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Como desenvolver a empatia no ambiente de trabalho

empatia

Muito tem se falado sobre empatia, mas será que todo mundo realmente entende seu significado? Empatia não pode e não deve ser apenas mais uma palavra que está na moda.

Ao ser colocada em prática, ela é é capaz de transformar (quase) tudo ao nosso redor: olhares, pensamentos, críticas, modo de viver e de pensar. 

Mas, mais importante do que saber o que significa, é necessário saber como colocá-la em prática. Vamos mostrar algumas formas de desenvolver a empatia, principalmente no ambiente de trabalho.

O que é empatia e qual a importância de ser uma pessoa empática?

O termo empatia não é novo, muito pelo contrário. Em meados do século 20, lá na Grécia, o mesmo apareceu pela primeira vez.“EMPATHEIA”, trazendo para o nosso idioma, seria a junção de emoção e sentimento.

Na prática, empatia é uma ação – colocar-se no lugar do outro. Mas é muito importante levar em conta todas as circunstâncias que envolvem a situação, e então é possível se colocar no lugar do outro.

A empatia desenvolve a habilidade de entender a real necessidade das outras pessoas a partir da perspectiva delas. Ela nos torna mais sensíveis às dores alheias e às alegrias também – por isso é tão importante. 

Ao contrário do que muitos pensam, não praticamos a empatia apenas com quem é próximo a nós. É possível ter empatia por pessoas que aparecem em uma reportagem, por exemplo.

Até porque, no sentido literal, é impossível sentir exatamente o que a outra pessoa está sentindo. O que a empatia faz é nos levar a praticar um exercício altruísta, no qual conseguimos enxergar as situações através de uma outra ótica. 

Empatia X Simpatia: principais diferenças 

Tanto a simpatia quanto a empatia têm a ver com a maneira como agimos. Por isso, muitas vezes são confundidas. Mas não se engane, apesar de terem algumas semelhanças, são bem diferentes. 

A simpatia é um sentimento que criamos em relação ao outro e um modo de agir. Cria-se uma afinidade, que estabelece uma harmonia entre as pessoas, e, a partir disso, laços podem ser criados. 

Já a empatia está mais relacionada ao que nós sentimos e internalizamos – sempre ligada a pensamentos e sensações, a empatia é um sentimento subjetivo e intrínseco. 

Pessoas simpáticas se identificam com as outras superficialmente, geralmente são agradáveis e positivas. Por outro lado, a empatia vai um pouco mais longe. O contato é muito mais profundo, a fim de entender realmente o outro. 

5 Dicas poderosas para colocar a empatia em prática

Uma das maiores dificuldades em praticar a empatia é “abandonar” um pouco do que nós somos. Deixar de lado nossas crenças e emoções para abrir espaço para entender o outro é uma longa caminhada. 

Mas trouxemos algumas dicas poderosas que vão ajudar!

1.Tenha interesse

Existem muitas maneiras de demonstrar que está interessado no que a outra pessoa tem a dizer. Desde a postura corporal ao olhar. Esteja a fim, concentre sua atenção naquela conversa. 

2. Aprenda a ouvir com atenção

Ser atencioso ao escutar outra pessoa vai muito além do que manter-se em silêncio. Uma conversa só existe se quem está nela está disposto a ouvir. Então esteja lá, e tente não desviar os pensamentos.

3. Autoconhecimento

Cada pessoa que cruza nosso caminho é um mundo diferente. Para entender o mundo de outras pessoas, é crucial conhecer o próprio. Tanto para não se perder quanto para compreender que nem todo mundo tem as mesmas motivações.

4. Mantenha um diálogo empático

Já falamos que empatia é se colocar no lugar do outro. Mas não é tão simples, aliás, de simples não tem nada. Atente-se a cada detalhe e, caso tenha dúvidas, pergunte. Mas cuidado, respeite as vontades e o espaço do outro.

5. Tire as suas amarras e julgamentos

Não existe empatia quando medimos a necessidade dos outros com a nossa própria régua. Também não há empatia ao projetar nossas expectativas nas pessoas. Ou seja, não seja tão cruel ao olhar para o próximo.

Empatia no trabalho: como desenvolvê-la e qual a sua importância?

A empatia cabe em qualquer lugar – e em qualquer situação. Mas, em alguns lugares, ela se torna ainda mais poderosa do que em outros, como, por exemplo, no trabalho.

Em um ambiente onde o clima organizacional é bom, todo mundo sai ganhando. Inclusive, a empresa. Porque dessa forma é possível reter talentos e investir cada vez mais em inovação.

No trabalho, a empatia é capaz de conectar pessoas. Quando as pessoas têm a habilidade de se colocar no lugar das outras, cria-se um ambiente muito mais produtivo e colaborativo. 

Trouxemos algumas dicas para desenvolver a empatia no trabalho, mas saiba que serão necessárias diversas mudanças. Veja:

  • Invista na diversidade e na inclusão, porque a partir delas as chances de fortalecer a empatia serão muito maiores;
  • Dê valor ao aprendizado e à inovação de seus colaboradores;
  • Tenha diálogos sinceros, para que os outros colaboradores se sintam à vontade para trocar ideias;
  • Quando possível, ofereça flexibilidade, visando ao bem estar;
  • A escuta corporativa é um dos pilares da empatia no ambiente corporativo, por isso não a deixe de lado.

Como usar a empatia em negociações, atendimentos e com os colaboradores

Você já se perguntou o que leva algumas empresas a terem muito mais sucesso que as outras? Bom, existem muitos motivos. Mas um dos principais é a maneira como as empresas tratam os seus clientes.

Aqui, vale dizer que a empatia passou a ser considerada uma das principais competências para a liderança do futuro. Ao ter empatia, o líder é capaz de olhar um problema sob várias perspectivas e pontos de vista. 

Nas negociações, ela é poderosíssima. Porque, ao se colocar ao lado do seu cliente e demonstrar preocupação, ele se sente muito mais confortável. Assim, o caminho para chegar a um acordo é menor. 

Não é segredo para ninguém que uma comunicação clara e eficiente é a chave para um bom negócio. Mas cuidado, ter empatia não significa concordar com tudo que seu cliente propõe. 

Em uma negociação ou em atendimento, é importante manter-se assertivo e firme em suas ideias. Porém, sempre buscando ouvir e entender o outro lado. É possível compreender outra pessoa, mesmo com opiniões diferentes.

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