Galícia Educação

7 cursos exclusivos que te ensinam como liderar uma equipe

como liderar uma equipe

Um dos principais desafios das empresas é encontrar profissionais que tenham a capacidade de liderar. E isso acontece porque o conceito de liderança se transformou ao longo dos anos – e agora vai muito além de posicionamentos hierárquicos. 

Veja aqui um pouco mais sobre liderança e encontre os cursos exclusivos que te ensinam como liderar uma equipe. 

O que é liderar uma equipe?

Liderar tornou-se uma competência especial, e isso quer dizer que o fato de apenas  estar à frente de uma empresa ou mesmo de um grupo não o torna um líder. Essa ideia tem mais a ver com o termo “chefe”, que tem caído em desuso há um tempo, inclusive.

O papel do líder é, além de mostrar o caminho, trilhá-lo com sua equipe, sendo parte dela. Pensando em um conceito mais moderno, o líder é parte do conjunto – e o diferencial que ele possui é ter uma visão e uma capacidade de transformação diferenciadas.

Dicas para liderar de forma eficiente

Bom, vale a pena deixar claro que um líder não nasce do dia para a noite. Experiência, tempo, conhecimento e, principalmente, muita dedicação são essenciais para o desenvolvimento de um perfil de liderança. Liderar uma equipe é um processo de transformação contínua.

É importante também deixar claro que liderar uma equipe é uma tarefa árdua e muito estratégica. E que, ao contrário do que muitos pensam, não é um dom, mas sim uma competência que pode ser desenvolvida.

A construção de um líder depende da sua área de atuação, mas, apesar disso, existem algumas dicas de boas práticas e características pessoais que funcionam para qualquer profissional que busca um cargo de liderança. Confira!

1 – Flexibilidade e Empatia

Praticar a escuta ativa é uma das principais características de um bom líder. A partir dela, é possível demonstrar para sua equipe valorização e cuidado, podendo criar laços de respeito e confiança. Ser flexível facilita o processo de mudanças, a partir de ideias e informações que são trazidas por meio de um bom diálogo.

2 – Boa comunicação

Ter uma boa comunicação é um passo muito importante para cultivar boas relações no ambiente de trabalho. Quando um líder se comunica de forma eficiente, sua equipe se sente à vontade para expressar suas opiniões e ideias.

3 – Seja o exemplo para sua equipe

A figura de um bom líder é inspiradora, e faz com que sua equipe se espelhe em suas ações, comportamentos e entregas. Muitas atitudes e decisões do líder demandam experiência profissional e equilíbrio emocional, por isso investir no desenvolvimento de soft skills é importante!

4 –  Visão Estratégica

Um líder com uma visão estratégica afiada pensa em soluções criativas e também é capaz de enxergar novas oportunidades. A figura do líder demanda um raciocínio rápido, de maneira lógica e organizada, considerando sempre as limitações da equipe.

A importância de ser um bom líder

No ambiente de trabalho, a presença de um bom líder impacta diretamente nos resultados. E isso acontece porque ele consegue alinhar os objetivos de toda a equipe, sendo parte importantíssima dela. Sempre incentivando o principal capital de uma empresa – o humano!

O elo mais forte entre a equipe e os objetivos da empresa é o líder.  Quando o líder tem compatibilidade com a cultura organizacional da empresa, ele influencia todos os membros da sua equipe a “vestir a camisa”, gerando ótimos frutos.

O profissional que assume a liderança de uma empresa tem o conhecimento operacional da rotina de trabalho, e com isso, com sua equipe, cria estratégias e também melhores práticas. Isso reflete diretamente na melhora da qualidade dos processos, maior produtividade e comprometimento da equipe.

Quais os benefícios de uma boa liderança?

Vamos listar alguns dos benefícios que uma boa liderança traz, mas antes vale ressaltar um ponto importantíssimo: além dos objetivos, o líder foca na satisfação e desempenho de sua equipe, porque entende que ela é a parte principal dos processos.

  • Motivação: a equipe começa a produzir mais e melhor
  • Diálogo: a comunicação potencializa bons resultados
  • Novos talentos: bons líderes identificam talentos e os estimulam
  • Autoridade e respeito: não são frutos de imposição, e por isso são conquistados
  • Mediação de conflitos: a partir de um canal aberto com a equipe, o líder se torna o mediador
  • Retenção de talentos: bons líderes promovem ambientes de trabalho mais atrativos.

Top 7: Cursos da Galícia que te tornarão um líder melhor!

Você já está decidido a fazer um curso, mas ainda não sabe onde? Ficou meio perdido em meio a tantas informações sobre cursos, grade e valores? Sabemos que essa escolha precisa ser feita com muita responsabilidade para não ter nenhum tipo de arrependimento depois.

Mas temos uma boa notícia para você! Aqui na Galícia Educação nós oferecemos 7 cursos de certificação profissional em liderança. Sabemos o quanto é importante optar por um curso que combine com suas atitudes, hábitos do cotidiano e linha de pensamento. Conheça nossos cursos!

1 – O Desafio de Liderar

Esse curso é ministrado por Simone Nascimento, e nele você vai compreender quais são os aspectos mais relevantes quando o assunto é liderar.


2 – Eneagrama Conhecimento Pessoal e Desenvolvimento de Carreira

O curso de Eneagrama, ministrado por Fátima Motta, conta com uma técnica muito eficaz sobre autoconhecimento. Ele permite que, além de identificar quais são os seus pontos a serem trabalhados, tenha uma leitura dos perfis a sua volta.

3 – Influenciar para liderar

A influência é, com certeza, a marca dos nossos tempos. Portanto, a partir disso, ela se tornou uma competência. Neste curso, Lilia Vieira e Adailton Azevedo estimulam o desenvolvimento dessa competência.

4 – Gestão de Si

Neste curso, Fátima Motta mostra como a competência de liderar, a princípio, começa por um processo pessoal. O módulo de Gestão de Si foi desenvolvido para que as ideias sejam organizadas a partir de mindsets que potencializam a gestão física, emocional, mental, espiritual e também sobre postura profissional.

5 – Comunicação: Como se expressar e ser compreendido

Neste curso, Marcos Supioni explora o universo da comunicação, em que persuadir os mais diferentes stakeholders em diversas situações tornou-se indispensável. Serão apresentadas ferramentas para que você desenvolva cada vez mais a comunicação sem ruídos.

6 – Empregabilidade e o Novo Mercado

Adailton Azevedo e Danilo Pastorelli criaram este curso com a pretensão de que ele sirva como um guia para quem almeja construir uma carreira sólida e consciente, levando sempre em conta seus valores pessoais, objetivos e medos.


7 – O Papel do Líder Na Equipe

A partir do mapeamento dos perfis da sua equipe, Marcelo Nóbrega te ensina neste curso a desenvolver competências que vão refletir diretamente na gestão de equipes de alta performance.

Ficou interessado? Não perca mais tempo! Assine nossa newsletter e fique por dentro de todas as novidades da Galícia Educação e conheça mais a fundo todos os cursos que nós oferecemos!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados