Galícia Educação

Profissões do futuro: saiba qual carreira escolher

profissões do futuro

Se você já parou para pensar sobre profissões do futuro e qual carreira profissional escolher, este texto é para você! Nesse artigo vamos mostrar quais são as profissões do futuro e como você pode se destacar no mercado, seja se aperfeiçoando na sua profissão ou mudando de carreira. 

Bom, antes é importante dizer que o mercado historicamente costuma ter uma taxa de reciclagem profissional todos os anos (uma espécie de “troca” das profissões que estão em alta). 

Porém, podemos notar cada vez mais a aceleração dessa reciclagem, ainda mais forte devido às mudanças de hábito trazidas pela pandemia de Covid-19.

Então, se você quer se destacar como profissional, primeiro precisa entender qual rumo o mercado de trabalho está tomando e se adaptar às novas necessidades do mundo.

As profissões do futuro e a carreira profissional

Mais do que a graduação que você fez ou o seu emprego atual, a carreira profissional é o conjunto de experiências, conhecimentos e posições ocupadas ao longo dos anos, que agregam valor ao seu perfil. 

Ela também está relacionada com a construção da sua imagem e credibilidade. Ou seja, tudo o que você faz no âmbito profissional está ligado a isso. 

Conhecer um pouco sobre as profissões do futuro é essencial para a sua carreira, mesmo que você não siga necessariamente uma dessas áreas. 

Esse entendimento sobre as tendências ajuda a compreender o cenário e as suas mudanças como um todo, aspectos que, sem dúvida, impactam ou irão impactar em seu trabalho.

O que é carreira profissional?

Muito mais do que a faculdade em que você se formou ou o seu emprego atual, ela é o conjunto de experiências, conhecimentos e cargos ocupados ao decorrer dos anos, que agregaram valor à sua trajetória no mercado de trabalho.

Ela também tem a ver com a construção da sua imagem profissional, sua credibilidade e tudo o que você aprendeu. 

Logo, tudo o que você faz como profissional está ligado à construção da sua carreira.

Como se destacar na carreira profissional?

Para se destacar na carreira profissional, você pode começar seguindo alguns critérios básicos – e o autoconhecimento é um deles. Conhecer seus pontos fortes e seus pontos fracos é muito importante para saber direcionar melhor os seus esforços, com o Eneagrama, por exemplo.

Além disso, também é super importante se identificar com a profissão (e aqui não estamos falando sobre o clichê de “trabalhe com o que ama e nunca vai precisar trabalhar”, mas sim sobre interesses). 

Não adianta elaborar planos sofisticados de carreira, sonhar alto e planejar tudo com boas estratégias, se no fundo, não há interesse pela profissão. 

Uma dica para evitar esse tipo de erro é avaliar suas habilidades e definir quais são os seus principais interesses. E a partir disso, pensar nas opções que garantem um bom desempenho lá na frente.

Testes vocacionais também são ótimos para te ajudar a decidir um caminho, e eles podem ser feitos no decorrer da vida toda (não só aos 17 anos para escolher um rumo no vestibular).

Quais são as profissões do futuro?

No momento em que estamos, as transformações no mercado são ditadas pelos avanços tecnológicos. A chamada Quarta Revolução Industrial chegou muito mais rápido do que as fases que aconteceram antes, sendo marcada pelo digital. 

A automação e a TI criaram um ambiente onde humanos e máquinas trabalham juntos, a partir de ferramentas como inteligência artificial, algoritmos e Big Data. Tudo isso impacta nas habilidades e conhecimentos requeridos pelas instituições, gerando assim as profissões do futuro. 

Veja 10 profissões do futuro

Conheça algumas ocupações que já são muito requisitadas e outras que estarão em ascensão nos próximos anos. 

  1. Gestor de negócios de Inteligência Artificial
    Define, administra, desenvolve e orienta a criação de programas para vendas e negociação de inteligência artificial. Para trabalhar com isso, é preciso ter conhecimento em vendas e vivência em grandes empresas, além de experiência com plataformas de IA.
  2. Influenciador digital
    Eles já estão revolucionando a internet e o mercado de marketing, e isso deve continuar por algum tempo, pois as marcas buscam humanização. Os nano influencers, com um público menor e específico, serão bastante valorizados.
  3. Assessor de criadores de conteúdo
    Com a demanda por influenciadores e criadores, também aumenta a necessidade de gerenciar esses profissionais, com agências próprias para isso. Quem ocupa esse cargo precisa ser especialista em redes sociais e ter habilidades de liderança e gestão de pessoas.
  4. Desenvolvedor de softwares
    Não é novidade para ninguém que os desenvolvedores ou programadores estão em alta. Com novas tecnologias digitais surgindo a todo momento, a busca por eles só irá aumentar.
  5. Especialista em edge computing
    Esse profissional é responsável por elaborar a estratégia e organizar o armazenamento e o tratamento de dados de forma local, nas próprias empresas. Especialmente com a chegada da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD), será muito necessário no mercado brasileiro.
  6. Coach de saúde
    Pode trabalhar remotamente ou fazer atendimentos presenciais, oferecendo processos de coaching e conselhos de forma individual, visando o bem-estar e a saúde dos usuários. Ter conhecimentos de psicologia e educação física é essencial.
  7. Gestor de inovação
    É o profissional responsável por buscar a evolução de uma instituição, desenhando estratégias que melhorem o seu desempenho e forma de trabalhar, focando em inovar.
  8. Coach de bem-estar financeiro
    Aplica os métodos de coaching para pessoas que queiram melhorar a sua relação com o dinheiro e atingir metas financeiras. Aqui, a formação em áreas da psicologia também é fundamental, além de gestão de finanças.
  9. Especialista em UX design
    A experiência do usuário (user experience, ou UX) continuará sendo uma das prioridades no digital e esse é o profissional responsável por garantir que sites e softwares sejam atrativos e intuitivos para o público.
  10. Chief trust officer
    Ainda pouco conhecida no Brasil, essa profissão visa a construção de credibilidade no setor financeiro, trabalhando em conjunto com times de relações públicas e finanças, encorajando a transparência e a responsabilidade no mercado de criptomoedas. 

Esteja preparado para se inserir nas profissões do futuro!

Já temos um panorama do que esperar nos próximos anos, por isso, vale a pena se especializar e desenvolver a sua carreira para ganhar espaço no mercado do futuro. 

Com o nosso MBA Personalizado, você tem uma pós-graduação de qualidade, reconhecida pelo MEC, e criada de acordo com as suas necessidades e focos. 

Veja como funciona e inscreva-se! 

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados