Liderança Empática: Como Ser um Coach Eficaz

Artigo sobre Coaching

Como liderar com empatia e ser um coach eficaz

Como líder, é inevitável que você se depare com situações delicadas envolvendo seus membros de equipe. Afinal, todos temos uma vida pessoal e, em algum momento, podemos enfrentar dificuldades que afetam nosso desempenho no trabalho. Nesses momentos, é essencial saber como equilibrar empatia e praticidade para oferecer ajuda sem perder o foco nas tarefas e metas da equipe.

Como coach e consultor de gestão, essa é uma das questões que mais me perguntam. Se você está enfrentando esse desafio, saiba que não está sozinho. Neste artigo, vou compartilhar algumas práticas que podem ajudá-lo a lidar com essa situação de forma eficaz.

Seja realista sobre o seu papel

Antes de mais nada, lembre-se de que você não é um terapeuta. É tentador querer “consertar” ou até mesmo resgatar seu membro de equipe, especialmente se ele estiver passando por um momento difícil. No entanto, esse não é o seu papel e não é algo realista. Pense no seu apoio como uma âncora. Eles não precisam que você resolva seus problemas, mas precisam sentir que não estão enfrentando tudo sozinhos.

Considere dizer algo como o seguinte: “Eu quero ouvir e estar presente para ajudá-lo. Pode ser que haja coisas que você queira compartilhar que eu não tenha habilidade para ajudar, e a última coisa que eu quero é que você se abra para mim e eu não consiga ajudar. Se eu sentir que isso está acontecendo, você se importaria se eu dissesse: ‘Acho que estamos nos encaminhando para um assunto em que eu não posso ajudar’?” Dessa forma, você está estabelecendo limites, mas também mostrando que se importa com o bem-estar do seu membro de equipe.

Na maioria das vezes, a diferença entre resolver a situação ou não é o membro da equipe saber que você, como líder, se importa. Eles querem saber que o que estão passando não é um incômodo e que você se preocupa com eles pessoalmente e quer ajudar.

Ouça para entender, não para responder

Uma vez que você tenha estabelecido essa fronteira de apoio, é hora de ouvir. E por “ouvir”, quero dizer realmente ouvir. Muitas vezes, estamos apenas esperando a nossa vez de falar. Mas, nesse caso, você precisa permitir que eles falem. Pense em ouvir como uma forma de ajudá-los a processar, em vez de uma oportunidade para dar conselhos ou encontrar soluções rápidas. Depois que eles terminarem de falar, considere responder com frases como:

“Posso perceber como essa situação está sendo difícil para você. Parece que você está se sentindo sobrecarregado no momento.”

“Então, você está dizendo que não está tendo tempo para si mesmo à noite, o que está causando esgotamento e não consegue se recarregar para o próximo dia? Eu entendi certo?”

“O que você acha que poderia ajudar a tornar as coisas mais gerenciáveis agora?”

Muitas vezes, quando as pessoas se sentem realmente ouvidas, são mais capazes de encontrar soluções. Às vezes, o maior apoio que você pode oferecer é simplesmente dar a eles um espaço seguro para falar, ser ouvidos e processar o que estão passando.

Na verdade, uma das razões mais comuns pelas quais as pessoas se sentem sem apoio no trabalho é porque não se sentiram ouvidas. Em mediação, muitas vezes ouço os gerentes insistirem que ouviram (e até mostram suas anotações para provar isso). O que eles estão fazendo é confundir a ação superficial de ouvir com a habilidade mais profunda de ouvir para ajudar a outra pessoa a se sentir ouvida.

Considere o tipo de apoio que eles precisam

Depois que eles tiverem a chance de falar, pergunte diretamente: “Como você gostaria de ser apoiado agora?” Você está mostrando respeito pela autonomia deles e dando espaço para que eles comuniquem o que precisam, em vez de assumir que você sabe a resposta. Lembre-se de que eles são os especialistas em suas próprias vidas. Você é apenas um visitante com uma pequena visão do que está acontecendo.

Às vezes, eles podem pedir um tipo de apoio que não é totalmente possível. Se isso acontecer, seja honesto sobre o que é possível, mas também mostre que está aberto a encontrar soluções criativas juntos. Você pode dizer algo como: “Eu sei que isso não é possível infelizmente. Isso significa que é meu trabalho ser criativo em encontrar maneiras de atender às suas necessidades. Espero que possamos trabalhar juntos para encontrar uma solução.”

Envolvê-los dessa forma é adotar uma abordagem colaborativa, o que muitas vezes faz com que se sintam mais empoderados e apoiados.

Esteja aberto a fazer pequenas acomodações

Se eles estão lidando com questões pessoais, algumas alterações podem fazer uma grande diferença, mesmo que sejam pequenas. Talvez eles precisem de um horário de trabalho flexível ou de algumas pausas adicionais durante o dia. Pequenas acomodações como essas podem ajudar seu membro de equipe a se sentir apoiado e também demonstram para o resto da equipe que você está disposto a ajudar todos em momentos difíceis.

Ao ser flexível, você também está construindo confiança. Quando os membros da equipe veem que você se importa com eles como pessoas, e não apenas como trabalhadores, é mais provável que permaneçam engajados e motivados, mesmo durante os momentos desafiadores.

No final das contas, apoiar alguém que está passando por dificuldades é sobre equilibrar empatia
Aprofunde seu conhecimento sobre o assunto na Wikipedia. Busca uma formação contínua em Coaching com metodologia comprovada e com cursos de certificação e pós-graduações voltadas à prática? Conheça a Escola de Coaching da Galícia Educação.

Este artigo teve a curadoria de Otello Bertolozzi Neto. Cofundador e CEO da Galícia Educação. Coach profissional e executivo com larga experiência no mundo digital e mais de 20 anos em negócios online. Um dos pioneiros em streaming media no país. Com passagens por grandes companhias como Estadão, Abril, e Saraiva. Na Ânima Educação, ajudou a criar a Escola Brasileira de Direito e a HSM University dentre outras escolas digitais que formam dezenas de milhares de alunos todos os anos.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Escolas da Galícia Educação
O que separa os melhores do resto?

O Que É Alta Performance? Alta performance não significa apenas alcançar resultados extraordinários, mas sim sustentar esse nível de excelência ao longo do tempo sem comprometer o bem-estar físico e mental. Profissionais de alta performance não se destacam apenas pelo talento, mas pela mentalidade, consistência e pelos hábitos que cultivam

Mais >>
Como Criar um Ciclo de Desenvolvimento Contínuo na Liderança

O Segredo dos Líderes que Nunca Param de Evoluir A liderança eficaz não é um destino, mas um processo contínuo de aprendizado e adaptação. Os líderes de alto impacto entendem que o crescimento exige consistência, mentalidade aberta e um plano estruturado para aprimorar habilidades e expandir sua visão. 1. Mentalidade

Mais >>
A Nova Geração de Gestores

Durante décadas, liderança foi sinônimo de tempo de casa, hierarquia rígida e uma ideia de autoridade que se impunha mais pela idade do que pela visão. Mas algo mudou. E mudou rápido. Hoje, vemos cada vez mais líderes jovens assumindo posições estratégicas, gerindo times complexos e impactando o mercado de

Mais >>
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.