Galícia Educação

O que é, como e por que aplicar o Princípio de Pareto

princípio de pareto

Você já sentiu, enquanto realizava uma tarefa, que o que você estava fazendo não teria um resultado tão significante? Ou que você poderia estar fazendo alguma coisa muito mais relevante? Se sim, você precisa conhecer o Princípio de Pareto e entender como ele se aplica com uma incrível precisão para gerenciar o trabalho na sua vida.

O que é Princípio de Pareto

Ele também é conhecido como o termo “80/20”, ou “Regra 80/20”. No Princípio de Pareto, é importante compreender que a maioria das coisas não segue uma distribuição uniforme, mas sim uma regra de 80% e 20%.

Para ser mais específico, aqui se afirma que 80% dos resultados vêm diretamente de 20% dos esforços empregados. Com o decorrer do tempo, as pessoas notaram que esse conceito amplo se aplica em várias áreas e pode ser utilizado para aumentar a produtividade e a eficácia.

Veja alguns exemplos em que podemos aplicar o Princípio de Pareto:

  • 80% da receita de uma empresa vem de 20% do total dos clientes;
  • 20% das publicações em redes sociais geram 80% de seu engajamento total;
  • 80% dos resultados de um projeto vêm de 20% dos esforços.

Ah, uma observação: mesmo que as pessoas frequentemente usem a regra 80/20 em negócios e economia, você pode aplicar o conceito em qualquer campo – como distribuição de renda, finanças pessoais, hábitos de consumo e até mesmo em relacionamentos pessoais.

Como surgiu o princípio de pareto

O Princípio de Pareto surgiu da observação do economista italiano Vilfredo Pareto quando, no início do século XX, ele criou uma fórmula para descrever a má distribuição de renda em seu país. 

O economista viu que cerca de 20% da população tinha 80% da riqueza da Itália. Com o tempo, a aplicação dessa regra se intensificou e chegou até outros cenários, mas com a mesma eficácia.

Mais pra frente, nos anos 40, um famoso consultor de negócios chamado Dr. Joseph M. Juran chamou a Regra 80/20 de Princípio de Pareto (ou Lei de Pareto). 

Ele usou a teoria para pensar sobre a qualidade dos produtos e questões voltadas para a produtividade de empresas. Segundo ele, 20% dos defeitos causam 80% dos problemas na maioria dos produtos, por exemplo.

Como ele pode ser aplicado

É possível aplicar esse fundamento em vários casos e, mesmo sem uma matemática exata, é importante observar que a maioria das coisas na vida (como esforço, recompensa e produção) não distribui-se uniformemente, ou seja, algumas contribuem mais do que outras. Então, os números não precisam ser exatamente “20%” e “80%”.

Veja alguns exemplos:

  • Produtividade – O Princípio de Pareto pode ser usado de muitos jeitos no que diz respeito à produtividade. Embora seja muito satisfatório dar “check” em um monte de tarefas, o princípio mostra que, se você se concentrar em itens mais importantes (e que geram mais resultados), você trabalha de forma mais eficiente. 

Obs.: Isso não significa que você vai esquecer todo o resto do trabalho, mas é uma questão de prioridades.

  • Clientes – Se a maior parte da receita vem de uma menor número de clientes, a dica aqui é se concentrar nessa minoria e investir o tempo para mapeá-los – e assim encontrar mais clientes parecidos. Veja aqui como ele pode ser aplicado ao Marketing.
  • Cargas de trabalho – As pessoas podem usar o Princípio de Pareto para avaliar suas cargas de trabalho. Você pode perceber que gasta uma quantidade gigantesca do seu tempo com tarefas simples – e que pode terceirizá-las de forma barata.

Por que as empresas devem adotar

O Princípio de Pareto é útil para analisar esforços e resultados. Ele pode ser muito valioso quando aplicado em listas de tarefas ou objetivos. 

Nas empresas, a regra 80/20 pode ajudar a formar uma estrutura sólida para os processos de trabalho e, se bem aplicado, ser uma aliada importantíssima para metodologias ágeis, como vimos aqui.

Gostou do assunto e quer saber mais para encarar os desafios do mercado de trabalho? Descubra aqui na Galícia Educação uma série de ferramentas que irão ajudar no seu desenvolvimento profissional. Conheça nossos cursos da Escola de Gestão e sua aplicação em áreas diferentes do conhecimento.

Ah, e não se esqueça de se inscrever na nossa newsletter para ficar por dentro das novidades por aqui para ler mais conteúdos como esse!

Compartilhe:

1 Comentário

  1. Obrigado pela contribuição !! assunto pertinente, sobretudo para o meu caso em especifico que sou portador de TDAH.

Trackbacks/Pingbacks

  1. Growth Hacking: 3 formas de aplicar no seu dia a dia - Galícia Educação - […] falamos sobre essa técnica aqui, mas resumidamente ela diz que 80% dos resultados vêm diretamente de 20% dos esforços…
  2. Técnica Pomodoro: Passo a passo para aplicar ainda hoje! - Galícia Educação - […] se for o caso) e veja o que é prioridade no seu dia. Veja dicas de como fazer isso…

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados