Galícia Educação

Qual a Importância da Estratégia para a Remuneração?

Estratégia para remuneração

É cada vez mais comum ouvirmos falar sobre a importância da motivação dos funcionários em uma empresa. Afinal, colaboradores motivados tendem a ser mais produtivos e a se sentirem mais satisfeitos com o seu trabalho. Mas será que sabemos realmente o que motiva esses trabalhadores?

O que realmente motiva os funcionários?

De acordo com um levantamento realizado pela Escola de Negócios de Harvard, o salário não está na lista dos aspectos que mais motivam os funcionários. Isso significa que, mercadologicamente, a remuneração não tem sido considerada determinante na decisão de continuidade dos contribuidores ou de incentivo institucional. Então, o que realmente motiva esses colaboradores?

Os aspectos que mais motivam os funcionários

Podemos encontrar a resposta para essa pergunta em outros aspectos, como o desenvolvimento profissional, o clima organizacional e as oportunidades de crescimento. Os funcionários valorizam mais esses aspectos e eles também têm a tendência de serem mais duradouros e proporcionarem uma maior satisfação no trabalho.

Por que a remuneração deve ser vista de forma estratégica?

Diante desse cenário, é importante que as empresas tenham uma visão mais estratégica sobre a remuneração. Isso significa que elas devem analisar e mapear esses aspectos, visando compreender de maneira assertiva quais características são consideradas importantes pelos colaboradores. Assim, elas poderão oferecer pacotes salariais mais atraentes e, consequentemente, manter seus funcionários motivados e comprometidos.

Para que Serve Remuneração?

Considerado por muitos um determinante de sucesso, receber um bom salário pode significar a conquista de independência financeira, aquisição ou crescimento de fortunas e desenvolvimento de status social. Para outros, pode significar a possibilidade de realização de sonhos ou simplesmente, a possibilidade de sustento pessoal. Esses aspectos financeiros são evidentes, e é inegável que a remuneração é um fator importante na vida das pessoas.

Remuneração como ferramenta de gestão de pessoas

No entanto, a remuneração não se restringe apenas a esses aspectos financeiros. Ela também pode ser utilizada como ferramenta de gestão de pessoas, pois serve para atrair, reter e motivar os funcionários. Além disso, é uma forma de reconhecimento pelo trabalho desenvolvido e pela contribuição dada para a empresa.

Diferentes tipos de remuneração

Existem diversos tipos de remuneração, como o salário fixo, o salário variável, o plano de opções de ações, o bônus, entre outros. Cada um desses tipos tem suas características e objetivos específicos. Por exemplo, o salário fixo tem o objetivo de proporcionar estabilidade financeira ao funcionário, enquanto o salário variável tem o objetivo de motivar o funcionário a alcançar metas e objetivos específicos.

Em resumo, a remuneração tem uma importância financeira inegável, mas também é uma ferramenta de gestão de pessoas, atraindo e motivando os funcionários. Além disso, existem diversos tipos de remuneração, cada um com suas características e objetivos específicos. Portanto, é importante que as empresas tenham uma visão estratégica sobre a remuneração, considerando tanto os aspectos financeiros quanto os aspectos de gestão de pessoas, a fim de garantir a satisfação e motivação dos funcionários.

Inscreva-se agora no nosso MBA em Gestão de Pessoas e Liderança em Novos Tempos e desenvolva as habilidades e competências necessárias para se tornar um líder eficaz e motivador.

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados