Galícia Educação

Por que devo estudar planejamento financeiro e familiar

planejamento financeiro e familiar

Que a vida é uma caixinha de surpresas você já sabe, mas elas podem não ser tão agradáveis quando envolvem suas finanças. Vem com a gente nessa jornada para entender por que o planejamento financeiro pessoal e familiar é tão importante.

Por que devo estudar planejamento financeiro e familiar?

Quantas vezes já surgiram problemas inesperados com o carro, contas médicas, mensalidades escolares, reformas e muitos outros? Todos nós possivelmente já fomos vítimas das consequências do planejamento financeiro pessoal e familiar inadequado, mas nunca é tarde demais para rever e moldar o futuro para que ele seja o mais confortável possível.

Estudar planejamento financeiro e familiar lhe dá o conhecimento para resolver essas questões não somente em casa, mas também possibilita trabalhar com isso e ajudar diversas famílias a se organizarem e conquistar a independência financeira.

Por onde começar? Entenda sobre planejamento financeiro

Com um planejamento financeiro você consegue entender suas finanças por meio das metas financeiras mensuráveis ​​definidas e ver os efeitos das decisões tomadas. Em geral, ele pode dar uma abordagem totalmente nova ao seu orçamento e mostrar maneiras de melhorar o controle sobre seu estilo de vida financeiro.

Isso pode ser feito simplesmente criando um orçamento para que você não precise entrar em pânico caso aconteça alguma emergência. Simplificando, planejar e monitorar seu orçamento e da sua família ajudará a priorizar seus gastos, bem como identificar gastos desnecessários e, caso for preciso, adaptar-se rapidamente à medida que sua situação financeira mudar.

Portanto, o planejamento financeiro abrange praticamente todos os aspectos da vida financeira de alguém. Um plano financeiro completo normalmente inclui estratégias para economizar e investir dinheiro, orçamento, pagamento de dívidas, planejamento de aposentadoria, impostos e seguros. O planejamento financeiro para as famílias também pode incluir coisas como comprar uma casa e economizar para o futuro.

O que é planejamento familiar

Por definição, o planejamento familiar é uma abordagem sistemática pela qual um indivíduo maximiza os recursos financeiros existentes com o gerenciamento adequado de suas finanças para conseguir atingir as metas e objetivos financeiros da família. 

A maioria das famílias gasta mais tempo planejando suas férias do que focando em objetivos financeiros a longo prazo. Por isso o planejamento é importante, porque faz com que seja possível ter uma visão mais ampla da situação atual e de onde se deseja chegar.

O que é um bom planejamento financeiro pessoal e familiar?

De modo geral, um planejamento financeiro pessoal e familiar eficiente consiste na definição clara de metas financeiras mensuráveis, bem como na análise dos impactos resultantes das decisões tomadas. Esse processo pode proporcionar uma abordagem completamente renovada em relação ao seu orçamento, ao mesmo tempo em que aprimora o controle sobre o seu estilo de vida financeiro.

Frequentemente, as pessoas se deparam com o dilema de não saber exatamente o que desejam alcançar ou qual é a melhor estratégia para concretizar um sonho. Nesse contexto, um plano financeiro bem elaborado orienta quanto à melhor maneira de quitar as dívidas, contribuindo, assim, para que você adquira ativos que não se transformem em um fardo no futuro.

Por que estudar planejamento financeiro e familiar?

Estudar planejamento financeiro e familiar é importante para entender as técnicas de como melhorar e manter sua saúde financeira a longo prazo. O planejamento financeiro pode ajudá-lo a:

  • – Ficar no controle de seu dinheiro e se sentir confiante sobre as escolhas que faz;
  • – Definir metas financeiras realistas e criar um roteiro para alcançá-las;
  • – Desenvolver bons hábitos financeiros, como economizar consistentemente e não fazer dívidas;
  • – Ter conhecimento para atuar como planejador financeiro.

O planejamento financeiro também é importante para entender o valor do dinheiro no tempo, entender o conceito que o dinheiro agora não vale mais do que a mesma quantia valerá no futuro.

