Galícia Educação

Como a gestão de negócios pode transformar empresas?

gestão de negócios - pessoas em volta de uma mesa, olhando papéis e conversando

Quando falamos de assuntos relacionados ao mundo corporativo, o termo “gestão de negócios” surge com facilidade. Ele está presente no dia a dia de muitas empresas e diversos profissionais trabalham nessa área. 

Mas, afinal, o que é a gestão de negócios e como ela se aplica na administração de uma instituição? Entenda melhor sobre esse conceito, saiba qual é a sua importância e veja como se tornar um especialista nesse ramo. 

Boa leitura! 

O que é a gestão de negócios?

Muitos pensam que é a mesma coisa que administrar, mas, na verdade, a gestão de negócios vai um pouco além: é a habilidade e o conjunto de ações para gerenciar os processos e recursos visando os resultados desejados. 

Ela é aplicada para alcançar os objetivos de forma eficaz, portanto, foca em cortar gastos desnecessários, evitar retrabalho, capacitar profissionais, reter talentos e criar estratégias que permitam tudo isso. 

A principal diferença entre a administração de empresas e a gestão de negócios é que, enquanto a primeira leva em conta dados e aspectos mais racionais, a segunda une essas informações ao fator humano, focando também no desenvolvimento de pessoas. 

O gestor é responsável por treinar, estimular, motivar e engajar a sua equipe, entendendo que a satisfação e o preparo do time também são fundamentais para cumprir metas. 

Quais são as áreas da gestão de negócios?

As boas práticas e as técnicas da gestão de negócios podem e devem estar presentes em todas as áreas de uma organização e em qualquer segmento econômico. 

Porém, ela é ainda mais necessária nos seguintes setores:

  • Financeiro;
  • Inovação;
  • Gestão de pessoas;
  • Marketing
  • Contabilidade;
  • Gestão de riscos;
  • Gestão de projetos. 

Todos esses são temas delicados e de extrema importância para o sucesso de uma empresa, por isso, requerem um cuidado extra.

Além disso, nos últimos anos a gestão de negócios também está se fortalecendo nas ações de responsabilidade social e diversidade e inclusão, sendo aplicada para gerar resultados financeiros e efetivar transformações na cultura organizacional. 

Quais são os benefícios? 

Afinal, quais são os impactos reais da gestão de negócios? Confira algumas das principais vantagens que as suas práticas podem trazer! 

  • Otimiza o trabalho em conjunto

A gestão de negócios busca integrar todos os setores em um propósito único. Assim, a comunicação entre os times é facilitada e todos os colaboradores entendem que visam um mesmo objetivo, otimizando a troca de informações e as criações em conjunto. 

  • Promove mais estabilidade

Com a estruturação dos processos e a prevenção de erros, a instituição fica menos propensa a sofrer crises financeiras ou se deparar com imprevistos. Isso produz um ambiente estável que beneficia os investimentos da empresa, envolve os funcionários e atrai clientes e parceiros. 

  • Gera credibilidade

Fatores como a valorização da gestão de pessoas e a saúde financeira em dia transmitem confiança e segurança, portanto, a gestão de negócios também contribui para a autoridade  e a boa imagem da organização. 

  • Traz mais rentabilidade

Mesmo quando esse não é o principal objetivo, a gestão pode trazer ganhos. Com as melhorias nos processos, a maior retenção e engajamento de talentos e o desenvolvimento de planos e estratégias assertivos, a rentabilidade é uma consequência natural. 

Faça o seu MBA em Gestão de Negócios! 

Aqui, na Galícia Educação, oferecemos diversos MBAs voltados para essa área, com diferentes enfoques. Todos são 100% online, reconhecidos pelo MEC e ministrados por profissionais consolidados no mercado.  

Veja qual é o ideal para você: 

Descubra como atingir resultados de forma prática e objetiva, atuando em empresas maduras e em grandes áreas do mercado. 

Lidere negócios de alta complexidade e tome as melhores decisões com uma visão estratégica.

Torne a sua marca relevante de forma disruptiva, focando em marketing, vendas, inovação e soft skills.

Aprenda a gerir pessoas resolvendo problemas de forma eficiente em ambientes de diferentes complexidades.

Tenha o conhecimento e a prática em vendas sabendo como encantar o cliente com experiências inovadoras. 

Compartilhe:

Enviar Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Últimos artigos
Fique por dentro
Inscreva-se em nossa Newsletter

Sem spam, somente artigos.

Aprofunde seu conhecimento
Artigos relacionados