Galícia Educação

Gestão pragmática: entenda o que é como se aplica na sua empresa

gestão pragmática

A gestão pragmática vem sendo adotada por líderes que desejam encontrar soluções concretas de maneira rápida e objetiva. Tal como o nome sugere, esse modelo de gestão é orientado por considerações realistas e de ordem prática.

O gerenciamento de processos de negócio quando embasado pelo pragmatismo  direciona seus esforços para a resolução de problemas e a obtenção de resultados.

Quer saber mais sobre as características da gestão pragmática e seus principais benefícios? Continue com a gente e boa leitura!

O que é gestão pragmática?

A gestão pragmática tem como principal objetivo a resolução de problemas a partir de recursos dos quais as empresas dispõem. Fazendo uso de conhecimentos aprofundados e soluções previamente validadas, esse modelo de gestão prioriza ações ágeis e assertivas.

Para que seja possível colocar em prática tal metodologia, é fundamental que os gestores tenham uma visão ampla sobre os colaboradores, identificando suas potencialidades, talentos e pontos de melhoria. Também é indispensável conhecer os diferenciais do empreendimento e as condições que favorecem o sucesso da organização.

Atuando de forma simples e objetiva, a gestão pragmática tem como principais características:

• início nos locais mais propícios da empresa, com o objetivo de, posteriormente, reproduzir o exemplo para que se chegue à solução corporativa;

• tomada de decisão e ação adequadas à cultura organizacional;

• identificação de afinidades e união de colaboradores com perfis semelhantes;

• espontaneidade e proatividade, que se manifestam no cotidiano, na criação de projetos e em demais iniciativas trazidas pelos próprios funcionários;

• surgimento de projetos alinhados às necessidades da empresa, proporcionados pela criação de ambientes propícios;

• integração e efetiva colaboração entre os pares;

• mecanismos de incentivo à liderança;

• aumento do potencial de times e o desenvolvimento de comunidades;

• desenvolvimento de talentos, métodos e competências;

• incentivo à evolução – tanto profissional quanto pessoal – dos colaboradores.


Quais os benefícios da gestão pragmática?

A gestão pragmática tem como foco a solução de problemas de negócios de maneira eficiente e objetiva. Assim, os principais benefícios proporcionados por esse método são:

• redução de custos do gerenciamento de processos de negócios;

• utilização do orçamento de maneira estratégica;

• diminuição do tempo gasto para a identificação de problemas e sua resolução;

• implementação de cultura organizacional voltada a melhorias;

• aumento da competitividade;

• maior satisfação dos clientes;

• maior proatividade entre os colaboradores.

Como aprender gestão pragmática a partir de exemplos práticos?

Uma das características mais significativas da gestão pragmática é a reprodução do exemplo. Como eficiente estratégia para a criação de modelos de ação, essa forma de gestão cria ambientes favoráveis à reprodução de exemplos dados pelos gestores.

Assim, por meio da observação do modo de ação instituído pelos líderes para a resolução de problemas, são criados padrões que garantem a manutenção da estabilidade das organizações, uma vez que os colaboradores conseguem identificar as ações necessárias para lidar com determinadas situações.

Dessa forma, as iniciativas na gestão pragmática são implementadas de acordo com o sucesso de práticas anteriores e as vantagens alcançadas pelas áreas em que tal solução já foi aplicada servem como embasamento da proposta de ação.

Se você quer conquistar ótimos resultados atuando de maneira pragmática nos grandes mercados e em negócios maduros, conheça o MBA em Gestão Pragmática de Negócios.

Com a curadoria de Dennis Penna – fundador da Polo Palestrantes, uma das principais agências de palestrantes do Brasil, e do Talks Aprendizado Contínuo, um inovador modelo de Clube de Treinamentos, que proporciona para as pequenas empresas treinamento de qualidade e continuado com os melhores palestrantes do Brasil –, o MBA em Gestão Pragmática de Negócios é feito sob medida para gestores que buscam posições estratégicas em grandes companhias em segmentos competitivos e tradicionais.

Não perca mais tempo! Clique aqui e saiba mais sobre o curso!

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados