Principais habilidades esperadas de um Analyst Equity Research em 2022

No mercado financeiro, a maioria dos investidores dependem muito de informações precisas, claras e carregadas de análises para tomar qualquer decisão. Essas decisões podem incluir em qual empresa investir, quando sair de um determinado fundo, etc. E, bom, para descobrir as respostas a essas perguntas, existem uma área específica chamada de Equity Research.

Se você nunca ouviu falar sobre esse termo, ou já ouviu falar e quer entender um pouco mais sobre ele e saber sobre o futuro da área, vem com a gente que vamos explicar tudo direitinho por aqui.

Equity Research: o que é, qual seu papel e importância

Antes de tudo, vamos começar do começo, certo? Equity Research é definido pelo The Capital Advisor como “termo utilizado para denominar aqueles que se dedicam a pesquisar e estudar as empresas”.

Na prática, os analistas de Equity Research monitoram o mercado e analisam suas tendências e seus efeitos nas empresas e ações.

O que eles oferecem são visões macroeconômicas e análises aprofundadas de um setor, empresa ou ação e, a partir disso, usam essas informações para ajudar os investidores a tomarem decisões de onde investir, por exemplo.

 Quais áreas de atuação de um Analyst Equity Research?

Agora vamos falar um pouco sobre o trabalho na área de Equity Research na prática. As principais atividades desse profissional envolvem pesquisa (obviamente), relatórios, projeções e análise. Além disso, também é preciso estar muito atento às variações mundiais do mercado financeiro e ter um bom networking, assim é possível saber mais sobre empresas e negócios.

Segundo a Glassdoor, plataforma que mapeia os salários de inúmeras áreas, hoje um profissional de Equity Research recebe em média R$ 9.566. 

Ah, e tem mais: essa área também pode ter objetivos diferentes, por isso é muito comum ouvir o termo “buy-side” e “sell-side”. Isso significa que existem profissionais que trabalham “internamente” e “externamente” no mercado financeiro. 

Os profissionais buy-side normalmente estão dentro das instituições financeiras, prestando suporte para quem contrata o serviço. Já os profissionais sell-side trabalham com os clientes, fazendo recomendações de compra de ações, por exemplo.

Além disso, existem outras segmentações e especialidades dentro de cada setor – por exemplo, profissionais que trabalham apenas com análises de ações de alto risco, de alto investimento ou de áreas específicas. Tudo depende do mercado em que ele está inserido.

Principais habilidades para atuação na área

A essência do trabalho realizado por um Analyst Equity Research é a “análise fundamental” – que inclui a análise detalhada de demonstrações financeiras, índices do mercado, previsão e projeção, estimativas de lucros e relatórios detalhados sobre a empresa/ ação/ mercado em particular.

Então, esse profissional precisa ter algumas habilidades para se destacar em sua carreira, olha só:

  • Habilidades técnicas: boa compreensão de conceitos financeiros, facilidade em analisar demonstrações financeiras, prática em redação de relatórios claros, compreensão de diferentes tipos de índices e, sempre lembrando dele, experiência prática com Excel.
  • Habilidades não técnicas: atenção aos detalhes, boa capacidade de comunicação, capacidade de apresentar a análise de forma sucinta, boa comunicação e relacionamento, capacidade para se atualizar para qualquer mudança na economia e resiliência.

Quais desafios esperar em 2022?

2022 já está batendo na porta e as previsões para essa área não poderiam ser melhores. Segundo a 14ª edição do Guia Salarial da Robert Half, a área de mercado financeiro está entre as 8 que mais crescerão e a posição de Equity Research (analistas) está entre as mais demandadas.

Então, se você quer saber mais sobre a área e chegar ao ano que vem com tudo o que é necessário para fazer parte desse setor, a nossa dica é: conhecimento! Fique atento às novidades do mercado e sobre o ramo da tecnologia, isso vai te ajudar muito. Inscreva-se na nossa newsletter e prometemos te ajudar nesse passo, sempre enviando conteúdos de qualidade e super atualizados!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Medição de Desempenho

Medição de Desempenho é o processo de quantificar e avaliar o nível de eficiência com o qual uma organização, departamento, equipe ou indivíduo realiza suas atividades e atinge seus objetivos. Essa prática envolve a coleta e análise de dados relevantes que refletem o progresso em direção às metas estabelecidas, permitindo

Mais >>
Behavioral Targeting

Behavioral Targeting, ou segmentação comportamental, é uma técnica de marketing que utiliza os comportamentos e atividades dos consumidores para personalizar anúncios e conteúdos. Essa abordagem se baseia em dados coletados sobre as interações online dos usuários, como histórico de navegação, pesquisas, compras anteriores e engajamento com conteúdos, para criar perfis

Mais >>
Glossário do Direito
Agravo Regimental

O agravo regimental é um recurso utilizado no âmbito dos tribunais superiores brasileiros, como o Supremo Tribunal Federal (STF) e o Superior Tribunal de Justiça (STJ), entre outros. Ele é interposto quando uma das partes deseja contestar uma decisão monocrática, ou seja, proferida por um único ministro ou desembargador, dentro

Mais >>
Causa de Pedir

Causa de pedir é o fundamento fático e jurídico que justifica a solicitação de uma determinada pretensão em um processo judicial. Em outras palavras, é o conjunto de fatos e normas legais apresentados pela parte autora para embasar o pedido feito ao juiz. A causa de pedir é essencial para delimitar

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados