Galícia Educação

Como criar uma proposta de valor incrível para o seu cliente

proposta de valor

Já parou para pensar qual estratégia usar quando quer deixar claro para os consumidores por que eles deveriam comprar de você, e não do concorrente? Hoje podemos contar com vários recursos e ferramentas que estão aí para ajudá-lo.

Tais ferramentas vão ajudar o seu negócio a se posicionar do jeito certo – uma delas é a Proposta de Valor, um recurso que, basicamente, vai fazer a sua empresa ter um diferencial no mercado.

Proposta de Valor:  O que é e qual é a sua importância?

A Proposta de Valor faz referência aos diferenciais que a empresa vai oferecer aos seus clientes. Funciona como um registro que alinha quais serão os benefícios entregues por ela.

É uma estratégia de Marketing determinante, na qual são reunidos um conjunto de vantagens. Tais vantagens  vão definir a escolha do seu cliente entre optar pela sua empresa ou pela concorrência. 

Ao criar uma Proposta de Valor, a empresa tem de ter como objetivo explicar de maneira clara e muito convidativa quais são as vantagens do seu produto ou serviço. E, não menos importante, salientar todos os diferenciais. 

A importância da Proposta de valor é fazer com que seu cliente perceba que aquilo que sua empresa oferece é o ideal para ele. Ou seja, a sua Proposta de Valor precisa ser pensada para suprir todas as necessidades e dores dos clientes. 

Top 4: Características fundamentais de uma proposta de valor eficaz

Uma proposta de valor bem elaborada é meio passo dado para realizar sua venda. Hoje vamos ajudá-lo a construir a sua, apresentando as cinco características principais para você acertar em cheio e construir uma base sólida capaz de engajar o seu público!


1. Clareza

Uma Proposta de Valor deve ser clara e sucinta. Breve, mas incisiva, para que você consiga atingir seu público e para que também não haja dúvidas. Vá direto ao ponto, expondo a ideia principal da empresa.


2. Linguagem

A linguagem que vai ser utilizada precisa estar adequada ao seu público-alvo. Aqui vale ressaltar novamente a importância de conhecer o seu cliente para criar uma persona adequada.

Usar a linguagem que converse com seu público significa aumentar a assertividade da sua mensagem. É assim que se gera engajamento entre a marca e o público, criando identificação.


3. Transparência 

As informações contidas na Proposta de Valor devem ser transparentes. Ou seja, seja honesto na hora de ressaltar quais benefícios o produto/serviço realmente entrega.


4. Direcionamento 

Ao ter uma Proposta de Valor clara, vai ser mais fácil direcioná-la ao seu público-alvo. Um bom direcionamento facilita a identificação (e futura conversão) do consumidor ao cliente.   

Como criar uma Proposta de Valor Incrível

Ficou interessado e quer criar uma Proposta de Valor incrível? Ou mesmo entender por que essa ferramenta se tornou tão importante? Trouxemos para você as quatro principais etapas. Confira!


1. Faça uma investigação sobre seu público-alvo

O seu tipo de produto/serviço tem um público-alvo, então você precisa conhecê-lo. Além dos dados demográficos, como gênero, idade e faixa salarial, por exemplo, você precisa conhecer os desejos, dores e necessidades desse nicho.


2. Crie uma persona

Personas são personagens fictícios criados para representar os diferentes tipos de usuário. Tal criação só é possível porque você já reuniu as informações coletadas no passo anterior.


3. Conheça a sua concorrência 

Investigar o mercado é importante para conhecer quais são as estratégias e apostas que a concorrência está usando para atrair clientes. Lembrando que a Proposta de Valor é o que vai diferenciar a sua empresa das outras.


4. Defina qual é o principal benefício que você oferece

No passo anterior, você mapeou a concorrência e as suas estratégias. Agora é a hora de entender qual é o seu diferencial e fazer com que os clientes optem por fechar negócio com você por causa dele. 

Proposta de Valor: Conheça os 11 tipos 

Os clientes sentem vários tipos de necessidades, pensando nisso, também existem vários tipos de Proposta de Valor que as empresas podem oferecer. Conheça os 11 tipos!


1. Desempenho 

O desempenho é uma das maneiras mais tradicionais para criar uma Proposta de Valor, porque os resultados são visíveis. Produtos de alta performance precisam de otimização, apresentação e usabilidade. 


2. Status

Esse tipo de proposta é mais comum em marcas de luxo no geral. Os preços costumam ser mais altos, logo, a criação da Proposta de Valor precisa ser ainda maior. 

Apelos visuais que remetem ao emocional do consumidor são uma prática bem comum. Um bom exemplo desse tipo de proposta são as propagandas de perfumes.


3. Novidade

Ao propor uma novidade, as empresas têm a chance de revolucionar o mercado com seu produto. Essa proposta é bastante comum em empresas de inovação, que buscam sempre por produtos e serviços inéditos.


4. Personalização

Muitos clientes têm a necessidade de consumir produtos feitos sob medida que se adaptem a sua rotina. Essas soluções dão ao consumidor a sensação de plenitude ao adquirir algo exatamente da maneira que desejavam.


5. Design

O design não trata apenas da estética, mas principalmente das características funcionais que os produtos podem oferecer. O famoso “design inovador” é a busca pela solução de problemas para satisfazer as necessidades dos clientes.


6.  Atividades necessárias

Esse tipo de proposta é mais comum em escritórios de consultoria jurídica, marketing, contábil, etc., porque auxilia o cliente na resolução de certos serviços ou mesmo atividades, dando a ele segurança e tempo para cuidar de outras áreas.


7. Preço

Oferecer um preço acessível possibilita o aumento significativo do seu público-alvo. Nesse tipo de proposta vale a pena destacar que preço e qualidade devem andar juntos, e dessa forma solucionar as dores dos consumidores.


8. Redução de Custos 

Toda empresa que está disposta a reduzir os custos para o consumidor pode apostar nesse tipo de proposta. Tendo em vista que o mercado é cada dia mais competitivo, reduzir os custos tornou-se o objetivo de grande parte dos clientes.


9. Redução de riscos 

A proposta dessas empresas é, de fato, reduzir o risco para a vida dos consumidores. Ter como foco a segurança do seu público faz com que isso se torne um pilar. 

Empresas de proteção residencial ou de blindagem de carros são exemplos de negócios que apostam nesse tipo de proposta.


10. Acessibilidade

A acessibilidade atrai um público-alvo muito fiel, porque é o tipo de público que não quer “pagar para ver”. Se um determinado produto passa a ter acessibilidade por conta da sua empresa, isso é um ponto fortíssimo a ser usado na Proposta de Valor.


11. Conveniências 

Esse tipo de Proposta de Valor é para produtos que geram conveniência e praticidade para os seus consumidores. O elemento central é que seu público tenha conforto, reduzindo esforço, mas sem abrir mão de uma experiência diferenciada.

Propostas de Valor para você se inspirar

Nos dias de hoje, o consumidor moderno quer engajar-se com as empresas que têm valores e missão que se alinham aos seus. Ainda encontramos muito “mais do mesmo” – mas isso não vai criar uma identidade.

Trouxemos algumas Propostas de Valor para você se inspirar!

  • AirBnb

O AirBnb chegou e revolucionou o setor de hotelaria. Aparentemente a proposta parecia simples: oferecer acomodações a um valor mais acessível e ao mesmo tempo gerar renda para quem disponibiliza o espaço.

Porém, por trás há um conceito de comunidade, que dá apoio à diversidade e à economia colaborativa. Dessa forma, a empresa criou uma série de políticas de “não discriminação” que se aplica aos anfritões e hóspedes.

  • Apple

A Apple se tornou a empresa mais valiosa do mundo – em um mercado onde os concorrentes são gigantes (Samsung e Microsoft, por exemplo). Para alcançar essa posição a empresa fortaleceu muito a experiência de compra.

Sabe qual o maior segredo? A diferenciação. Investiu no slogan Think different (Pense diferente), e com isso coloca seu público em outro patamar – clientes que possuem produtos Apple são diferentes dos outros.

  • Netflix 

A Netflix foi o primeiro serviço de streaming a se destacar. Surgiu como uma alternativa às videolocadoras, da época em que você tinha de sair da sua casa e se deslocar até o local para alugar um filme ou série. 

Hoje você possui um catálogo de filmes imenso, sem precisar sair do sofá!

Esses são alguns dos mais conhecidos cases de empresas que apresentam Propostas de Valor de sucesso. Interessou-se pelo assunto e quer ficar por dentro de tudo o que acontece no mercado?

Assine a newsletter da Galícia Educação e acompanhe nossos conteúdos!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados