Galícia Educação
Gift Store

O que é um scrum master e quais as funções dele dentro da empresa?

Se você ainda não ouviu falar sobre um scrum master, com certeza ainda essa hora está chegando. Cada vez mais popular no Brasil, essa função envolve um trabalho sério de gerenciamento de projetos.

Mas antes de entender o que é e o que faz um scrum master, preciso compreender um pouquinho sobre o Scrum. Então olha só um resuminho (sabia mais sobre o assunto aqui):

O que é o Scrum?

O Scrum é uma maneira simples, direta e fácil de implementar de planejamento de projetos – e é muito popular para projetos de desenvolvimento de software e produtos.

O gerenciamento de projetos Scrum pode dinamizar e incentivar feedback contínuo, o que permite que os scrum masters atendam com mais precisão às necessidades de um cliente, por exemplo.

Resumidamente, o Scrum funciona a partir de uma lista definida por ordem de prioridade (o chamado “backlog”). As tarefas do backlog são distribuídas entre as equipes e assim começam os Sprints, que são os intervalos de tempo de desenvolvimento (normalmente 5 dias). Ao final de cada Sprint o time se reúne e faz uma revisão das tarefas a fim de validar se tudo foi feito da forma como deveria, se há algo que precisa ser refeito ou se é preciso adaptar ou melhorar algum ponto.

Em um projeto Scrum existem três principais funções:

  1. Dono do produto:  representa o cliente. Ele organiza e gerencia o backlog do produto, que é uma lista de tarefas necessárias para o produto ficar pronto. 
  2. Scrum Master: é o líder da equipe. Das tarefas que estão no backlog, ele escolhe aquelas que têm maior prioridade (e trarão mais resultado) para que o time possa realizá-las dentro do período do sprint.
  3. Time: uma equipe auto-organizada (ou autogerenciada) que faz o trabalho durante o sprint.

O que faz do Scrum uma das metodologias ágeis mais famosas hoje é a forma com que os ciclos de produção acontecem. Ao final de cada sprint, é feita uma revisão de todas as tarefas, que nesse momento podem ser melhoradas.

Graças aos seus muitos benefícios, a metodologia scrum continua a crescer em popularidade. Então, vamos dar uma olhada mais de perto no papel do scrum master.

O que é e qual a função de um Scrum Master?

O scrum master é a pessoa da equipe responsável por gerenciar e garantir que o processo do scrum aconteça. Esse processo tem um conjunto claramente definido de papéis e rituais que devem ser seguidos, então o scrum master trabalha com cada membro da equipe para orientar e treinar da melhor forma.

Eles não estão envolvidos na tomada de decisões, mas atuam como uma estrela guia para guiar a equipe através do processo de scrum com sua experiência e conhecimento.

Ele é comprometido com os valores e práticas do scrum – e não é responsável pelo sucesso do produto. Claro que todo scrum master deve permanecer flexível e aberto a oportunidades para a equipe melhorar seu fluxo de trabalho.

Aqui estão alguns dos principais papéis de um scrum master:

  • Se certificar de que as metas, o escopo e o domínio do produto estejam claros para todos na equipe scrum;
  • Oferecer técnicas e ferramentas de gerenciamento de projetos para ajudar os membros da equipe;
  • Fornecer constantemente informações às partes interessadas do projeto sobre onde seu status;
  • Remover obstáculos do processo de scrum;
  • Liderar mudanças que aumentarão a produtividade da equipe.

Quem pode ser scrum master? 

Normalmente o scrum master é um profissional que já tem intimidade com gestão de projetos e áreas relacionadas, mas isso não é uma obrigatoriedade. Qualquer pessoa que queira aprender os fundamentos do scrum pode se desenvolver até se tornar um scrum master.

Existem algumas skills, no entanto, que são bem características de um scrum master. Elas incluem: boa comunicação, capacidade de liderança, empatia, habilidades em solucionar problemas, visão inovadora, entre outros.

Veja 5 dicas para atuar na área

Se você estiver interessado em se tornar um scrum master, veja algumas dicas para seguir essa carreira e se destacar na área:

1 – Aprenda tudo sobre Scrum 

Antes de se tornar um scrum master, é crucial se familiarizar com os valores e princípios do Agile e com a estrutura geral do Scrum. Aqui vale a leitura para aprender um pouco mais sobre metodologias ágeis, fica a dica!

2 – Pratique o Scrum em outras funções

As empresas que contratam scrum masters geralmente procuram conhecimento em Scrum, mas isso pode vir de fora de uma função tradicional. Quando você estiver se candidatando ao seu primeiro papel de Scrum master, considere praticar a estrutura e os princípios do Scrum em outras áreas de sua vida. 

Você pode fazer isso para vários projetos e tarefas. Alguns profissionais começam a aplicar as ideias em sua vida pessoal, como por exemplo para fazer planejamentos de viagens, reformas ou outros projetos.

3 – Construa sua rede

Considere construir sua rede profissional participando de webinars ou grupos nas redes sociais. Essa pode ser uma ótima maneira de conhecer outros profissionais da área e pode levar a uma oportunidade de emprego. 

4 – Desenvolva suas habilidades de liderança e gestão

Se você quer construir uma carreira sólida e consciente como scrum master, precisa desenvolver algumas habilidades. O curso Empregabilidade e o Novo Mercado, da Escola de Gestão Galícia, pode te ajudar nisso.

O curso aborda dez temas essenciais para esse novo profissional, como inteligência artificial e a relação com a inteligência emocional, criatividade e resolução de problemas, técnicas de empregabilidade, conceitos da tecnologia blockchain, autoconhecimento e a construção do propósito de vida e alguns outros muito importantes para os profissionais do novo mercado de trabalho.

Qual o salário de Scrum Master?

Segundo o portal de empregos Vagas, a média salarial de um profissional de scrum master é de R$ 8.038,00. Claro que o salário vai variar de acordo com região, tempo de carreira, área de atuação, entre outros.
Quer saber mais sobre o assunto? Inscreva-se na nossa newsletter e não deixe de conferir o curso Empregabilidade e o Novo Mercado, que aborda esses e outros temas super atuais!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Conciliação Bancária – Bank Reconciliation

Bank Reconciliation, ou conciliação bancária, é o processo de comparar os registros contábeis de uma empresa com os extratos bancários para garantir que ambos estejam em conformidade. Este processo é essencial para manter a precisão dos registros financeiros, identificar discrepâncias e detectar fraudes ou erros. A conciliação bancária envolve a

Mais >>
AIDA (Attention, Interest, Desire, Action)

O modelo AIDA, que significa Atenção, Interesse, Desejo e Ação, é uma estrutura clássica utilizada em marketing e publicidade para descrever as etapas pelas quais um consumidor passa antes de realizar uma compra. Este modelo foi desenvolvido no final do século XIX e permanece relevante até hoje, fornecendo uma base

Mais >>
Glossário do Direito
Ação de Inconstitucionalidade

A Ação de Inconstitucionalidade, também conhecida como Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI), é um mecanismo jurídico previsto na Constituição Federal do Brasil, destinado a garantir a supremacia da Constituição e proteger a ordem jurídica constitucional. Essa ação visa declarar a inconstitucionalidade de leis ou atos normativos que contrariam os princípios

Mais >>
Ação de Consignação em Pagamento

A Ação de Consignação em Pagamento é um instrumento jurídico utilizado quando o devedor deseja cumprir sua obrigação, mas encontra resistência ou impedimento por parte do credor em receber o pagamento. Essa ação é prevista no Código de Processo Civil brasileiro e visa a proteção do devedor, permitindo que ele

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Budget

O Guia Completo sobre Budget (Orçamento)

Empreender é um desafio repleto de oportunidades e obstáculos. Um dos elementos cruciais para o sucesso de qualquer empreendimento é o budget (orçamento). Saber como

Financiamento para Startups

Financiamento e Créditos para Startups

As startups desempenham um papel crucial na inovação e no desenvolvimento econômico global. No entanto, o acesso a financiamento e crédito é um dos maiores