Marketing de conteúdo: confira dicas práticas para criar uma estratégia

Marketing de conteúdo

Mentoria dos líderes de hoje para você, o líder do futuro.

Grátis para os estudantes de MBA.

Caito Maia, João Kepler, Andrea Schwarz, Dennis Nakamura e mais em aulas inspiradoras e transformadoras, que levarão você a agir e realizar todo o seu conhecimento.

Quer a mentoria de grandes líderes?

Já ouviu falar sobre Marketing de Conteúdo, e Inbound Marketing? Saiba mais sobre ele aqui e veja como é possível traçar uma estratégia orgânica de captação de leads para o seu negócio apenas fornecendo conteúdo de qualidade para o público.

O que é Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é um dos pilares que sustenta o Inbound Marketing ao lado das estratégias de SEO e das Redes Sociais. 

Esse conteúdo pode ser distribuído gratuitamente em vários formatos como blogs, vídeos, e-books, etc, para aumentar o interesse pelos produtos e serviços de uma empresa. 

Normalmente, o seu objetivo é usar o conteúdo para direcionar o tráfego orgânico de sites, aumentar a captação de leads qualificados e (em alguns casos) capacitar a equipe de vendas para fechar mais negócios com mais rapidez.

Então, o que isso significa para você? O marketing de conteúdo é a medida certa para sua empresa?

Por que usar Marketing de Conteúdo?

O marketing de conteúdo é não só uma forma de atrair o público até a sua marca de forma orgânica como também é essencial para o sucesso do bom posicionamento em mecanismos de pesquisa (práticas SEO).

Se você deseja se classificar no topo dos resultados de pesquisa do Google, por exemplo, precisa criar conteúdo detalhado e de alta qualidade relacionado ao seu setor e negócios. 

É importante observar que o material de marketing de conteúdo nem sempre é “vendedor”. Em vez disso, ele é projetado para fornecer informações úteis ao seu público, para que eles possam aprender mais sobre seus produtos e serviços e, em seguida, entrar em contato com você para obter mais informações. 

Além disso, o conteúdo pode ajudar a apresentar uma empresa como especialista. O conteúdo é capaz de estabelecer a marca como uma autoridade confiável em sua área, fazendo com que os possíveis clientes confiem mais em fazer uma compra.

Por último, uma boa estratégia de marketing de conteúdo desempenha um papel fundamental para expandir o alcance de uma marca. 

Ao criar conteúdo, você expande seu alcance para pessoas interessadas em seus produtos ou serviços. Você ajuda mais pessoas a descobrirem sua empresa, o que direciona mais tráfego para sua página. Como resultado, a relevância da página aumenta e melhora o SEO do site, permitindo uma classificação mais elevada nos resultados da pesquisa.

7 dicas para criar estratégias de marketing de conteúdo

Aqui estão sete dicas de marketing de conteúdo para você:

1 – Determine o público-alvo

Se você deseja criar uma estratégia de marketing de conteúdo de sucesso, deve determinar quem deseja alcançar. 

É fato que seu conteúdo não agradará a todos, então é preciso mapear muito bem quem se deseja atingir. Assim, é possível criar um conteúdo melhor e mais personalizado 

A melhor tática para isso é criar buyer personas, que são perfis de seus clientes ideais. Elas ajudam a criar um conteúdo mais direcionado, que melhor atenda às necessidades deles. 

2 – Acompanhe assuntos relacionados ao setor

O objetivo do marketing de conteúdo é fornecer ao seu público conteúdo relevante e informativo. Se você deseja ter uma estratégia de marketing de conteúdo bem-sucedida, concentre-se nos assuntos relacionados ao setor e saiba tudo sobre eles. 

Uma dica é procurar palavras-chave relacionadas ao assunto e que podem ser usadas ​​para gerar conteúdo. 

3 –  Use boas práticas de SEO

Ao subir um arquivo em um blog, por exemplo, você pode otimizar o conteúdo para que ele se destaque nas plataformas de busca. Isso inclui uma série de práticas – tanto de escrita quanto de uso de links e imagens. Uma extensão que pode ajudar e muito nessa tarefa é o Yoast SEO, um plugin gratuito para WordPress.

4 – Divulgue seu conteúdo

Não adianta muito desenvolver um conteúdo de qualidade excelente se ele ficar escondido em alguma página do seu site. Replique o conteúdo para as redes sociais, e-mails e outros canais de divulgação que fizerem sentido na estratégia.

5 – Mantenha sua estratégia atualizada

Parece óbvio, mas essa é uma etapa frequentemente esquecida. A maioria dos setores está mudando constantemente, especialmente com o ritmo das novas tecnologias.

6 – Crie conteúdo que resolva problemas

O próximo conselho é criar conteúdo que resolva problemas. Afinal, quando as pessoas procuram coisas online, geralmente procuram algo que as ajude com um problema que estão enfrentando.

Portanto, se você criar em torno dos problemas potenciais que as pessoas podem ter em relação ao seu nicho de negócios, pode esperar atrair mais tráfego.

7 – Acompanhe seu desempenho usando análises

Por último, mas não menos importante, não podemos deixar de falar sobre a importância de analisar seu desempenho. Conteúdo de qualidade é fundamental, mas se não converter os leads em clientes, não vai significar muito para o seu negócio.

É por isso que é fundamental usar análises. Se você monitorar, rastrear e observar os números, poderá descobrir o que está funcionando, onde melhorias podem ser feitas e o que precisa ser totalmente descartado.

O tráfego é vital, mas é preciso se concentrar nas taxas de conversão também. Além disso, a análise permitirá que você aprimore sua estratégia para o futuro. Por exemplo, se você notar que seus espectadores estão interessados ​​em um tópico específico, você pode se concentrar nisso daqui para frente. Isso garantirá que as pessoas gastem mais tempo em seu site e, com a estratégia certa, aumentará as conversões.

A importância da experiência do usuário

De nada adianta um conteúdo maravilhoso se o usuário tem dificuldade para lê-lo. Se as imagens demoram para carregar, os botões não funcionarem, os formulários criarem fricção – de nada adianta um conteúdo interessante. Por isso é muito importante ficar atento à experiência do usuário ao acessar aquele tipo de conteúdo.

Quer saber um pouco mais sobre o assunto? Inscreva-se na nossa newsletter e conheça também os nossos cursos da Galícia Educação. Eles contam com tudo que há de mais atualizado no mundo do marketing digital e irão te ajudar a dar aquele “up” que você está buscando na carreira.

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.

Mentoria dos líderes de hoje para você, o líder do futuro.

Grátis para os estudantes de MBA.

Caito Maia, João Kepler, Andrea Schwarz, Dennis Nakamura e mais em aulas inspiradoras e transformadoras, que levarão você a agir e realizar todo o seu conhecimento.

Quer a mentoria de grandes líderes?

Mais artigos

A curadora do nosso MBA em Gestão de Produtos Digitais, Bruna Bartosiaki, participa como coordenadora da Trilha de Design Thinking, no evento TDC, The Developer's Conference, que ocorre  no dia 2 de Junho na edição de Florianópolis. 

Muito tem se falado sobre empatia, mas será que todo mundo realmente entende seu significado? Empatia não pode e não deve ser …

Muitas pessoas deixam para pensar em aposentadoria apenas quando precisam dela. Mas qual seria a hora certa para pensar sobre isso? Há …

O marketing tem tudo a ver com entender os comportamentos, necessidades e motivações dos consumidores e, em seguida, entregar uma experiência que …

Skip to content