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Gestão de Produtos Digitais: uma grande tendência e oportunidade

gestão de produtos digitais

Atualmente, somos mais de 5 bilhões de usuários com acesso regular à internet e representamos, aproximadamente, 63,5% da população mundial. Quando analisamos apenas os dados brasileiros, encontramos 165,3 milhões de cidadãos conectados ou, em média, 77% da população nacional.

Com números tão expressivos, não é de espantar que o meio digital seja decisivo também para as nossas formas de consumo.  O estudo Consumers want it all, desenvolvido pelo IBM Institute for Business Value (IBV) em parceria com a National Retail Federation (NRF), revelou que os consumidores não veem mais os meios online e offline como experiências separadas e enxergam o mundo digital como parte indispensável da experiência de compra.

Portanto, o investimento maciço das empresas em produtos e serviços online corresponde a uma demanda crescente do mercado por negócios virtuais. E, assim como qualquer outro empreendimento, a comercialização de infoprodutos requer um gerenciamento eficiente e orientado para resultados.

A gestão de produtos digitais surge, então, como uma área inovadora e indispensável para o sucesso dessas empresas. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O que é gestão de produtos digitais e qual a sua importância?

A gestão de produtos digitais diz respeito a um conjunto de métodos e práticas desenvolvidas para o gerenciamento de um produto ou serviço digital, acompanhando desde a criação e o desenvolvimento até a sua comercialização.

O gestor é o profissional que vai garantir que os objetivos da organização atendam e sejam compatíveis às demandas dos clientes, trabalhando ativa e permanentemente para garantir a satisfação do público em relação ao infoproduto.

Mais do que uma particularidade da gestão de produtos digitais, o foco no cliente é uma tendência global e pode gerar resultados impactantes para as empresas.

De acordo com estudo realizado pela PWC, a gigante de consultoria e auditoria internacional, “experiência é tudo”. A pesquisa, realizada com 15.000 consumidores espalhados por 12 países, indicou que 73% dos entrevistados consideram a experiência do cliente como um fator muito relevante para as decisões de compra, 43% estariam dispostos a gastar mais para ter comodidade e conforto e 42% pagariam por uma experiência amigável e receptiva.

Quando analisados apenas entre os consumidores brasileiros, os resultados são ainda mais significantes: 89% consideram a experiência do cliente como decisiva para fechar um negócio.

Portanto, a oferta de produtos e serviços de qualidade, com atendimento exemplar que proporcione segurança ao consumidor e supere as suas expectativas, é essencial para o desempenho do projeto e a saúde financeira da empresa.

Essa performance de alto padrão só é alcançada a partir dos esforços empreendidos pela gestão de produtos digitais, que, a partir de pesquisas de mercado e do acompanhamento de indicadores-chave, administra os recursos de maneira estratégica e orientada.

Como está o Mercado de Trabalho

De acordo com Daniel Winograd, consultor sênior de recrutamento para Digital e Varejo na Michael Page, o profissional de produto digital é um dos perfis que apresentaram maior crescimento nos últimos 6 meses, o que pode ser atribuído ao processo de digitalização das empresas.

Com os desafios e impactos gerados pela transformação digital, já em curso e intensamente acelerada durante a pandemia de covid-19, as empresas foram obrigadas a se adaptar aos cenários digitais, demandando cada vez mais a contratação de profissionais qualificados para atuar em um mercado altamente virtualizado.

Juntando negócios e tecnologia, a gestão de produtos digitais é realizada por profissionais capazes de entender as demandas e atuações do mundo empresarial e aplicá-las à esfera digital, além de compreender as necessidades e desejos do público com base na coleta e análise de dados, métricas e informações.

Principais exemplos de gestão de produtos digitais

Provavelmente você já conhece – e até consome! – diversos infoprodutos de grande destaque.

Quer descobrir dois casos extremamente bem-sucedidos de gestão de produtos digitais? Confira a seguir!

Nubank

O banco digital mais popular do Brasil alcançou um sucesso estrondoso entre os correntistas e hoje serve de inspiração para empreendedores do mundo todo. Fundada em 2013, a startup é pioneira no segmento de serviços financeiros, atua como operadora de cartões de crédito e fintech, e se destaca entre os produtos digitais do mercado de tecnologia financeira.

Com menos burocracia que os bancos tradicionais, o Nubank se destacou pela facilidade para abrir conta, solicitar um cartão e realizar transações bancárias na palma da mão. Sua atuação de excelência abriu as portas para que os produtos digitais do mercado financeiro pudessem alcançar o patamar atual. Segundo pesquisa realizada pelo Bank of America (BofA) em parceria com a Sensor Tower, os bancos digitais cresceram e crescem exponencialmente no mercado brasileiro, e alcançaram recordes no número de downloads no primeiro bimestre de 2022.

Corroborando os dados apresentados pelo BofA, o Ranking de Onboarding Digital 2021, elaborado pela idwall, afirma que o número de contas digitais abertas no Brasil ultrapassou a marca de 250 milhões e já supera o número de habitantes no país.

Spotify

Fundado em 2008, em Estocolmo, na Suécia, o Spotify revolucionou a forma como consumimos música e é um dos grandes expoentes dos produtos digitais. A plataforma oferece um acervo inesgotável de álbuns, singles, podcasts, audiobooks, playlists e inúmeros recursos personalizados. Funcionando gratuitamente por meio de anúncios durante a reprodução das faixas, o Spotify também oferece a versão por assinatura, que permite que o usuário mude de música quantas vezes quiser, crie as próprias sequências e se livre das propagandas.

No segundo trimestre de 2022, a startup obteve um crescimento de 23% no seu faturamento. O número de usuários mensais ativos subiu 19%, registrando um total de 433 milhões de ouvintes. Já o Spotify Premium alcançou um total de 188 milhões de assinantes, o que corresponde a um aumento de 14%.

Como posso aprender online sobre gerenciamento de produtos?

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