Growth Hacking e a importância para a carreira profissional

Growth Hacking - imagem de várias pessoa em uma sala de reunião, com paredes de vidro, todos sentados em volta da mesa

Crescer é o objetivo de qualquer empresa. Seja em número de clientes, em faturamento ou em autoridade, todo negócio deseja alcançar novos níveis de sucesso. Estamos acostumados a pensar que o crescimento leva muito tempo, mas, com o Growth Hacking, isso não é necessariamente verdade. 

Esse conceito surge para possibilitar um desenvolvimento rápido, a partir de estratégias inovadoras. 

Diversas grandes empresas, principalmente do ramo de tecnologia, aplicaram e aplicam o Growth Hacking e você também pode descobrir como fazer isso. Acompanhe o texto! 

O que é Growth Hacking? 

Growth significa crescimento e hack pode ser traduzido como brecha ou atalho. Portanto, o objetivo do Growth Hacking é encontrar atalhos para crescer. 

Não é um método específico, mas sim uma forma de trabalhar que, a partir de experimentos constantes, busca estratégias diferentes para atingir resultados. 

O termo foi criado por Sean Ellis, empreendedor e escritor, na época em que trabalhava no Dropbox. 

Ele analisou negócios que tiveram uma evolução rápida e percebeu alguns pontos em comum: faziam análises profundas de dados, contavam com equipes multidisciplinares, não aplicavam o marketing da forma tradicional e tinham processos para executar melhorias e inovar. 

Podemos definir o Growth Hacking em um passo a passo, que deve ser adaptado de acordo com a realidade da instituição: 

  1. 1- Identificar os principais problemas, gargalos e objetivos da empresa;
  2. 2- Pensar em formas de aprimorar esses pontos e escolher algumas sugestões principais;
  3. 3- Testar as ideias da forma mais simples possível;
  4. 4- Analisar os resultados dessa iniciativa, usando o aprendizado para futuros experimentos. 

É importante citar que, nessa forma de trabalhar, o sucesso nem sempre virá na primeira tentativa. 

O objetivo do Growth Hacking é exatamente esse: aplicar diversas ações novas, sabendo que algumas irão falhar, e aprender com os erros. 

Quais são os benefícios para as empresas?

Veja por que os negócios devem adotar essa maneira de trabalhar:

  • Otimiza e estrutura processos

Para fazer testes com agilidade e consistência, é preciso organizar e ajustar processos, o que beneficia o dia a dia da equipe em todos os aspectos, eliminando dificuldades e entraves. 

  • Acumula conhecimento

Mesmo as tentativas que não dão certo geram dados que serão úteis futuramente. 

  • Faz diversos experimentos ao mesmo tempo 

Rodando diversas ideias novas em paralelo, mesmo que a maioria falhe, a chance de acertar é maior. Além disso, o aprendizado também é aprofundado, com mais informações e análises. 

  • Leva a um crescimento exponencial

Cada nova ideia bem-sucedida gerará um novo nível de crescimento, que pode não ser estrondoso, mas faz a diferença. Por isso, ao somar as soluções novas, o desenvolvimento da empresa se torna contínuo. 

Como ser um profissional de Growth Hacking? 

Essa atuação está em alta e tende a crescer, por isso, é um ramo no qual vale a pena trabalhar. Uma das coisas mais interessantes sobre o Growth Hacking é que ele mescla a expertise e a habilidade de diversas áreas. 

Geralmente, é ligado ao marketing, mas, as equipes que trabalham com esse conceito também podem usufruir dos conhecimentos de TI, vendas, psicologia, gestão de processos e muito mais. 

Portanto, o profissional de Growth Hacking não tem uma formação específica, e precisa estar disposto a buscar soluções fora da caixa e a ser criativo e ousado. 

Ainda não existe uma graduação para essa ocupação, mas diversos cursos estão disponíveis online. 

Qualifique-se em Growth Hacking com a nossa pós-graduação!

Conheça o nosso MBA em Growth Hacking com a curadoria de Raphael Lassance. Um MBA para todos os profissionais que querem desenvolver um perfil estratégico e de ação, com foco no crescimento dos negócios 

Veja todos os detalhes e inscreva-se! 

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Finanças Corporativas

Finanças corporativas são um campo da administração financeira que se concentra na forma como as empresas gerenciam seus recursos financeiros, incluindo a obtenção, alocação e gestão do capital necessário para operar e expandir. Este campo envolve decisões estratégicas sobre investimentos, financiamentos, dividendos e a estrutura de capital da empresa, com

Mais >>
Produtividade (Conceito)

A produtividade é um conceito fundamental tanto no contexto pessoal quanto no profissional. Ela mede a eficiência com que os recursos são utilizados para gerar resultados, sejam eles bens, serviços ou realizações pessoais. A produtividade é frequentemente associada à eficiência no uso do tempo, energia e recursos para alcançar objetivos

Mais >>
Glossário do Direito
Improbidade Administrativa

Improbidade administrativa é um termo utilizado para descrever atos ilícitos cometidos por agentes públicos que violam os princípios da administração pública, causam prejuízo ao erário ou resultam em enriquecimento ilícito. No Brasil, a improbidade administrativa é regulada pela Lei nº 8.429, de 2 de junho de 1992, conhecida como Lei

Mais >>
Antecipação de Tutela

A antecipação de tutela é uma medida judicial que permite ao juiz conceder, de forma antecipada, um direito pleiteado pela parte autora em uma ação, antes do julgamento definitivo do processo. Essa medida é tomada quando há evidências claras de que a parte autora tem razão no pedido e de

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados