Galícia Educação
Gift Store

Como desenvolver a empatia no ambiente de trabalho

empatia

Muito tem se falado sobre empatia, mas será que todo mundo realmente entende seu significado? Empatia não pode e não deve ser apenas mais uma palavra que está na moda.

Ao ser colocada em prática, ela é é capaz de transformar (quase) tudo ao nosso redor: olhares, pensamentos, críticas, modo de viver e de pensar. 

Mas, mais importante do que saber o que significa, é necessário saber como colocá-la em prática. Vamos mostrar algumas formas de desenvolver a empatia, principalmente no ambiente de trabalho.

O que é empatia e qual a importância de ser uma pessoa empática?

O termo empatia não é novo, muito pelo contrário. Em meados do século 20, lá na Grécia, o mesmo apareceu pela primeira vez.“EMPATHEIA”, trazendo para o nosso idioma, seria a junção de emoção e sentimento.

Na prática, empatia é uma ação – colocar-se no lugar do outro. Mas é muito importante levar em conta todas as circunstâncias que envolvem a situação, e então é possível se colocar no lugar do outro.

A empatia desenvolve a habilidade de entender a real necessidade das outras pessoas a partir da perspectiva delas. Ela nos torna mais sensíveis às dores alheias e às alegrias também – por isso é tão importante. 

Ao contrário do que muitos pensam, não praticamos a empatia apenas com quem é próximo a nós. É possível ter empatia por pessoas que aparecem em uma reportagem, por exemplo.

Até porque, no sentido literal, é impossível sentir exatamente o que a outra pessoa está sentindo. O que a empatia faz é nos levar a praticar um exercício altruísta, no qual conseguimos enxergar as situações através de uma outra ótica. 

Empatia X Simpatia: principais diferenças 

Tanto a simpatia quanto a empatia têm a ver com a maneira como agimos. Por isso, muitas vezes são confundidas. Mas não se engane, apesar de terem algumas semelhanças, são bem diferentes. 

A simpatia é um sentimento que criamos em relação ao outro e um modo de agir. Cria-se uma afinidade, que estabelece uma harmonia entre as pessoas, e, a partir disso, laços podem ser criados. 

Já a empatia está mais relacionada ao que nós sentimos e internalizamos – sempre ligada a pensamentos e sensações, a empatia é um sentimento subjetivo e intrínseco. 

Pessoas simpáticas se identificam com as outras superficialmente, geralmente são agradáveis e positivas. Por outro lado, a empatia vai um pouco mais longe. O contato é muito mais profundo, a fim de entender realmente o outro. 

5 Dicas poderosas para colocar a empatia em prática

Uma das maiores dificuldades em praticar a empatia é “abandonar” um pouco do que nós somos. Deixar de lado nossas crenças e emoções para abrir espaço para entender o outro é uma longa caminhada. 

Mas trouxemos algumas dicas poderosas que vão ajudar!

1.Tenha interesse

Existem muitas maneiras de demonstrar que está interessado no que a outra pessoa tem a dizer. Desde a postura corporal ao olhar. Esteja a fim, concentre sua atenção naquela conversa. 

2. Aprenda a ouvir com atenção

Ser atencioso ao escutar outra pessoa vai muito além do que manter-se em silêncio. Uma conversa só existe se quem está nela está disposto a ouvir. Então esteja lá, e tente não desviar os pensamentos.

3. Autoconhecimento

Cada pessoa que cruza nosso caminho é um mundo diferente. Para entender o mundo de outras pessoas, é crucial conhecer o próprio. Tanto para não se perder quanto para compreender que nem todo mundo tem as mesmas motivações.

4. Mantenha um diálogo empático

Já falamos que empatia é se colocar no lugar do outro. Mas não é tão simples, aliás, de simples não tem nada. Atente-se a cada detalhe e, caso tenha dúvidas, pergunte. Mas cuidado, respeite as vontades e o espaço do outro.

5. Tire as suas amarras e julgamentos

Não existe empatia quando medimos a necessidade dos outros com a nossa própria régua. Também não há empatia ao projetar nossas expectativas nas pessoas. Ou seja, não seja tão cruel ao olhar para o próximo.

Empatia no trabalho: como desenvolvê-la e qual a sua importância?

A empatia cabe em qualquer lugar – e em qualquer situação. Mas, em alguns lugares, ela se torna ainda mais poderosa do que em outros, como, por exemplo, no trabalho.

Em um ambiente onde o clima organizacional é bom, todo mundo sai ganhando. Inclusive, a empresa. Porque dessa forma é possível reter talentos e investir cada vez mais em inovação.

No trabalho, a empatia é capaz de conectar pessoas. Quando as pessoas têm a habilidade de se colocar no lugar das outras, cria-se um ambiente muito mais produtivo e colaborativo. 

Trouxemos algumas dicas para desenvolver a empatia no trabalho, mas saiba que serão necessárias diversas mudanças. Veja:

  • Invista na diversidade e na inclusão, porque a partir delas as chances de fortalecer a empatia serão muito maiores;
  • Dê valor ao aprendizado e à inovação de seus colaboradores;
  • Tenha diálogos sinceros, para que os outros colaboradores se sintam à vontade para trocar ideias;
  • Quando possível, ofereça flexibilidade, visando ao bem estar;
  • A escuta corporativa é um dos pilares da empatia no ambiente corporativo, por isso não a deixe de lado.

Como usar a empatia em negociações, atendimentos e com os colaboradores

Você já se perguntou o que leva algumas empresas a terem muito mais sucesso que as outras? Bom, existem muitos motivos. Mas um dos principais é a maneira como as empresas tratam os seus clientes.

Aqui, vale dizer que a empatia passou a ser considerada uma das principais competências para a liderança do futuro. Ao ter empatia, o líder é capaz de olhar um problema sob várias perspectivas e pontos de vista. 

Nas negociações, ela é poderosíssima. Porque, ao se colocar ao lado do seu cliente e demonstrar preocupação, ele se sente muito mais confortável. Assim, o caminho para chegar a um acordo é menor. 

Não é segredo para ninguém que uma comunicação clara e eficiente é a chave para um bom negócio. Mas cuidado, ter empatia não significa concordar com tudo que seu cliente propõe. 

Em uma negociação ou em atendimento, é importante manter-se assertivo e firme em suas ideias. Porém, sempre buscando ouvir e entender o outro lado. É possível compreender outra pessoa, mesmo com opiniões diferentes.

Interessou-se pelo nosso conteúdo e quer saber mais? Não deixe de assinar a newsletter da Galícia Educação! 

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Glossário da Gestão
Psicologia Positiva

A Psicologia Positiva é uma abordagem dentro da psicologia que se concentra no estudo e promoção do bem-estar, felicidade e funcionamento humano ideal. Em vez de focar apenas em problemas e patologias, a Psicologia Positiva explora os aspectos positivos da vida humana, como forças, virtudes, resiliência e o que torna

Mais >>
Open Finance

O termo “Open Finance” refere-se a um sistema financeiro que promove a integração e a interoperabilidade entre diferentes instituições financeiras através do compartilhamento seguro de dados dos clientes. Baseado no conceito de Open Banking, o Open Finance vai além, abrangendo uma gama mais ampla de serviços financeiros, incluindo investimentos, seguros,

Mais >>
Glossário do Direito
Rescisão Contratual

A rescisão contratual é o ato de encerrar um contrato antes do término previsto ou acordado pelas partes. Essa prática pode ocorrer por diversas razões, como inadimplência de uma das partes, mútuo acordo, ou circunstâncias que tornam impossível a continuação do contrato. A rescisão pode ter consequências legais e financeiras

Mais >>
Ação de Exigir Contas

A Ação de Exigir Contas é um procedimento judicial utilizado quando uma pessoa, o autor, deseja obter informações detalhadas sobre a gestão de bens ou valores por parte de outra pessoa, o réu, que é responsável por essa administração. Esse tipo de ação é comum em situações onde há uma

Mais >>
Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados
Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi

Gustavo Cerbasi é um renomado especialista brasileiro em finanças pessoais, palestrante, escritor e consultor financeiro. Conhecido por suas abordagens práticas e acessíveis sobre como gerenciar