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Marketing Digital: como usá-lo para alavancar suas vendas 

marketing digital

Por muito tempo os canais de publicidade foram dominados por grandes marcas, que chegavam até nós por meio da televisão, do rádio, de outdoors, entre outros. Porém, com a internet a publicidade ficou mais democrática – e agora todos têm a chance de usar o marketing digital para atingir o público que desejam. 

Mas como alavancar suas vendas usando esse meio? Hoje vamos mostrar quais são os principais pontos do marketing digital e ensinar algumas dicas incríveis para te ajudar a vender mais! 

O que é marketing digital e quais as suas principais vantagens?

O marketing digital reúne todos os esforços que são feitos no online para promover uma marca. Na prática, ele pode englobar ações em sites, redes sociais, blogs, e-mails e muito mais.

Ah, vale lembrar que a presença digital é bem diferente do marketing digital. Isso quer dizer que, se sua empresa tem redes sociais, site, blog, mas não faz nenhuma ação de marketing direcionada nem tem estratégia com os conteúdos publicados, você está apenas tendo presença digital, mas não está fazendo o marketing propriamente dito.

Esse, inclusive, é um problema de muitas empresas hoje em dia, que pensam que apenas criar uma conta nas redes sociais é suficiente para alavancar as vendas.

No marketing digital você vai, antes de tudo, entender com quem precisa falar (quem é seu público) e a partir disso desenvolver uma estratégia de divulgação e venda. É importante entender o público porque muitas vezes as empresas estão gastando esforços de divulgação em uma determinada rede social, quando o público dela está em outra, por exemplo.

As principais vantagens do marketing digital incluem o mapeamento do público, que ajuda e muito a traçar as melhores estratégias de vendas. Além disso, o mundo está cada vez mais online e conectado – e comprando. O faturamento das empresas brasileiras que vendem online cresceu 48,41% só no ano passado, segundo pesquisa.

Quer entender como você também pode entrar nessa onda e aproveitar o marketing digital? Confira os principais conceitos a seguir e veja dicas incríveis.

Marketing digital: 4P’s do Mix de Marketing

Os 4 Ps do Marketing foram propostos por Jerome McCarthy no livro Basic Marketing: A Managerial Approach e incluem os pontos mais importantes que você deve usar para divulgar sua oferta ao público. Confira:

  • Produto – tudo o que diz respeito ao produto ou serviço que você oferece, desde qualidade até o visual (cores, design, etc);
  • Preço – esse ponto envolve não só o valor do produto, mas também questões como forma de pagamento, políticas de desconto, modelo de cobrança, variações regionais, etc;
  • Praça – aqui se define quais são os pontos de vendas e distribuição do produto, além de questões como frete e logística;
  • Promoção – um dos pontos mais conhecidos no marketing é a promoção. Ela estimula a demanda por determinados produtos e envolve decisões de publicidade, venda, relacionamento, redes sociais, entre outros.

Principais Conceitos do marketing digital

Persona

Persona é, como o nome sugere, a personificação do seu público-alvo. Ela é usada no marketing digital para direcionar melhor a comunicação ao público certo, então é construída uma pessoa fictícia que imaginamos na hora de vender. 

A persona deve incluir idade, região, hábitos, profissão e hobbies do seu público-alvo para que a comunicação seja mais assertiva. Ela é construída, na maioria das vezes, com base em pesquisas e observação.

Lead

Um lead é um potencial cliente da sua empresa. Ele se torna um lead no momento em que demonstra algum tipo de interesse e deixa alguma informação de contato com a empresa – na maioria das vezes, preenche um formulário para ter acesso a algo ou para entrar em contato.

Para que um lead se torne cliente, existem diversas estratégias de marketing de nutrição, em que você pode instigá-lo cada vez mais até a hora da compra.

Funil de Vendas

O funil de vendas é o caminho que o lead percorre desde que conhece a marca (ou produto) até a hora da compra. Apesar de ter algumas variações de negócio para negócio, a maioria dos funis se estrutura assim:

  • Prospecção
  • Qualificação
  • Apresentação
  • Amadurecimento
  • Compra

Ilustração do funil de vendas
Fonte: Adobe Stock

Landing Page

Landing page é uma página usada para atrair os leads. Normalmente, as marcas usam landings pages para anunciar conteúdos gratuitos ou para que as pessoas possam se cadastrar em algo – então elas sempre têm um formulário que guarda os dados dos leads.

S.E.O.

SEO, Search Engine Optimization ou otimização de mecanismos de busca, reúne várias técnicas que ajudam os sites a alcançarem um bom posicionamento orgânico em sites de busca como o Google. 

Ele envolve algumas técnicas de escrita, de imagens e de posicionamento que ajudam os algoritmos a entenderem que seu site é realmente relevante e “responde” ao que está sendo buscado.

3 dicas infalíveis de como vender mais

1 – Use as redes sociais como algo atrativo

Fuja dos extremos – nem postar demais nem postar um conteúdo a cada mês. Use as redes sociais para atrair o público e mostrar a qualidade dos seus produtos, mostre depoimentos e feedbacks positivos. 

Às vezes, as redes sociais podem ser mais usadas para construir autoridade do que para propriamente vender – depende do público que você está atraindo!

2 – Cuidado com promoções

Promoções demais desvalorizam seu produto e fazem o público questionar a qualidade dele. Use com cuidado e não seja muito recorrente!

3 – Aproveite as datas comemorativas e as tendências da internet

Esteja por dentro das novidades e tendências da internet para vincular seu produto quando for necessário. Grandes marcas já entenderam isso e têm usado cada vez mais as “trends” para divulgar seus produtos.

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Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um renomado especialista brasileiro em finanças pessoais, palestrante, escritor e consultor financeiro. Conhecido por suas abordagens práticas e acessíveis sobre como gerenciar