Galícia Educação

Entenda quando a Mentoria Financeira é necessária

mentoria financeira

Só quem já passou por uma crise financeira pessoal ou mesmo em  sua empresa sabe o quanto isso pode gerar uma dor de cabeça enorme e noites sem dormir. É por esse motivo que uma boa gestão financeira tornou-se essencial.

Mas, por outro lado, uma gestão financeira demanda muitas decisões estratégicas, planejamento e uma visão ampla do cenário atual, tanto pessoal quanto da economia em geral. Pensando nisso, a boa notícia é que você não precisa fazer esse trabalho sozinho. 

Hoje podemos contar com o serviço de mentoria financeira, que basicamente consiste em poder dispor da ajuda de um mentor – ou seja, um especialista na área de finanças que vai auxiliá-lo a conquistar uma vida financeira muito mais saudável, aumentando também o potencial de resultados.

Mentoria Financeira: Entenda quando ela é necessária 

Agora que você já tem uma ideia de como funciona uma Mentoria Financeira, vamos entender o porquê de investir nesse serviço que vai ajudar a solucionar os problemas financeiros que surgem, principalmente em épocas de crise. 

Será que a Mentoria Financeira não era a solução que você procurava há tempos para que seu negócio volte a ter destaque no mercado, e também volte a lucrar muito mais? Vale lembrar que esse tipo de serviço é feito sob medida para as suas necessidades.

Logo, com certeza essa solução é o que pode estar faltando no seu negócio. Ao contratá-lo, o mentor vai iniciar uma análise minuciosa, e nessa análise vão aparecer todos os seus acertos, mas, principalmente, os pontos que podem ser ajustados para alcançar o resultado esperado.

O que é Mentoria Financeira?

A Mentoria Financeira foi criada pensando na grande dificuldade que surge ao ter de lidar com as finanças e, principalmente, com as situações que são atreladas a ela. Nesses momentos poder contar com uma ajuda especializada faz toda a diferença.

Um profissional da área faz a diferença porque ele tem conhecimento estratégico para resolver as questões mais relevantes que estão atrasando o seu crescimento. Nesse sentido, ele traz consigo uma bagagem com muitas experiências do que pode funcionar ou não.

Porém, é preciso ter em mente que o Mentor não vai resolver os seus problemas – a função dele é ajudá-lo a enxergar o seu negócio de outra forma, desenvolvendo habilidades que vão apontar qual caminho deve ser seguido.

Como funciona uma Mentoria?

Apesar de termos dado um pouco mais de ênfase em como a Mentoria Financeira pode ajudar na saúde da sua empresa, temos que considerar que, além da mentoria para empresas, há também a mentoria pessoal. 

A Mentoria Financeira para pessoas físicas tem foco nas finanças pessoais, fornecendo uma educação financeira mais sadia. Assim, identificar hábitos que podem ser mudados e quais boas práticas podem ser adquiridas já não vai ser uma tarefa tão difícil. 

Quanto à mentoria empresarial, será realizada uma avaliação completíssima – tal avaliação é importante porque traz uma visão externa sobre o cenário atual da empresa, identificando os “gargalos” e quais ações podem ser tomadas para que a empresa volte a ser financeiramente saudável.

Quais os benefícios de investir em uma Mentoria?

Bom, até aqui você pode ter percebido o quão valioso é investir em Mentoria Financeira, porque ela é capaz de amadurecer seu planejamento de mercado, podendo tornar os seus processos cada vez mais eficientes. 

Apenas esse motivo já poderia convencê-lo de uma vez da eficácia da Mentoria, não é mesmo? Mas os benefícios desse serviço vão além disso. Confira!

• Crescimento constante

A meta de qualquer empresa é alcançar um crescimento constante, desenvolvendo-se a cada dia mais sem temer as crises que possam surgir. 

• Equilíbrio

Em um mundo tão competitivo quanto o dos negócios, é essencial ter uma visão equilibrada. Ser muito otimista é tão prejudicial quanto ser pessimista, por isso, conseguir ser realista sobre o cenário atual é imprescindível.

• Obter novos aprendizados

Nem sempre aprender na prática é um bom negócio. Pensando nisso, a Mentoria Financeira é uma ótima oportunidade para adquirir conhecimentos sem ter que, de fato, vivê-los. O mentor é responsável por compartilhar muitas experiências, tanto positivas quanto negativas.

• Ganhar perspectiva 

Ou seja, conseguir enxergar as situações de formas diferentes. Principalmente as negativas, que podem deixar marcas e até traumas, que inconscientemente “travam” a possibilidade de ver novas possibilidades dentro do negócio.

• Superar dificuldades

Essa vantagem está intimamente ligada ao item anterior. Depois de ganhar perspectiva é hora de agir. O objetivo da Mentoria é fazer com que a empresa consiga vencer todas as dificuldades econômicas sem desistir.

• Conhecer os seus próprios medos, e vencê-los

Antes de vencer os desafios corporativos, é preciso vencer a si mesmo. Com a Mentoria, é possível entender o que lhe causa insegurança na hora de tomar decisões importantes, o que reduz o desgaste emocional à medida que a segurança em si aumenta.

Conheça a Mentoria com Gustavo Cerbasi 

Já imaginou reunir todos os benefícios que foram descritos aqui e ainda contar com a ajuda de quem realmente entende do assunto? Pois é, agora é possível! Gustavo Cerbasi é referência na área há 22 anos e agora é sócio da plataforma de sucesso SuperRico. 

Para quem ainda não o conhece, Gustavo Cerbasi é mestre em Finanças pela USP, graduado em Administração Pública pela FGV.  Além de professor, consultor e palestrante, Gustavo é autor de 16 livros, entre eles o best-seller Casais inteligentes enriquecem juntos

A ideia de Cerbasi é democratizar o acesso ao planejamento financeiro no Brasil. Se antes o foco da plataforma SuperRico era levar esse serviço para os colaboradores das empresas, agora é oferecer a assinatura de diversos planos com baixo custo para todo mundo. 

A plataforma conta com um plano gratuito, no qual são disponibilizados conteúdos e algumas ferramentas. Já os planos pagos têm preço inicial de R$ 39,90, mas são bem mais completos e podem contar com aconselhamento de um planejador financeiro. 

Interessou-se pelo assunto e quer saber mais? Leia aqui na íntegra a matéria que a Galícia Educação disponibilizou sobre o assunto. Já aproveite para assinar a nossa newsletter e ficar por dentro de todas as novidades do mercado financeiro. 

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados