O consultor financeiro Gustavo Cerbasi, referência na área há 22 anos, se tornou sócio da plataforma SuperRico, onde planeja democratizar o acesso ao planejamento financeiro independente no país. A plataforma, até então focada em levar esse serviço a colaboradores de empresas, agora oferecerá assinatura de planos de planejamento financeiro com baixo custo, um deles de graça, a qualquer pessoa.
Os planejadores financeiros são profissionais que ajudam a fazer uma faxina na vida financeira e traçar planos conforme as características e os objetivos de cada um. Diferentemente dos agentes autônomos (também chamados de assessores de investimentos) das corretoras e dos gerentes dos bancos, eles não são vinculados a instituições financeiras e não ganham remuneração variável conforme o produto indicado, e sim uma remuneração fixa.
Há cada vez mais empresas no Brasil que querem tornar esse serviço acessível, mas ele ainda custa caro para a maioria e democratizá-lo é um desafio. A ideia de Cerbasi e da SuperRico é tentar massificá-lo.
“Apesar deles estarem satisfeitos com o que fazem e com a sua renda, eles encontram dificuldade de fazer valer a sua missão. Geralmente, acabam trabalhando em bancos ou family offices, vendendo produtos”, diz.
O objetivo de Cerbasi e da SuperRico é que as pessoas deem informações sobre o seu cotidiano financeiro no aplicativo ou site e, a partir disso, acessem conteúdos, ferramentas e planejadores financeiros franqueados na plataforma. Elas poderão estar endividadas e necessitar de ajuda para organizar o orçamento ou poderão estar sem dívidas, mas precisando de auxílio para começar a investir.
A assinatura do plano gratuito dá acesso apenas a conteúdos e ferramentas, a partir de agora. Já quem assinar os planos pagos, um mais simples de R$ 39,90 ou um mais completo de R$ 79,90, poderá receber aconselhamento sobre o seu cotidiano financeiro de um planejador financeiro, como se ele fosse um médico da família, que poderá ser consultado pelo aplicativo ou site quando necessário, a partir de outubro. A tecnologia permite que esse serviço tenha um preço abaixo do atendimento tradicional.
“Desejamos dar acesso a clientes que não são atendidos pelo sistema. Atualmente, quem não tem investimento não tem espaço nas instituições financeiras”, afirma Jayme Carvalho, sócio fundador da Super Rico.
Os 30 planejadores financeiros são franqueados e cada um atende 200 clientes. O plano é ampliar e treinar essa rede, para que cada um atenda 400 clientes. O projeto é aumentar o alcance combinando as ferramentas e a metodologia da SuperRico com o conhecimento do Cerbasi.
No futuro, a plataforma também ganhará dinheiro sendo uma vitrine de produtos como crédito e investimentos, por exemplo. Contudo, haverá uma curadoria de planejadores financeiros independentes.
O modelo é inspirado na empresa de planejamento financeiro norte-americana Ameriprise, que atua neste mercado há mais de 100 anos. A Saint Paul Advisors, butique independente de fusões e aquisições, assessorou a SuperRico na transação com Cerbasi.
A plataforma continuará atendendo a empresas com programas de planejamento financeiro, com a parceira Mercer, da Marsh McLennan, empresa mundial de serviços profissionais nas áreas de risco, estratégia e pessoa. Além disso, no ano passado, a SuperRico lançou um MBA para formar profissionais de planejamento financeiro pessoal e familiar com a Escola de Gestão da Galícia Educação.