O Ministério da Saúde protocolou, em 24 de setembro, um novo pedido de incorporação das canetas emagrecedoras (medicamentos da classe GLP-1) ao rol de tecnologias ofertadas pelo Sistema Único de Saúde. O pedido foi encaminhado à Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), órgão responsável por avaliar e recomendar — ou não — a entrada de medicamentos e procedimentos no SUS.
O movimento ocorre depois que a própria Conitec havia rejeitado, em agosto, a incorporação desse tipo de medicamento, sob justificativa de alto impacto financeiro para o sistema. O Ministério da Saúde argumenta que o cenário mudou desde então e apresenta três elementos centrais para sustentar o novo pedido.
Segundo o Ministério da Saúde, a prevalência de obesidade na população passou de 11,8%, em 2006, para 25,7%, em 2024. A pasta relaciona esse crescimento à necessidade de acompanhamento e tratamento por longos períodos, com potencial impacto na redução de mortalidade, na qualidade de vida dos pacientes e nos gastos do sistema de saúde como um todo.
O segundo argumento é o de mercado: o ministério afirma que a ampliação da concorrência levou a uma redução de 70% no custo desse medicamento no Brasil em menos de um ano. Segundo a pasta, 25 canetas emagrecedoras já estão registradas no país — 14 delas em 2026 —, incluindo versões produzidas nacionalmente e medicamentos genéricos, resultado direto de uma estratégia de fomento conduzida em conjunto com a Anvisa. O ministério classifica o Brasil como o país com maior variedade desse tipo de produto no mundo.
Em declaração pública na semana anterior ao protocolo, o ministro da Saúde, Alexandre Padilha, citou valores concretos dessa queda: medicamentos que chegaram a custar entre R$ 1,7 mil e R$ 2 mil passaram a ser vendidos, na farmácia, entre R$ 300 e R$ 400.
O Ministério da Saúde informou que uma eventual incorporação ao SUS virá acompanhada de critérios de acesso ao tratamento com GLP-1. Segundo a pasta, a utilização estaria voltada a pacientes nos quais o controle da obesidade possa produzir benefícios relevantes para a saúde e reduzir complicações ou a necessidade de procedimentos de maior complexidade.
O detalhamento desses critérios — quais parâmetros clínicos, faixas de IMC, comorbidades associadas ou tempo de tratamento serão exigidos — não consta do pedido tornado público até o momento. Esse desenho técnico é atribuição da própria Conitec, que, após consulta pública, organiza as contribuições recebidas em relatórios técnicos e submete o tema à análise final do colegiado.
A Organização Mundial da Saúde (OMS) mantém diretriz sobre o tratamento de obesidade a longo prazo com esse tipo de medicamento e sobre o preparo dos sistemas de saúde para oferecê-lo. Segundo essa diretriz, a ausência de políticas deliberadas de acesso pode ampliar disparidades de saúde já existentes — argumento que se soma ao conjunto apresentado pelo Ministério da Saúde no pedido à Conitec.
A distância entre a rejeição da Conitec em agosto e o novo protocolo em setembro é curta, e o próprio ministério atribui a mudança de cenário a dois fatores concretos: a queda de preço no varejo, decorrente da multiplicação de registros de produtos concorrentes, e o aumento no número de opções disponíveis no mercado nacional, incluindo genéricos.
Não há, nas informações disponíveis, indicação de prazo para que a Conitec emita nova recomendação sobre o pedido, nem sinalização sobre se o colegiado tratará o tema com rito distinto do processo anterior. O trâmite segue o modelo já estabelecido: consulta pública, elaboração de relatório técnico e decisão final do colegiado.
O tema interessa diretamente a médicos endocrinologistas, clínicos gerais, nutricionistas e demais profissionais que acompanham pacientes com obesidade ou sobrepeso associado a comorbidades, especialmente aqueles que já orientam ou monitoram o uso de análogos de GLP-1 em consultório particular. Uma eventual incorporação ao SUS não altera, por si, a prescrição em rede privada, mas tende a ampliar a demanda por acompanhamento clínico especializado — seja pelo aumento do número de pacientes em tratamento, seja pela necessidade de adequação a protocolos clínicos que a Conitec venha a publicar.
Fisioterapeutas e demais profissionais que atuam em equipes multidisciplinares de manejo de obesidade também são afetados indiretamente, na medida em que os critérios de acesso a serem definidos podem condicionar a elegibilidade ao tratamento farmacológico a parâmetros de acompanhamento clínico mais amplo, não restritos à prescrição isolada do medicamento.
Três pontos permanecem em aberto e devem ser observados nas próximas etapas do processo: a abertura (ou não) de consulta pública específica para este pedido; o conteúdo do relatório técnico que a Conitec produzirá, especialmente quanto aos critérios clínicos de elegibilidade; e o prazo de deliberação do colegiado, ainda não divulgado.
Para profissionais que buscam se especializar no manejo clínico de obesidade e no acompanhamento de pacientes em uso de terapias com GLP-1 — dentro ou fora do SUS —, cursos de atualização voltados a protocolos de indicação, monitoramento de efeitos adversos e manejo multidisciplinar do paciente costumam ser o caminho mais direto para estruturar esse atendimento em consultório. Vale consultar a grade de cursos de especialização em obesidade e nutrologia disponível na instituição para identificar a formação mais aderente à sua área de atuação.
1. O pedido foi protocolado pelo Ministério da Saúde à Conitec em 24 de setembro; ainda não há decisão do colegiado sobre ele.
2. Em agosto, a Conitec já havia rejeitado pedido semelhante, citando alto impacto financeiro como justificativa.
3. O ministério cita redução de 70% no preço das canetas emagrecedoras no varejo em menos de um ano como argumento central para o novo pedido.
4. Os critérios clínicos de acesso ao tratamento pelo SUS, caso a incorporação seja aprovada, ainda não foram detalhados publicamente.
5. O rito de avaliação da Conitec inclui consulta pública e relatório técnico antes da decisão final do colegiado, sem prazo divulgado até o momento.
As canetas emagrecedoras já estão disponíveis pelo SUS?
Não. O pedido de incorporação está em fase de avaliação pela Conitec. Não há decisão publicada até o momento sobre a inclusão do medicamento no rol de tecnologias do SUS.
Por que a Conitec havia rejeitado o pedido anteriormente?
Segundo informado, a rejeição em agosto foi justificada pelo alto impacto financeiro estimado para o sistema de saúde.
O que mudou entre a rejeição e o novo pedido?
O Ministério da Saúde aponta a queda de 70% no preço do medicamento no varejo e o aumento do número de produtos registrados no país, incluindo genéricos, como fatores que alteraram o cenário financeiro considerado pela Conitec.
Quais critérios definirão quem terá acesso ao medicamento pelo SUS?
O Ministério da Saúde informou que a incorporação, se aprovada, virá acompanhada de critérios de acesso voltados a pacientes em que o controle da obesidade traga benefícios relevantes à saúde. O detalhamento desses critérios depende de deliberação técnica da Conitec, ainda não publicada.
Há prazo para a Conitec decidir sobre o novo pedido?
Não há prazo divulgado até o momento. O processo segue o rito padrão da comissão, que inclui consulta pública e elaboração de relatório técnico antes da votação final do colegiado.
Este texto foi apurado a partir das publicações abaixo. As informações atribuídas a órgãos, normas e decisões devem ser conferidas na fonte oficial correspondente.
Especialização para quem já está na assistência e quer avançar.
Ver as pós em Saúde