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Os principais KPIs de marketing e como alcançá-los com eficiência

KPIs de marketing

Uma campanha de marketing, marketing digital ou mesmo de comunicação é construída por etapas – umas das mais importantes é a definição dos KPIs, que vão monitorar e também mensurar os seus resultados.

Essas etapas são responsáveis por medir o desempenho e também as consequências das ações. A partir disso, pode-se concluir se tudo correu como o esperado ou se serão precisos novos ajustes.

Antes de irmos ao ponto, vale esclarecer o que são os KPIs. Do inglês Key Performance Indicators, são os indicadores-chave que mostram quais são as métricas mais relevantes e se a estratégia utilizada foi capaz de alcançar os objetivos.

A medição dos KPIs pode ser realizada pelo Google Analytics, que é capaz de diagnosticar vários pontos importantes, como: visualizações da página, taxa de rejeição, retorno sobre o investimento (ROI), tempo de permanência no site, entre outras métricas.

Se você quer saber quais são os principais KPIs de marketing, e como alcançá-los com eficiência, continue aqui com a gente que vamos mostrar quais você deve acompanhar para alavancar de vez suas campanhas de marketing.

Os principais KPIs de marketing e como alcançá-los com eficiência

Hoje existem diversos tipos de KPIs, e eles são definidos e divididos de diversas maneiras. O mais importante é saber que podem ser usados vários modelos de KPIs, e a escolha deles pode variar de acordo com os interesses de quem vai analisar os resultados.

Sabendo disso, agora vamos dividir os principais modelos de KPIs em: indicadores de capacidade, indicadores de qualidade, indicadores de produtividade e indicadores estratégicos. Agora vamos conhecer um pouco mais sobre eles!

Indicadores de capacidade

Os KPIs de capacidade mostram o quanto uma empresa é capaz de produzir em um tempo determinado. Para serem cada vez mais eficientes, devem andar em conjunto com os KPIs de qualidade e produtividade. Veja os exemplos mais usados:

• Atendimentos aos clientes por mês

• Produtos produzidos por hora

• Correspondências enviadas por dia

Indicadores de qualidade

Os KPIs de qualidade fazem a análise de qualquer imprevisto ou erro que pode acontecer durante a produção. Esses KPIs mensuram o resultado final, possibilitando as melhorias necessárias para aumentar a qualidade do serviço. Seguem os exemplos vai utilizados:

• Efetividade

• Eficiência

• Eficácia

Indicadores de produtividade

Os modelos de KPIs de produtividade são especialmente utilizados na gestão de negócios e das finanças. O objetivo é avaliar a eficiência dos processos e de que maneira eles podem impactar nos rendimentos. 

Dessa forma, é possível identificar quantos recursos são gastos ao gerar um produto ou serviço. Veja quais são os mais utilizados:

• Custo de Aquisição por Cliente

• Índice de Lucratividade

• Custo por Lead (CPL)

• Capacidade de produção

• Taxa de churn

• Taxa de conversão de vendas

Indicadores estratégicos

Os KPIs estratégicos vão mapear a situação do negócio em relação às metas e objetivos já estabelecidos. O mapeamento ocorre pelas análises prévias dos cenários, tanto internos quanto externos. Exemplo de KPIS mais usados:

• Market Share

• Porcentual de lucratividade

• Ticket médio das vendas

• Nível de crescimento mês a mês

Acima exemplificamos quais são os indicadores mais utilizados no dia a dia das empresas –  o que nos mostra que fazer marketing vai muito além apenas da criação de um site.

Uma das funções mais importantes quando o assunto é marketing digital é justamente medir os KPIs. Isso acontece, sobretudo, no marketing digital, porque nele quase tudo é quantificável.

Agora conheça um pouco mais sobre os principais indicadores do marketing digital – e entenda melhor o que cada um deles significa.

Taxa de conversão

A taxa de conversão é a porcentagem de visitantes que entraram no seu site e que realizaram uma ação (como por exemplo preencher um formulário ou clicar em algum botão para finalizar uma compra). Ela é fundamental para medir se sua campanha está de fato atraindo uma audiência qualificada.

Esse KPI pode ser medido pelo Google Analytics, por criação de metas ou por ferramentas de automação, que permitem diagnosticar a quantidade de leads que foram gerados e que no final foram convertidos em vendas no fim do mês.

Retorno sobre investimento

Também conhecido como ROI, tem a finalidade de mostrar se o valor investido na campanha trouxe um retorno satisfatório. O cálculo do ROI consiste em deduzir as despesas totais do faturamento e, após, dividir o resultado pelo valor das despesas da campanha.

A função do ROI é indicar se as estratégias de marketing devem se manter, aumentar ou diminuir o valor do investimento. Ou seja, ele é fundamental para estabelecer a verba de cada campanha.

Engajamento do público

O engajamento é um KPI muito importante porque fornece uma visão aprofundada de como a campanha foi recebida pelo público. O tráfego e o alcance dizem quantas pessoas foram impactadas, mas o engajamento vai dizer de que forma essas pessoas foram impactadas.

O nível de engajamento é um indicador crucial, porque vai indicar de qual maneira sua campanha foi recebida pelo público e quão forte se tornou esse relacionamento.

Existem várias formas do público se engajar, sendo algumas delas: comentários, curtidas, compartilhamentos, menções à marca, reações, cliques e visualizações de vídeo.

Análise de dados e otimização de campanhas

A análise de dados e a quantidade de tráfego que a sua campanha direcionou para o seu site devem ser monitoradas. A principal razão é que o tráfego de referência é capaz de dar uma ideia do alcance da campanha.

Observar as conversões é importante também, mas nem sempre elas contam a história completa, porque, se seu site não estiver otimizado, pode ser que ele não seja capaz de converter. 

Ainda que a campanha tenha sido bem-sucedida, o site precisa estar devidamente desenvolvido. Justamente nesse ponto, o tráfego de referência a partir da análise de dados  vai ajudar, porque vai dizer quantas pessoas chegaram ao seu site graças à campanha.

Você pode usar as mesmas ferramentas para monitorar o tráfego e para analisar as conversões, como por exemplo: parâmetros UTM, códigos promocionais,  entre outros.

Mantenha-se atualizado

É muito importante estabelecer os critérios baseados na política da empresa, considerando missão, visão, ideias e identidade para a formulação dos indicadores-chave.

Porque, assim como os indicadores-chave precisam ter objetivos, é muito importante que a gestão que existe por trás também tenha. Baseada em metodologias e dados, uma gestão atualizada vai atuar no planejamento, objetivos, processos e indicadores.

Manter equipes atualizadas sobre os processos e as providências a serem tomadas é tão importante quanto se manter atualizado no sentido de analisar tendências e dados.

Como foi dito anteriormente, o marketing digital vai muito além da formulação de um site. É um mundo cheio de oportunidades. Pensando nisso a Galícia, em parceria com a Pareto, oferece para você o MBA em Marketing Baseado em Dados

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