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Você sabe como abrir uma startup e empreender?

Lançar uma startup definitivamente não é para os fracos de coração. Começar e desenvolver qualquer negócio requer dedicação, mas abrir uma startup requer ainda mais.

A boa notícia é que existem muitos recursos para te apoiar ao longo de sua jornada empreendedora – e nós vamos te ajudar também.

Separamos as melhores dicas para você que quer saber como abrir uma startup, além de ferramentas para otimizar o seu negócio e ter sucesso nessa escalada. Olha só:

Como abrir uma startup?

Para criar uma startup não basta só ter uma grande ideia, também envolve muita pesquisa e estratégia.

É megaimportante analisar o mercado, o cenário do setor, se existem possibilidades de financiamento, quais são os concorrentes e muito mais.

O objetivo ao fazer isso é entender se realmente existem oportunidades para apoiar seus objetivos empresariais – e se eles podem ser feitos dentro da legislação (a dica é procurar em sites jurídicos). 

Ah, lembrando que o diferencial das startups é a inovação, então vale fazer uma pesquisa muito ampla para descobrir se já existe alguma empresa executando sua ideia e, se sim, pensar o que sua startup pode oferecer de diferente.

Por onde começar? Entendendo o mercado e o modelo de negócios a seguir

Segundo o Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) uma das decisões mais importantes antes de abrir uma startup é entender qual será seu tipo jurídico e quais são suas implicações legais.

Veja os tipos jurídicos que existem hoje e para quais situações eles são indicados:

  • Responsabilidade limitada: caso existam dois ou mais sócios;
  • Empresa individual de responsabilidade limitada (Eireli): no caso de um só empreendedor;
  • Regime de Sociedade Anônima: caso exista aporte de investidores.

Depois disso, é preciso fazer:

  • O registro da startup na Junta Comercial do seu Estado – e aí você garante também a Inscrição Estadual;
  • A inscrição no Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (feito na Receita Federal);
  • Verificar a necessidade de alguma autorização ou permissão administrativa específica para o setor em que sua startup vai atuar;
  • Registrar a marca no Instituto Nacional de Propriedade Industrial (Inpi).

Veja 3 dicas para abrir uma startup

1 – Entenda se existe crescimento projetado e encontre as falhas do mercado

O valor do seu setor é uma informação essencial para entender como está o mercado. O que as pesquisas mostram sobre a projeção de crescimento? Se a indústria está crescendo, tente identificar o porquê e procure por um segmento da indústria em que os produtos ou serviços existentes não atendem às necessidades.

 Pontos problemáticos que não estão sendo abordados (ou bem abordados) oferecem uma oportunidade para você deixar sua marca.

2 – Pesquise e refine sua ideia

Agora que você tem uma compreensão básica do seu negócio, dos concorrentes e do crescimento projetado do setor, seu próximo passo é pesquisar e refinar sua ideia de startup para desenvolver seu MVP (produto mínimo viável, na sigla em inglês).

Se o seu produto ou serviço custar mais do que as soluções existentes, você precisará trabalhar mais para que os clientes adotem o novo produto ou serviço que você criou. Felizmente, existem maneiras de se preparar para lançar seu produto ou serviço para clientes em potencial:

  • Faça entrevistas com clientes que você acha que podem comprar este produto – você poderá usar esse insight para refinar sua proposta de valor;
  • Use ferramentas e softwares disponíveis para descobrir, organizar e aprender com dados do setor e do mercado exemplo: Think With Google;
  • Invista no networking da área para interagir com outros empreendedores que podem ajudar com ideias.

3 – Crie seu Plano de Negócio

O processo de planejamento de negócio é superimportante para definir metas e planejar suas estratégias. 

Existem muitos tipos diferentes de planos de negócios, dependendo do estágio do seu empreendimento e do objetivo da sua startup. Você pode começar com um modelo informal e desenvolvê-lo até o ponto que precisar buscar investimento (onde as pessoas vão querer ver o seu plano).

No livro The Lean Startup, o autor Eric Ries ressalta nove áreas que precisam estar no plano de negócios de qualquer startup. Essas nove áreas incluem:

  • Segmentos de clientes;
  • Proposta de valor – descreve o valor que seu produto ou serviço oferece;
  • Canais – resume como você vai se comunicar e alcançar o público;
  • Relacionamento com o Cliente – descreve os tipos de relacionamento que você estabelecerá (e como) com cada segmento de cliente;
  • Fluxos de receita – relatórios sobre como você planeja gerar receita;
  • Recursos-chave – quais são os ativos necessários para fazer seu negócio funcionar;
  • Atividades-chave – descreve as atividades mais importantes que sua empresa deve realizar para que seu modelo de negócios funcione;
  • Parcerias-chave – identifica com quem você precisa fazer parcerias para manter relacionamentos com clientes e adquirir recursos;
  • Estrutura de Custos – fornece uma visão geral da estrutura de custos para operar seu modelo de negócio.

Como dar o primeiro passo?

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