Conheça o curso MBA em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar

Essas dicas são valiosas para quem pretende se organizar financeiramente, mas sempre há uma maneira de ir além. E, para isso, a Galícia Educação oferece o curso de MBA em Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar em parceria com a SuperRico. Esse curso é focado em profissionais que desejam atuar como planejador financeiro e adquirir conhecimentos para obtenção CFP®, dominando as seis esferas do planejamento financeiro.

Ele foi desenhado para quem quer desenvolver um negócio de planejamento financeiro e ajudar pessoas e famílias em sua longevidade financeira. Veja alguns de seus módulos:

  • – O Processo de Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar: meios para resolver os problemas de forma diferente e recomendar soluções que outros não conseguem.
  • – Investimentos 360°: Sistema Financeiro Nacional, ações, renda fixa, teoria das carteiras, derivativos, offshore, entre outros.
  • – Gestão de Riscos e Proteções: conheça o processo completo do mercado de seguros no Brasil.
  • – Entenda o Planejamento da Aposentadoria: desde os conceitos e os regimes de previdência até os impactos de reformas.
  • – Planejamento Tributário e Fiscal: conheça as normas, conceitos, fundamentos, impostos e muito mais. 
  • – Planejamento Sucessório: aspectos familiares, regimes de casamento, herança, testamentos, entre outros.
  • – Políticas Macroeconômicas Aplicadas ao Planejamento Financeiro Pessoal e Familiar
  • – Planejamento Financeiro para Morar no Exterior: Cenário Econômico Global, Mercado Financeiro Internacional, Objetivos de Investir no Exterior, entre outros. 
  • – Competências e Habilidades do Planejador Financeiro: habilidades de comunicação e gerenciamento de projetos.
  • – Tecnologias Financeiras para Planejadores Financeiros: introdução à economia digital e esclarecimento sobre os avanços das regulamentações.
  • – Ciências Comportamentais Aplicadas – Economia e Finanças Comportamentais e Psicologia Econômica
  • – Planejamento Financeiro na Prática: Métodos e Processos.

Conheça a parceria da Galícia com a SuperRico

Em uma colaboração estratégica estabelecida de forma sinérgica com a renomada SuperRico, o Programa Conexão Galícia assume e desempenha com primordial importância o seu papel vital como uma sólida ponte, cujo propósito primordial visa a concretização do ambicioso projeto de Inteligência Financeira concebido e idealizado com maestria pela SuperRico. Com a finalidade máxima de impulsionar e viabilizar o desenvolvimento prático e efetivo de uma promissora carreira no vasto campo do Planejamento Financeiro, esta empreitada conjunta se propõe a ser o catalisador para o alcance de tal objetivo.

Por intermédio da disponibilização generosa da avançada plataforma tecnológica fornecida cordialmente pela SuperRico, além da adoção da comprovada e eficaz metodologia conhecida como Curva de Vitalidade Financeira, o Programa Conexão Galícia apresenta-se como uma inestimável oportunidade para os participantes, por meio de uma série criteriosamente planejada e distribuída de encontros remotos ao longo de um extenso período de 12 meses. Tais encontros, concebidos meticulosamente com o propósito de nutrir e enriquecer de forma abrangente o conhecimento dos envolvidos, propiciarão uma imersão completa e profunda nas práticas e estratégias financeiras de vanguarda, abrindo, assim, vastos e promissores caminhos para a efetiva realização de objetivos financeiros de forma concreta, prática e sustentável.

Além disso,  você também tem acesso a:

  • – Mentoria com Gustavo Cerbasi: por meio do programa Conexão Galícia com a SuperRico, estudantes aprendem a captar e converter clientes e se preparam para ter uma franquia SuperRico com a mentoria do sócio Gustavo Cerbasi.
  • – Geração de  renda durante o curso: você poderá gerar renda de aproximadamente R$ 2 mil por cliente. O melhor, a SuperRico lhe dará potenciais clientes e ensinará como convertê-los.
  • – Possibilidade de ganhar uma microfranquia de R$ 20 mil: os melhores estudantes concorrem a microfranquias da SuperRico.

Saiba mais sobre o curso aqui e inscreva-se agora mesmo!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados