos para cada área, é muito importante que você esteja apto a acompanhar o desenvolvimento de seu negócio e tomar as rédeas da atuação sempre que necessário.

Conheça, a seguir, mais três excelentes motivos para você estudar empreendedorismo:

Construa networking

Se você acompanha o nosso blog, certamente já leu por aqui que uma das melhores formas de se preparar para empreender é compartilhar ideias e aprender com outros empreendedores. Ao entrar em contato com profissionais que partilham dos seus anseios, você conhecerá suas experiências, suas lições, os obstáculos que enfrentaram e as estratégias que adotaram para driblar as adversidades. Em um grupo de estudos, curso online ou formação superior, você encontrará pessoas oriundas de diversos setores, mas que estão trilhando a mesma jornada do conhecimento. Esse é o ambiente ideal para estabelecer uma rede de contatos profissionais e criar relações que ajudarão no caminho do empreendedorismo.

Conheça cases de sucesso

Existem inúmeras metodologias para a construção do conhecimento e, certamente, o aprendizado por meio do estudo de casos é um dos mais proveitosos. Apresentando os resultados bem-sucedidos alcançados por empresas e empreendedores, os cases de sucesso trazem informações baseadas em dados fidedignos e servem para orientar debates quanto às melhores estratégias utilizadas para lidar com uma variada gama de cenários. Compostos pela análise de números, ações e circunstâncias, o estudo de cases de sucesso proporciona uma imersão em práticas de gestão e empreendedorismo.

Aprenda com especialistas

O conhecimento teórico em gestão é extremamente importante, mas, quando combinado à prática do empreendedorismo, é imbatível. Esse é um dos principais motivos para você investir em uma formação profissional na área, pois instituições qualificadas têm em seu corpo docente especialistas renomados, com formação acadêmica e atuação no mercado. Assim, tendo vivenciado o empreendedorismo em suas carreiras, esses profissionais estão aptos a orientar e inspirar aqueles que estão trilhando o caminho dos negócios.

Conheça o MBA em Gestão Executiva de Negócios

A Galícia Educação tem o MBA ideal para quem deseja liderar negócios de alta complexidade e tomar as melhores decisões para criar companhias que se tornarão “unicórnios”.

Com curadoria de Dennis Nakamura, mentor e especialista em inovação e negócios digitais, o MBA em Gestão Executiva de Negócios é voltado para futuros líderes executivos que precisam ter uma visão estratégica de finanças, vendas, marketing e pessoas para fazer negócios em escala.

Como gestor de dois unicórnios digitais, como o iFood S.A., Nakamura foi um dos responsáveis por aumentar a margem de lucro, aperfeiçoar a experiência de compra do consumidor e ultrapassar a marca dos bilhões por ano. E não para por aí: nosso curador é ainda cofundador, mentor, consultor e sócio de várias Healthtech, Foodtech e outras startups.

Oferecendo formação de 360 horas e acesso a mais de 10.000 livros digitais, o MBA em Gestão Executiva de Negócios fará você desenvolver as competências que o mercado demanda, abordando eixos formativos como:

Branding

Posicione empresas e produtos, fazendo toda a arquitetura e gestão do portfólio de marcas e a gestão do Brand Equity, com suas ferramentas e estratégias para revelar ao mercado seu propósito e se diferenciar como referência em seu setor.

Direito para Empreendedores

Fundamentos do direito aplicáveis às startups, ao cenário empreendedor atual e a todo o tipo de empresa, não importa o porte.

Negociação

A arte da negociação baseia-se em investigar o cliente, encontrar suas dores e, a partir disso, buscar possíveis soluções traçando estratégias concretas de como solucionar os problemas e maximizar a potencialidade do negócio.

Estratégia do Negócio e Cultura Organizacional

A cultura da empresa é uma ferramenta poderosa que estabelece objetivos, promove-os e fornece soluções. Construa e implante métricas para a gestão de metas e alcance os resultados esperados.

O poder do time de vendas

Identifique quais os aspectos mais relevantes para vendas bem-sucedidas e, principalmente, o que você, como gestor de negócios, precisa fazer para estimular o seu time de vendas.

Finanças Corporativas

Desempenho e aplicabilidade de questões financeiras em um cenário problemático, bem como quais as possíveis soluções com ferramentas aplicáveis e planos de ação eficazes.

Gestão de Talentos

A gestão de talentos não trata apenas de contratar grandes pessoas; mas sim de crescer e mantê-las. Domine técnicas de dimensionamento de equipes, atração de talentos e planos de sucessão, reconhecimento e recompensa.

Sustentabilidade no Mundo dos Negócios

ESG não se trata apenas de fazer o bem, trata-se também de criar valor. Saiba como a ESG impacta o investimento sustentável, relatórios integrados e colaboração entre empresas e investidores.

Inteligência Competitiva

Aprenda não apenas como implementar em sua empresa, mas o mais importante é por que você precisa de um programa de Inteligência Competitiva. 

A Inteligência da Informação

Seja data-driven e tenha bases sólidas para a tomada de decisão; para a consolidação de uma estratégia empresarial baseada na realidade, e não em suposições.

Inovação e criatividade

Não importa o quanto sua tarefa possa parecer impossível, o pensamento correto pode levá-lo a contornar qualquer obstáculo. Aproveite a sua criatividade para produzir continuamente novas soluções.

Inovação e transformação digital

Mentalidade ágil e ferramentas que capacitem a liderança para o desenvolvimento de um ecossistema de inovação, baseado em criatividade e pensamento complexo, são fundamentais para quem quer liderar o mercado.

Agora que você já sabe porque estudar empreendedorismo é tão essencial para a sua carreira, não perca mais tempo! Clique aqui e se inscreva no MBA em Gestão Executiva de Negócios.

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados