Galícia Educação

Estado de Flow

Flow

Em um mundo cada vez mais acelerado e exigente, encontrar satisfação e significado no trabalho pode ser um desafio. No entanto, o conceito de “flow” ou estado de fluxo, popularizado por Mihaly Csikszentmihalyi, oferece uma janela para compreender como podemos alcançar experiências ótimas de imersão em nossas atividades profissionais. Desta forma, inspirado pelo artigo de Kimberly McGhee, disponível nos materiais do Institute of Coaching (IOC), este artigo busca portanto explorar mais profundamente o conceito de flow, sua aplicabilidade no trabalho e também as evidências científicas que sustentam sua importância.

O Que é o Estado de Flow?

Flow é um estado mental de operação em que uma pessoa está totalmente imersa em uma atividade, caracterizado por um sentimento de envolvimento energizado, foco, satisfação plena e sucesso no processo da atividade. Csikszentmihalyi, um psicólogo húngaro-americano, identificou o flow como um momento de experiência ótima, onde o tempo parece parar, e a pessoa e a atividade se tornam um só então.

Aplicando o Flow no Trabalho

O artigo de McGhee explora como incorporar o conceito de flow no ambiente de trabalho para aprimorar o engajamento e a satisfação dos funcionários. Weil Liu e Arnold Bakker lideram uma pesquisa, que McGhee cita, apresentando uma nova estrutura para compreender a conquista do flow profissionalmente. A pesquisa, assim sugere que as características do trabalho, as características individuais, os comportamentos e os traços de liderança influenciam o flow no trabalho.

Evidências Científicas Sobre o Flow

A meta-análise realizada por Liu, Bakker e colaboradores, publicada na Journal of Vocational Behavior, revisou a literatura existente sobre o flow, destacando consequentemente sua associação com recursos de trabalho. Recursos como autonomia, traços pessoais como conscienciosidade, extroversão e amabilidade, comportamento proativo e liderança autêntica e transformacional. Curiosamente, a pesquisa contradiz a hipótese anterior de que um bom equilíbrio entre desafio e habilidades levaria ao flow, sugerindo que os desafios estão mais associados à absorção e motivação interna do que ao prazer da tarefa em si.

Implicações para o Local de Trabalho

Os resultados desta pesquisa têm implicações significativas para líderes e gestores que buscam promover um ambiente de trabalho mais engajador e satisfatório. Fornecer autonomia, encorajar comportamentos proativos e adotar um estilo de liderança autêntico e transformacional portanto, pode facilitar o estado de flow entre os colaboradores. Levando então a um desempenho e satisfação aprimorados.

Conclusão

O estado de flow representa uma poderosa alavanca para a melhoria do bem-estar e desempenho no trabalho. Então, aprofundar nossa compreensão sobre como promover e sustentar esse estado pode ser a chave para desbloquear o potencial pleno de nossa força de trabalho. Inspirado pelo trabalho de McGhee, bem como pelas pesquisas de Liu e Bakker, este artigo visa não apenas esclarecer o conceito de flow. Visa também destacar sua aplicabilidade prática e importância fundamentada na ciência para criar ambientes de trabalho mais dinâmicos, satisfatórios e produtivos.

Otello Bertolozzi Neto
CEO da Galícia Educação e Coach formado pela Escola de Coaching da Galícia Educação e filiado ao Institute of Coaching IOC.

artigo-assinatura-otello

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados