Galícia Educação

Cultivando Emoções Positivas

Emoções Positivas

Recentemente, tive a oportunidade de mergulhar em um fascinante estudo sobre a neurociência das emoções positivas. Graças ao acesso proporcionado pelo IOC (Institute of Coaching), uma organização à qual me orgulho de ser afiliado como Coach e CEO da Galícia Educação. Importante lembrar que todos os nossos estudantes formados têm nossa ajuda na filiação ao IOC.

Este artigo, publicado em 2021 por um time internacional de cientistas de renome, não apenas capturou minha atenção, mas também reforçou a importância da base científica que fundamenta nossa abordagem na Escola de Coaching. Na Escola, valorizamos o uso de ferramentas e conteúdos respaldados por metodologias e eficácias comprovadas.

Entendendo as Emoções Positivas

No coração deste estudo, intitulado “The neuroscience of positive emotions and affect: Implications for cultivating happiness and wellbeing“, os pesquisadores exploram a complexidade das emoções positivas e seu impacto profundo na felicidade, satisfação com a vida e bem-estar geral. Ainda, vale destacar que a pesquisa atravessa fronteiras, reunindo 17 cientistas de 7 países diferentes, ilustrando o interesse global e a relevância do tema.

Uma descoberta central é que, apesar de a pesquisa sobre emoções positivas estar dispersa em várias disciplinas acadêmicas, o que realmente importa é como nós, seres humanos, experimentamos, interpretamos e regulamos essas emoções. Assim, essas experiências acumuladas de estímulos e emoções positivas são fundamentais para alcançar a felicidade e o bem-estar.

A Importância Científica das Emoções Positivas

Os autores do estudo apontam para a associação entre afeto positivo e sucesso em diversas áreas da vida, como relações sociais, trabalho e saúde física e psicológica.

Isso é explicado pela teoria “Broaden & Build” de Fredrickson. A teoria sugere então que as emoções positivas expandem nossas capacidades físicas, intelectuais e sociais, promovendo a adaptação e sobrevivência a longo prazo.

Além disso, o artigo revisa as bases neuroquímicas e as redes cerebrais envolvidas nas emoções positivas, destacando como diferentes substâncias e regiões cerebrais contribuem para essas experiências. Tais insights científicos são cruciais para nós, profissionais de coaching, pois fornecem uma compreensão mais profunda dos processos subjacentes que podem ser utilizados para promover o bem-estar e a felicidade em nossos clientes.

Aplicações Práticas

Para nós, que seguimos uma abordagem baseada em ciência na Escola de Coaching da Galícia Educação, essas descobertas reforçam a importância de integrar práticas que cultivem emoções positivas. Seja através de jogos, melhorias ambientais, práticas de mindfulness ou promovendo estados de fluxo, há uma variedade de estratégias apoiadas pela ciência que podemos utilizar para enriquecer as vidas de nossos clientes.

Para transformar a ciência em prática, compilei uma tabela de estratégias respaldadas por estudos científicos, juntamente com exemplos práticos. Essas estratégias podem ser facilmente incorporadas ao nosso dia a dia ou às sessões de coaching, ajudando a promover um estado mais positivo de bem-estar e felicidade.

Tabela de Estratégias

EstratégiaDescriçãoExemplo Prático
Jogos e BrincadeirasAtividades lúdicas que promovem o bem-estar através do riso, diversão e conexão social.Organizar sessões de team building com jogos de tabuleiro ou atividades de grupo ao ar livre para fortalecer as relações interpessoais e promover a cooperação.
Melhorias AmbientaisAlterações no ambiente físico para promover sentimentos positivos e bem-estar.Incorporar plantas e espaços verdes no local de trabalho ou em casa para melhorar o humor e reduzir o estresse.
Práticas de MindfulnessTécnicas que promovem a atenção plena ao momento presente, melhorando a consciência emocional e reduzindo a reatividade.Introduzir breves sessões de meditação guiada no início de cada dia ou reunião para cultivar um estado de calma e foco.
Promovendo Estados de FluxoAtividades que desafiam e engajam completamente, levando a uma sensação de êxtase e clareza.Encorajar clientes a dedicarem tempo a hobbies ou projetos que os absorvam totalmente, como pintura, escrita ou esportes, para experimentar a felicidade no processo.
Exercício FísicoAtividades que não só melhoram a saúde física, mas também promovem a liberação de neurotransmissores relacionados ao bem-estar.Implementar uma rotina diária de exercícios, como caminhada, yoga ou dança, para elevar naturalmente os níveis de endorfinas e dopamina.
Conexões SociaisFortalecer relacionamentos através de interações significativas, promovendo um sentido de pertencimento e apoio.Agendar regularmente encontros com amigos ou familiares para reforçar laços sociais e compartilhar experiências positivas.
GratidãoPrática de reconhecer e apreciar os aspectos positivos da vida, aumentando a satisfação e o otimismo.Manter um diário de gratidão, anotando três coisas pelas quais é grato todos os dias, para cultivar uma perspectiva positiva.
Engajamento CriativoAtividades que permitem a expressão pessoal e a exploração de novas ideias, contribuindo para o senso de realização e satisfação.Promover workshops de arte ou escrita criativa, incentivando os participantes a explorarem seus talentos e paixões.

Essas estratégias, fundamentadas pela ciência portanto, são um testemunho do poder das emoções positivas em moldar nossa experiência de vida. Elas ressaltam a importância de adotar uma abordagem integrada e baseada em evidências no coaching,

Conclusão

Este estudo, pois, não apenas aprofunda nossa compreensão sobre as emoções positivas mas também enfatiza a necessidade de uma abordagem mais interdisciplinar e transdisciplinar na pesquisa futura. Portanto, para nós, como coaches formados na Escola de Coaching da Galícia Educação e afiliados ao IOC, isso valida nosso compromisso com uma prática informada pela ciência. Garantindo assim que as ferramentas e metodologias que aplicamos tenham não apenas um impacto profundo, mas também um fundamento científico sólido.

Enfim, encorajo todos a refletirem sobre como podem incorporar mais emoções positivas em suas vidas e nas vidas daqueles com quem trabalham. Afinal, a ciência está nos mostrando o caminho para uma vida mais feliz e satisfatória.

Otello Bertolozzi Neto
CEO da Galícia Educação e Coach formado pela Escola de Coachingda Galícia Educação e filiado ao Institute of Coaching IOC.

artigo-assinatura-otello

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados