Galícia Educação
Gift Store

Saiba como aplicar o lifelong learning e desfrute das oportunidades do mercado

lifelong learning

O aprendizado acontece ao longo das nossas vidas. Passamos a infância, adolescência e primeira fase da vida adulta em ambientes que nos ensinam habilidades para a vida e, em última análise, nos preparam para uma carreira. Porém, algumas pessoas “encerram” o aprendizado quando entram no mercado de trabalho. Por isso hoje vamos falar sobre o lifelong learning.

Num mundo que está se transformando em um ritmo frenético, quem não se desenvolve profissionalmente fica para trás em questão de segundos. Esse é um dos motivos que mostra a importância de sermos aprendizes ao longo da vida – e o lifelong learning pode nos ajudar.

 O que é Lifelong learning?

Ao considerar a ampla gama de possibilidades, é importante destacar que o lifelong learning não se limita a uma idade específica ou a uma área de conhecimento específica. Na verdade, ele pode ser realizado por qualquer pessoa, em qualquer fase da vida e em qualquer assunto de interesse.

Além disso, é fundamental ressaltar que a aprendizagem ao longo da vida pode ter uma série de benefícios, incluindo a melhoria das habilidades de comunicação, a aquisição de novas perspectivas, o aumento da autoconfiança e até mesmo o desenvolvimento de novas conexões sociais.

Diante disso, é importante enfatizar que, embora possa ser desafiador encontrar tempo e recursos para a educação continuada, os benefícios podem ser enormes e duradouros. Por essa razão, é fundamental que todos considerem a aprendizagem ao longo da vida como um investimento valioso em si mesmos e em suas carreiras.

Pode ser feito por meio de instrução, mas o termo também inclui qualquer forma de aprendizagem autodidata. Até mesmo nossas interações diárias com nossos colegas e os conhecimentos que aprendemos dentro e fora do trabalho podem ser classificados como lifelong learning.

Qual o impacto dessa metodologia na vida de um profissional?

À medida que os locais de trabalho se tornam cada vez mais diversificados e complexos, mais e mais empregadores estão percebendo que as qualificações formais não são a única maneira de identificar bons funcionários.

O conhecimento adquirido com a experiência anterior, bem como habilidades autodidatas ou aprendidas ao longo do caminho, podem trazer grandes benefícios para o negócio.

O lifelong learning também mostra que o profissional está sempre se desenvolvendo e tem o desejo de crescer cada vez mais profissionalmente.

E tem mais: o impacto positivo do lifelong learning vai muito além dos ganhos profissionais individuais. De uma perspectiva organizacional, o aprendizado é a base da excelência operacional, melhoria contínua e inovação – e os aumentos de inovação e produtividade fortalecem nossa economia.

Quais as vantagens do lifelong learning?

O lifelong learning tem uma série de vantagens que impulsionam os profissionais para serem melhores sucedidos. Veja algumas delas:

  • Aumenta sua empregabilidade e perspectivas de promoção: o mercado de trabalho cada vez mais tem exigido profissionais híbridos e, quanto mais você souber e quanto mais assuntos dominar, melhor a chance de alcançar cargos de gerência e liderança.

  • Estímulo mental: até alguns anos atrás a comunidade científica acreditava que o nosso cérebro não era capaz de formar sinapses e se desenvolver na idade adulta. Porém, vários estudos já comprovaram que isso não é verdade, e hoje o envelhecimento não está mais ligado à atrofia cerebral. Portanto, aprender ao longo da vida é um estímulo mental necessário e super eficaz.

  • Satisfação pessoal e profissional: aprender ao longo da vida garante que você tenha conhecimento quando você o procura e é uma ótima maneira de garantir o bem-estar.

  • Te mantém atualizado e pronto para as mudanças: segundo um relatório do Fórum Econômico Mundial, o The Future of Jobs, muitas profissões desaparecerão ou serão muito alteradas por conta da automação e da inteligência artificial. Por conta disso, os profissionais vão ter que se adaptar e se preparar para novas tecnologias no trabalho.

  • Consciência e perspectiva social: para compreender genuinamente e ter empatia com os outros, aumentar a consciência social e promover relacionamentos interpessoais fortes, é importante buscar novas perspectivas. Seguir aprendendo ao longo da vida afeta positivamente a inteligência emocional e pode trazer felicidade e sucesso ainda maiores, tanto pessoalmente quanto no trabalho. 

Por onde começar?

Se você está pensando em aderir ao lifelong learning, mas não sabe por onde começar, aqui estão algumas de nossas principais dicas:

  • Utilize a tecnologia

Independente do assunto que você esteja interessado, há uma grande variedade de recursos online para ajudá-lo a aprender. Ouça podcasts, baixe e-books, faça um curso à distância ou participe de fóruns e webinars para continuar seu desenvolvimento.

  • Pergunte ao seu empregador 

Se você já está trabalhando, peça ajuda ao seu empregador com o planejamento de desenvolvimento pessoal. Algumas empresas oferecem muitos treinamentos internamente ou podem até subsidiar o custo de uma nova certificação, caso ajude a agregar valor ao negócio (já que para a empresa, isso é um investimento).

  • Mantenha-se motivado

Como essa forma de aprendizagem é totalmente voluntária, muitas vezes exigirá automotivação e dedicação para manter o foco. Trace metas para seguir no caminho certo. 

  • Aproveite todas as oportunidades

Não é apenas uma nova certificação que você pode obter com o lifelong learning. Existem muitas oportunidades para agregar ao seu conhecimento, desde assistir a uma aula experimental, participar de grupos de leitura ou até mesmo assistir a vídeos de assuntos que ainda não conhece.

  • Não dê desculpas

Finalmente, não há barreiras para o lifelong learning. Portanto, não importa quantos anos você tem, quanto tempo você tem disponível nem o lugar onde mora, há várias formas de continuar aprendendo.

E, bom, uma das formas de aplicar o lifelong learning na sua vida é com a Galícia Educação. Aqui nós temos desde cursos no formato nanodegree, que são rápidos e sobre conteúdos específicos, até cursos de pós-graduação para quem deseja se especializar com os conteúdos mais modernos do mercado.

Conslusão


Conheça aqui os nossos cursos e fique por dentro! Assine também a nossa newsletter e se mantenha atualizado com as últimas novidades e tendências do mercado de trabalho.

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Conciliação Bancária – Bank Reconciliation

Bank Reconciliation, ou conciliação bancária, é o processo de comparar os registros contábeis de uma empresa com os extratos bancários para garantir que ambos estejam em conformidade. Este processo é essencial para manter a precisão dos registros financeiros, identificar discrepâncias e detectar fraudes ou erros. A conciliação bancária envolve a

Mais >>
Jeff Bezos

Jeff Bezos é um empresário, investidor e filantropo americano, mais conhecido como o fundador e ex-CEO da Amazon, uma das maiores empresas de comércio eletrônico e tecnologia do mundo. Além da Amazon, Bezos também fundou a empresa de exploração espacial Blue Origin e adquiriu o jornal The Washington Post. Sua

Mais >>
Glossário do Direito
Sucessão Familiar

A Sucessão Familiar refere-se à transferência de bens e direitos de uma pessoa falecida para seus descendentes, ascendentes ou colaterais próximos. Envolve a administração e divisão dos bens de acordo com as normas do direito sucessório, garantindo a continuidade do patrimônio familiar. Princípios da Sucessão Familiar Áreas da Sucessão Familiar

Mais >>
Ação Popular

A Ação Popular é um instrumento jurídico que permite a qualquer cidadão brasileiro, no exercício de sua cidadania, ingressar com uma ação judicial para anular atos lesivos ao patrimônio público, à moralidade administrativa, ao meio ambiente e ao patrimônio histórico e cultural. Regulada pela Lei nº 4.717/1965, a Ação Popular

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um renomado especialista brasileiro em finanças pessoais, palestrante, escritor e consultor financeiro. Conhecido por suas abordagens práticas e acessíveis sobre como gerenciar